DSpace/Manakin Repository

Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VALE, L. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1485560010601023 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Kássia Mota de.
dc.description.resumo Esta dissertação de mestrado situa-se no campo do ensino de literatura e volta-se para a análise da presença da literatura de autoria feminina em sala de aula. De caráter metodológico qualitativo e participante, objetivou-se investigar, através das rodas de leitura em uma turma do 9º ano, a representatividade feminina na poesia de autoras cearenses no ambiente escolar e como essas obras oportunizam a discussão sobre o contexto sociocultural, especialmente os padrões de gênero. Tal abordagem parte do estudo das obras poéticas das escritoras Ieda Estergilda de Abreu e Zilda Marinho à luz de Connell e Pearse (2015, 2016), Dalcastagnè (2012) e Miskolci (2012). A discussão aqui empreendida parte do pressuposto de que a literatura, mais especificamente a leitura de poemas, contribui reflexivamente para ampliação da visão de mundo de cada leitor, torna-se, portanto, ferramenta para (re)construção de significados e percepção das expressões de gênero em diferentes contextos de produção e recepção. Assim, a partir do estudo comparativo dos padrões de gênero nas obras dessas autoras, podemos elencar semelhanças e diferenças marcadas pelo contexto sociocultural no qual elas estão inseridas. O resultado do estudo demonstra a importância da utilização da literatura de autoria feminina contemporânea nas reflexões sociodiscursivas nas escolas para a percepção das expressões de gênero pelos(as) alunos(as), a partir de metodologias reflexivas e dialógicas, especialmente as rodas de leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. pt_BR
dc.date.issued 2020-04-20
dc.description.abstract This master’s dissertation is situated in the literature teaching area and it focuses on the analysis of the presence of female authored literature in classroom. In a qualitative and participatory methodological character, it had as objective to investigate, using reading circles in a 9th grade class, the female representativeness in the poetry of cearenses authors in school environment and how these works provide the opportunity to discuss about the socio-cultural context, specially the gender patterns. This approach starts from the study of poetic works of the writers Leda Estergilda de Abreu e Zilda Marinho pursuant Connell and Pearse (2015, 2016), Dalcastagnè (2012) and Miskolci (2012). The discussion done here is based in the assumption that the literature, more specifically the poems reading, contributes reflexively to the broaden of worldview of each reader, becomes, therefore, a tool for (re) construction of meaning and perception of gender expressions in different contexts of production and reception. In this way, from the comparative study of gender patterns in these authors’ works, we can point similarities and differences marked by socio-cultural context where they are immersed. The result of the study indicates the importance of using of contemporary female authored literature in sociodiscursive reflections in the schools for the perception of gender expressions by students, from the reflective and dialogical methodologies, specially the reading circles. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19003
dc.date.accessioned 2021-05-24T18:09:51Z
dc.date.available 2021-05-24
dc.date.available 2021-05-24T18:09:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura de autoria feminina pt_BR
dc.subject Representatividade pt_BR
dc.subject Autoras cearenses pt_BR
dc.subject Rodas de leitura pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Literature authored by women pt_BR
dc.subject Representativeness pt_BR
dc.subject Authors from Ceará pt_BR
dc.subject Reading wheels pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VALE, Leidiana Rodrigues do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literature and representativeness at school: authorship of Ceará poetry female on reading wheels. pt_BR
dc.identifier.citation VALE, Leidiana Rodrigues do. Literatura e representatividade na escola: a poesia cearense de autoria feminina em rodas de leitura. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta