dc.creator.ID |
SOUZA, M. W. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2967563094535167 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, R. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PINHEIRO, Maria do Socorro. |
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dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
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dc.description.resumo |
No âmbito escolar é muito comum o ensino da oralidade ser realizado de forma
secundária. Diante disso, o objetivo geral no nosso trabalho é investigar e descrever
como os gêneros orais específicos da fala, presentes nos Parâmetros para a
Educação Básica do Estado de Pernambuco (PE), são tratados e que reflexões eles
propõem para o ensino da oralidade em sala de aula. A investigação apresenta
como objetivos específicos: i) Elencar os gêneros orais, específicos da fala, que os
Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco (PE)
propõem para serem trabalhados no sexto ano; ii) Identificar como e se esse
documento propõe a didatização desses gêneros para a sala de aula; iii) Propor,
através de um caderno pedagógico, reflexões ao professor de língua portuguesa a
partir das diretrizes apresentadas pelos Parâmetros Curriculares para a Educação
Básica do Estado de Pernambuco (PE) como forma de ressignificar suas práticas em
torno dos gêneros orais. De natureza documental, qualitativa e descritiva, tomamos
como aporte teórico os estudos de Dolz e Schneuwly (2004), de Marcuschi (2005),
de Bakhtin (1997), dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (1998), da Base
Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), dos Parâmetros para a Educação
Básica do Estado de Pernambuco (2012), de Antunes (2003), dentre outras teorias
que defendem o ensino dos gêneros orais formais em conformidade com a leitura e
a escrita, para as práticas sociais. Constatamos, com a análise do documento, que
os gêneros orais são tratados de forma significativa e apresentados para serem
trabalhados com relevância no sexto ano do Ensino Fundamental. Contudo,
salientamos que existe uma lacuna no que concerne à sistematização do trabalho
com esses gêneros. Entretanto, apesar dessa fragilidade, consideramos um
importante aporte teórico para o trabalho com os gêneros orais, ao promover a
inserção desses gêneros numa proposta de ensino em concordância com a leitura e
a escrita. Apresentamos, por fim, uma proposta de intervenção que visa redirecionar
atividades de leitura, escrita e produção textual oral com ênfase nos gêneros debate
regrado e seminário, através de atividades de retextualização da modalidade escrita
para a modalidade falada. Vale salientar, no entanto, que a proposta apresentada é
uma sugestão a ser trabalhada no sexto ano do Ensino Fundamental - anos finais -,
etapa de ensino que consideramos importante na ampliação do trabalho com a
oralidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Gêneros orais nos parâmetros para a educação básica do estado de Pernambuco: uma proposta discursiva de retextualização para o 6º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-04-29 |
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dc.description.abstract |
It is very common for orality to be carried out in a secondary way in the school. With
this situation, the general goal of our job is to investigate and describe how especific
oral genres are treated and what reflections they propose to teach in the classroom,
which are present in the parameters for the basic education of the state of
Pernambuco (PE). The investigation presents as specific objectives: 1) listing the
specific oral genres of speech, which are proposed to be applied in the sixth year
according to curricular parameters for basic education of Pernambuco; 2) identifying
how and if this document proposes the didatization of these genres inside classroom;
3)proposing, through a pedagogical notebook, reflects to Portuguese language
teachers from the guidelines presented by curricular parameters for basic education
of Pernambuco state as a way to resurge their practices around oral genres. This
work is documentary , qualitative and descriptive. We take as a theoretical
contribution the studies of Dolz and Schneuwly (2004), from Marcuschi (2005), from
Bakhtin (1997), from PCNs (1998), parameters for basic education in state of
Pernambuco (2012), Antunes (2003), among other theories that defend the teaching
of formal oral genres, along with reading and writing for social practices. We found,
with the analysis of the document , that oral genres are treated significantly and
presented to be worked with relevance in the sixth year of elementary school. We
emphasize, however, there´s a gap regarding the systematization of work with these
genres. However, despite this weakness, we consider it an important theorical
contribution to work with them, by promoting the inclusion of them in a teaching
proposal along with reading and writing. Finally, we present an intervention proposal
with the purpose of redirecting reading, writing and oral textual production activities,
emphasizing genres, ruled debate and seminary, through activities of retextualization
of the written modality for spoken modality. However it´s worth remembering that the
proposal presented is a suggestion to be worked with sixth graders ( final years )
which is a teaching stage that we consider important at expansion of work with
orality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19005 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-24T18:23:59Z |
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dc.date.available |
2021-05-24 |
|
dc.date.available |
2021-05-24T18:23:59Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Documentos parametrizadores |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem dos gêneros orais |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Parameterizing documents |
pt_BR |
dc.subject |
Approach to oral genres |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Maria Wildeny de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Oral genres in the parameters for basic education in the state of Pernambuco: a discursive proposal for retextualization for the 6th year of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Maria Wildeny de. Gêneros orais nos parâmetros para a educação básica do estado de Pernambuco: uma proposta discursiva de retextualização para o 6º ano
do ensino fundamental. 2020. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. |
pt_BR |