DSpace/Manakin Repository

Viagem a São Saruê, a idade do ouro e o cordel como gênero de iniciação à leitura para uma turma de EJA.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 pt_BR
dc.contributor.referee1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Silvana Vieira de.
dc.description.resumo Este trabalho pautou-se na tríade: cordel, idade do ouro e educação. Analisou o cordel Viagem a São Saruê de Manuel Camilo dos Santos que traz como temática uma viagem imaginária a um país também imaginário e perfeito. Um cordel que convida ao leitor, pensar, Ser sujeito do seu próprio ser. Pretendeu-se, além de analisar, propor o gênero cordel como uma leitura agradável e não só como entretenimento, mas também como instrumento didático e de transformação social, uma vez que a literatura, especialmente na leitura fantástica, contribui para formar um sujeito pensante e reflexivo. Apresenta-se, portanto, nesta dissertação a proposta de utilização do cordel como ferramenta pedagógica no ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. Este trabalho fundamentou-se em autores que discorreram sobre a Idade do Ouro, como Le Goff (2013), Minois e Holanda (2004), acerca da leitura embasou-se nos fundamentos de Koch (2005; 2018) dentre outros. Sobre cordel destacam-se autores, que não só escreveram sobre cordel, como o fizeram com fins didáticos, como Marinho e Pinheiro (2012), Viana (2010). As reflexões acerca da teoria que embasa este trabalho, bem como da experiência prática por meio da realização de uma oficina de cordel em sala de aula, com alunos de uma turma de EJA sugerem que ao se analisar um cordel que trouxe como temática uma viagem imaginária a um país também imaginário e perfeito, um cordel que convida ao leitor, pensar, abrem-se reflexões acerca do Ser sujeito do seu próprio ser, certamente preparando leitores proficientes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Viagem a São Saruê, a idade do ouro e o cordel como gênero de iniciação à leitura para uma turma de EJA. pt_BR
dc.date.issued 2020-05-06
dc.description.abstract This work was based on the triad: cordel, golden age and education. Analyzed the cordel trip to São Saruê by Manuel Camilo dos Santos, whose theme is an imaginary trip to a country that is also imaginary and perfect. A string that invites the reader to think, to be the subject of his own being. It was intended, in addition to analyzing, to propose the cordel genre as a pleasant reading and not only as entertainment, but also as a didactic and social transformation tool, since literature, especially in fantastic reading, contributes to form a thinking subject and reflective. Therefore, this dissertation presents the proposal to use cordel as a pedagogical tool in the teaching of Portuguese in Youth and Adult Education. This work was based on authors who discussed the Golden Age, such as Le Goff (2013), Minois and Holland (2004), about reading based on the fundamentals of Koch (2005; 2018) among others. About cordel, authors stand out, who not only wrote about cordel, but also did it for educational purposes, such as Marinho and Pinheiro (2012), Viana (2010). The reflections about the theory that underlies this work, as well as the practical experience through the realization of a cordel workshop in the classroom, with students from an EJA class suggest that when analyzing a cordel that brought an imaginary trip as the theme to a country that is also imaginary and perfect, a string that invites the reader to think, reflections are opened about the Being subject of his own being, certainly preparing proficient readers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19006
dc.date.accessioned 2021-05-24T18:44:29Z
dc.date.available 2021-05-24
dc.date.available 2021-05-24T18:44:29Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cordel pt_BR
dc.subject Idade do ouro pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Aluno-leitor pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos-EJA pt_BR
dc.subject Literatura popular pt_BR
dc.subject Golden Age pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Student-reader pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education-EJA pt_BR
dc.subject Popular Literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Francisco José.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Trip to São Saruê, the golden age and the cordel as a genre of initiation to reading for a group of EJA. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Francisco José. Viagem a São Saruê, a idade do ouro e o cordel como gênero de iniciação à leitura para uma turma de EJA. 2020. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta