DSpace/Manakin Repository

Oralidade, ensino e cidadania: a contação de histórias como prática  interativa em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DUARTE, M. N. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9095250185490177 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINHEIRO, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo A  oralidade,  como  uma  das  modalidades  da  Língua  Portuguesa,  ao  longo  dos  anos,  tem sofrido  inúmeras  formas  de  preconceitos,  em  muitos  casos,  tornando-­se  bem  menos prestigiada,  em  detrimento  da modalidade  escrita, que  é  considerada  altamente prestigiada. Esta pesquisa tem por objetivo investigar e descrever a contribuição da oralidade como meio que  possibilita  a  comunicação  e  a  interação  discente,  favorecendo  a  formação  do  aluno enquanto cidadão letrado, crítico e capaz de defender suas opiniões, em turmas do 6º e 9º anos  do  Ensino  Fundamental,  de  uma  escola  pública  municipal  de  Acopiara­-CE.  Desse  modo, quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza descritiva, indutiva, qualitativa e documental. Tem como sujeitos dois professores da rede pública e toma como foco de análise o material de apoio didático usado em sala de aula por tais sujeitos e por entrevistas  semi estruturadas que tratam da formação acadêmica dos referidos professores, como também, do trabalho com  os  gêneros  orais  em  sala  de  aula.  O  arcabouço  teórico  está  amparado  pela  Linguística Aplicada, a partir de teorias que embasam  e subsidiam de forma significativa o estudo em questão,  como  as  proposições  de  Bakhtin  (2003),  Marcuschi  (2008,  2010),  Elias  (2014), Bortoni­Ricardo  &  Machado  (2013),  Koch  (2013),  Schneuwly  &  Dolz  (2004),  Antunes (2009), Benveniste (2006), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e  a  Base  Nacional  Comum  Curricular  (BRASIL,  2017).  Após  a  análise  dos  dados, constatamos a pouca exploração de gêneros orais em materiais de apoio didático, bem como a falta de conceitos mais sólidos e sistemáticos em torno da oralidade e dos gêneros que ela encerra, pelos professores de Língua Portuguesa em suas práticas na sala de aula. A fim de contribuir  para  mudar  esse  quadro,  apresentamos  ao  final  desse  trabalho  uma  proposta   intervenção a partir de um Projeto de Contação de Histórias a ser aplicada aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II.  pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Oralidade, ensino e cidadania: a contação de histórias como prática  interativa em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2020-02-27
dc.description.abstract Orality,  as  one  of  the  modalities  of  the  Portuguese  language,  over  the  years,  has  suffered  numerous  forms  of  prejudice,  in  many  cases,  becoming  much  less  prestigious,  to  the  detriment of the written modality, which is considered highly prestigious. This research aims  to investigate and describe the contribution of orality as a means that enables communication  and student interaction, favoring the formation of the student as a literate, critical and capable  of defending their opinions, in classes of the 6th and 9th years of Elementary School , from a  municipal public school in  Acopiara­CE. Thus,  regarding the methodology, the research is  descriptive,  inductive,  qualitative  and  documentary.  It  has  as  subjects  two  public  school  teachers and focuses on analysis the didactic support material used in the classroom by such  subjects and through semi­structured interviews that deal with the academic education of the  said teachers, as well as the work with oral genres in classroom. The theoretical framework is  supported by Applied Linguistics, based on theories that substantially support and support the  study in question, such as the propositions of Bakhtin (2003), Marcuschi (2008, 2010), Elias  (2014),  Bortoni­Ricardo  &  Machado  (2013),  Koch  (2013),  Schneuwly  &  Dolz  (2004),  Antunes (2009), Benveniste (2006), as well as the National Curriculum Parameters (BRAZIL,  1997) and the Common Curricular National Base (BRAZIL, 2017). After analyzing the data,  we found little exploitation of oral genres in didactic support materials, as well as the lack of  more solid and systematic concepts around orality and the genres it encloses, for Portuguese  language teachers in their classroom practices. of class. In order to contribute to changing this  situation, we present at the end of this work an intervention proposal based on a Storytelling  Project to be applied to Portuguese Language teachers in Elementary School II.  pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19008
dc.date.accessioned 2021-05-24T19:09:36Z
dc.date.available 2021-05-24
dc.date.available 2021-05-24T19:09:36Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Gêneros orais pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Línguística aplicada pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Oral genres pt_BR
dc.subject Storytelling pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUARTE, Martha Neiva Evangelista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Orality, teaching and citizenship: storytelling as an interactive practice in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation DUARTE, Martha Neiva Evangelista. Oralidade, ensino e cidadania: a contação de histórias como prática  interativa em sala de aula. 2020. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta