Repositorio Dspace/Manakin

O teorema de pitágoras através do uso de material concreto.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID CASADO, J. E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0675627939363181 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VASCONCELOS, Maria Gisélia.
dc.contributor.advisor1ID VASCONCELOS, M. G pt_BR
dc.contributor.advisor1ID VASCONCELOS, M. GISÉLIA. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID M. GISÉLIA V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3809163345976110 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 BRITO, Márcia Cristina Silva.
dc.contributor.advisor-co1ID BRITO, M. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID BRITO, MÁRCIA C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID MÁRCIA C. S. B. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/0456019955476186 pt_BR
dc.contributor.referee1 NEVES, Jose Urâmo das.
dc.description.resumo O presente trabalho visa focar o processo de ensino aprendizagem da matemática contribuindo na construção do conhecimento do aluno sobre o Teorema de Pitágoras de forma que tenha condições de resolver situações problema, tornando-o capaz de construir os conceitos fundamentais para o acesso ao conhecimento matemático, mais especificamente, a geometria do triângulo retângulo; analisando cada etapa da demon— stração do Teorema, tendo como ferramenta de ensino um Kit, elaborado para aju- dar o aluno a compreender tanto a demonstração do teorema de Pitágoras quanto às relações métricas no triângulo retângulo. Baseando—se em princípios históricos e nas discussões teóricas analisando desde a origem até a formalização do objeto matemático em questão. Dessa forma, serão descrito e elaborado uma proposta pedagógica para demonstração do teorema de Pitágoras e as relações métricas no triângulo retângulo, partindo de uma experiência tida com a turma do lo ano A da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title O teorema de pitágoras através do uso de material concreto. pt_BR
dc.date.issued 2010-07-05
dc.description.abstract The present work aims to focus on the teaching process learning mathematics contributing to the construction of student knowledge about the Pythagorean Theorem so that it is able to solve problem situations, making it capable of build the fundamental concepts for access to mathematical knowledge, more specifically, the geometry of the right triangle; analyzing each step of the demon— Theorem, using a Kit as a teaching tool, designed to help give the student to understand both the proof of the Pythagorean theorem and the metric relationships in the right triangle. Based on historical principles and theoretical discussions analyzing from the origin to the formalization of the mathematical object in question. In this way, a pedagogical proposal will be described and elaborated for demonstration of the Pythagorean theorem and the metric relations in the right triangle, starting from an experience with the class A of the year A of the State School of Elementary and High School José Luiz Neto. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19009
dc.date.accessioned 2021-05-24T19:25:08Z
dc.date.available 2021-05-24
dc.date.available 2021-05-24T19:25:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Teorema de Pitagora pt_BR
dc.subject Triangulos pt_BR
dc.subject Teorema de Tales pt_BR
dc.subject Leis dos cossenos pt_BR
dc.subject Geometry pt_BR
dc.subject Pitagora's theorem pt_BR
dc.subject Triangles pt_BR
dc.subject Tales Theorem pt_BR
dc.subject Cosine laws pt_BR
dc.subject Teorema de cuentos pt_BR
dc.subject Leyes del coseno pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CASADO, Jocassia Emanuelle Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Pythagorean theorem through the use of concrete material. pt_BR
dc.title.alternative El teorema de Pitágoras mediante el uso de material de hormigón. pt_BR
dc.identifier.citation CASADO, Jocassia Emanuelle Silva. O teorema de pitagoras atraves do uso de meterial concreto. 2010. 70 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19009 pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo tiene como objetivo centrarse en el proceso de enseñanza del aprendizaje de las matemáticas. Contribuir a la construcción del conocimiento de los estudiantes sobre el Teorema de Pitágoras. para que sea capaz de resolver situaciones problemáticas, haciéndolo capaz de construir los conceptos fundamentales para el acceso al conocimiento matemático, más específicamente, la geometría del triángulo rectángulo; analizando cada paso del demonio Teorema, usando un kit como herramienta de enseñanza, diseñado para ayudar dar al estudiante a comprender tanto la demostración del teorema de Pitágoras como la relaciones métricas en el triángulo rectángulo. Basado en principios históricos y discusiones teóricas analizando desde el origen hasta la formalización del objeto matemático en cuestión. De esta forma, se describirá y elaborará una propuesta pedagógica para demostración del teorema de Pitágoras y las relaciones métricas en el triángulo rectángulo, a partir de una experiencia con la clase A del año A de la Escuela Estatal de Bachillerato y Bachillerato José Luiz Neto. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta