DSpace/Manakin Repository

Proposta de material didático para aulas de literatura no ensino fundamental II: caminhos literários para o ciclo de leitura.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, D. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 pt_BR
dc.contributor.referee1 Sousa, Elri Bandeira de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Jorgevaldo de Sousa.
dc.description.resumo A presente dissertação tem por objetivo geral propor um material didático que possa nortear a realização  do  Ciclo  de  Leitura  nas  aulas  de  língua  portuguesa  nas  turmas  de  6º  ao  9º  ano, embasado nas práticas de letramento, especificamente o literário, a ressignificação e a formação  dos alunos enquanto leitores. Nesse sentido, esta dissertação discute os conceitos de leitura com base nos postulados de Freire (1981), Koch e Elias (2013), Cosson (2018), Solé (1998), além de outros autores, visando mostrar a importância do ensino de tal componente, através de obras literárias para despertar no aluno o gosto pela leitura, destacando a importância do papel do professor como leitor e mediador, e a instituição escolar como lócus de desenvolvimento desse  processo  formativo.  Esta  dissertação  também  debate  ainda  questões  voltadas  à  temática literatura e ensino, relacionadas ao letramento literário, bem como o papel do livro didático nas práticas  de  leitura.  O  produto  pedagógico  consiste  em  um  caderno  de  leitura  literária, denominado Caminhos Literários para a Sala de Aula, útil para o Ciclo de Leitura, uma vez que  oferece  atividades  sobre  diferentes  subgêneros  da  narrativa:  Fábula,  Contos  de  fadas, Romance  de  aventura,  Gótico,  Literatura  em  quadrinhos,  Romance  romântico,  Ficção científica. Cada capítulo do caderno de leitura envolve atividades de pré ­leitura, leitura e pós ­ leitura que estimulam a fruição e ajudam na promoção do letramento literário.  pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Proposta de material didático para aulas de literatura no ensino fundamental II: caminhos literários para o ciclo de leitura. pt_BR
dc.date.issued 2020-04-28
dc.description.abstract This dissertation has as main objective to propose a didatic material that can guide the realization of the Reading Cycle in Portuguese language classes for students from 6th to 9th grade based on literacy practices, specifically literary, repurpose and students ’ formation as readers . In this sense, this dissertation discusses the concepts of reading based on Freire (1981), Koch and Elias (2013), Cosson (2018), Solé (1998), among others, aiming at showing the importance of teaching such a component through literary texts in order to awaken in the student the taste for reading, highlighting the role of the teacher as reader and mediator, and the school as the locus of development for this formative process. The dissertation also debates issues related to literature and teaching in relation to literary literacy, as well as the role of the textbook in reading practices. The pedagogical product consists of a textbook created only for the reading of literature, called Literary Paths for the Classroom, which will be useful of the Reading Cycle, since it provides activities on different narrative subgenres or mode: Fable, Fairy tales, Adventure novel, Gothic, Literature in comics, Romantic novel, Science Fiction. Each chapter of the textbook proposed here envolves pre­reading, while reading and after reading activities that stimulate fruition and help promoting literary literacy.   pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19010
dc.date.accessioned 2021-05-24T19:25:18Z
dc.date.available 2021-05-24
dc.date.available 2021-05-24T19:25:18Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Ciclo de leitura pt_BR
dc.subject Língua portuguesa-ensino pt_BR
dc.subject Atividades pt_BR
dc.subject Ensino fundamental. pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Reading cycle pt_BR
dc.subject Portuguese language-teaching pt_BR
dc.subject Activities pt_BR
dc.subject Elementary School. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Carlos Vieira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Proposal for teaching material for literature classes in elementary school II: literary paths for the reading cycle. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Carlos Vieira de. Proposta de material didático para aulas de literatura no ensino fundamental II: caminhos literários para o ciclo de leitura. 2020. 157f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta