dc.creator.ID |
ALVES, P. L. S. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5059398302168216 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Ana Maria. |
|
dc.contributor.referee2 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.description.resumo |
A educação ambiental (EA) já não pode ser definida por um único conceito. Ela surge a
partir da preocupação da humanidade em temas relacionados ao ambiente em
consequência aos desastres atuais. Quando se trata de Brasil, a EA vem com uma
proposta mais abrangente, e tornou-se ainda mais forte e presente a partir da criação de
sua lei onde se buscou pensar mais no coletivo e não só no individual. Durante as
décadas de 70 (setenta) e 80 (oitenta) foram realizadas várias conferências
internacionais e uma variedade de documentos foi elaborada visando o estabelecimento
de princípios comuns para uma educação para a sustentabilidade, como sugere Dias
(2004). A partir dessas preocupações, tem se intensificado as pesquisas sobre EA no
Brasil, pois se têm buscado soluções para os acontecimentos recentes. O processo de
formação do docente não esta relacionado apenas a um treinamento e/ou capacitação,
nem sequer na transmissão de conhecimentos, mas sim, numa grande reconstrução de
muitos valores ligados a ética exigindo uma grande transformação pessoal e também
uma reflexão do educador sobre a sua própria imagem como profissional. Já no que
concerne a EA na prática escolar, deve ser iniciada nos primeiros anos de vida e deve
fazer parte do dia-a—dia das crianças, adolescentes e jovens, seja inserida nas diversas
disciplinas e conteúdos, interdisciplinarmente, seja no ambiente escolar, na convivência
continua. Este trabalho vem com o intuito de entender o que pensam os professores de
ciências e biologia atuantes nas diversas escolas da cidade de Cuité, Paraíba, sobre a
temática EA, que com a chegada do curso de licenciatura em biologia no campus da
UFCG ficou mais evidente. A pesquisa foi realizada nas escolas da cidade de Cuité,
município do estado da Paraíba. A coleta de dados foi feia a partir de questionários
aplicados com nove dos quatorze professores atuantes na cidade entre os meses de
setembro e outubro do ano de 2010. Após aplicar esses questionários, foram feitas
analises do mesmo de forma qualitativa. As análises detectaram que a maioria dos
professores tem uma visão naturalista do meio ambiente, como diz Reigota (1995) e
ecológico—conservacionista do que é a educação ambiental, segundo Medina (2010),
mas demonstra bastante interesse na área; e que gostariam de maiores parcerias com a
universidade e que a maioria deles entende a EA como disciplina específica no currículo
escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Avaliação da Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental na concepção dos professores de ciências e biologia no municipio de Cuite, PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12-01 |
|
dc.description.abstract |
The Environmental Education (EE) can no longer be defined by a single concept. This
kind of education arises from the concern of humanity in themes related to environment
due to consequency to the current disasters. In relation to Brazil, the EE comes with a
more comprehensive proposal and became even stronger and present from the creation
of its law which sought to think more about in a collective way not only an individual
one. During the 70 (seventy) and 80 (eighty) decades were realized several international
conferences and a variety of documents was prepared for the establishment of common
principles to an education focused on sustainability, according to Dias (2004). Based on
these concerns, researchers have intensitied studies about EE in Brazil, considering that
it has sought solutions for the recent events. The process of teacher training is not
related only a training and/or a means of capacitate, not even the transmission of
knowledge, but in a reconstruction of values related to ethics that require personal
changes as well as a teachefs reflection on his/her own image as a professional. In
relation to the EE in school practice, we realize the need of make aware the population
since the early years of life so that this education can do part of everyday life of
children, youth and adults, be inserted in various subjects and contents, in an
interdisciplinary way, at school and in life in society. This research aims to
understanding what the Science and Biology teachers that are in classroom in several
schools in Cuité, Paraíba, think about the EE thematic that with the arrival of the degree
course in Biology on the campus of UFCG-Cuité, became more evident. This study was
realized in schools in the city of Cuité between the months of September and October of
this year. The data were collected through questionnaires with nine of the fourteen
teachers working in the city and they were analized using qualitative methods. It was
found that most teachers have a naturalist vision about the environment, according to
Reigota (1995) and a eco—conservative view of what be environmental education,
according to Medina (2010). However, they show enough interest in the area and would
like to have more partnership with the university. It was also observed that most of them
understand the EE as an specific subject of the scholar curriculum. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19022 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-25T19:03:46Z |
|
dc.date.available |
2021-05-25 |
|
dc.date.available |
2021-05-25T19:03:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la ciencia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Pollyanna Lucielma da Silva Nobrega. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education in the conception of science and biology teachers in the municipality of Cuite, PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La educación ambiental en la concepción de los profesores de ciencias y biología de la ciudad de Cuite, PB. |
|
dc.identifier.citation |
ALVES,Pollyanna Lucielma da Silva Nobrega. Educação ambiental na concepção dos professores de ciências e biologia no município de Cuite, PB. 2010. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La educación ambiental (EA) ya no se puede definir con un solo concepto. ella parece
desde la preocupación de la humanidad por cuestiones relacionadas con el medio ambiente en
consecuencia de los desastres actuales. Cuando se trata de Brasil, EA viene con una
propuesta más amplia, y se hizo aún más fuerte y más presente con la creación de
su ley donde buscaba pensar más en lo colectivo y no solo en lo individual. Durante el
Años 70 (años setenta) y 80 (años ochenta) se realizaron varias conferencias
organizaciones internacionales y se prepararon diversos documentos con miras a establecer
de principios comunes para una educación para la sostenibilidad, como sugiere Dias
(2004). Sobre la base de estas preocupaciones, la investigación sobre EA se ha intensificado en
Brasil, ya que se han buscado soluciones para los hechos recientes. El proceso de
La formación del profesorado no solo se relaciona con la formación y / o la cualificación,
ni siquiera en la transmisión de conocimientos, sino en una gran reconstrucción de
muchos valores vinculados a la ética que requieren una gran transformación personal y también
la reflexión de un educador sobre su propia imagen como profesional. en que
se refiere a la EE en la práctica escolar, debe comenzar en los primeros años de vida y debe
ser parte de la vida cotidiana de la niñez, adolescencia y juventud, ser incluido en las distintas
asignaturas y contenidos, interdisciplinares, ya sea en el ámbito escolar, en convivencia
continuará. Este trabajo nace con la intención de comprender lo que los profesores de
ciencias y biología activas en las distintas escuelas de la ciudad de Cuité, Paraíba, en el
EA temática, que con la llegada de la licenciatura en biología al campus de
UFCG se hizo más evidente. La encuesta se realizó en escuelas de la ciudad de Cuité,
municipio del estado de Paraíba. La recolección de datos se realizó a partir de cuestionarios.
aplicado con nueve de los catorce profesores que trabajan en la ciudad entre los meses de
Septiembre y octubre de 2010. Después de aplicar estos cuestionarios,
análisis de la misma de forma cualitativa. Los análisis encontraron que la mayoría de los
los docentes tienen una visión naturalista del medio ambiente, como Reigota (1995) y
ecologista — conservacionista de lo que es la educación ambiental, según Medina (2010),
pero muestra mucho interés en la zona; y quién quisiera una mayor asociación con el
universidad y que la mayoría entiende la EA como una asignatura específica del plan de estudios.
colegio. |
|