DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental na concepção dos professores de ciências e biologia no municipio de Cuite, PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, P. L. S. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5059398302168216 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Ana Maria.
dc.contributor.referee2 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.description.resumo A educação ambiental (EA) já não pode ser definida por um único conceito. Ela surge a partir da preocupação da humanidade em temas relacionados ao ambiente em consequência aos desastres atuais. Quando se trata de Brasil, a EA vem com uma proposta mais abrangente, e tornou-se ainda mais forte e presente a partir da criação de sua lei onde se buscou pensar mais no coletivo e não só no individual. Durante as décadas de 70 (setenta) e 80 (oitenta) foram realizadas várias conferências internacionais e uma variedade de documentos foi elaborada visando o estabelecimento de princípios comuns para uma educação para a sustentabilidade, como sugere Dias (2004). A partir dessas preocupações, tem se intensificado as pesquisas sobre EA no Brasil, pois se têm buscado soluções para os acontecimentos recentes. O processo de formação do docente não esta relacionado apenas a um treinamento e/ou capacitação, nem sequer na transmissão de conhecimentos, mas sim, numa grande reconstrução de muitos valores ligados a ética exigindo uma grande transformação pessoal e também uma reflexão do educador sobre a sua própria imagem como profissional. Já no que concerne a EA na prática escolar, deve ser iniciada nos primeiros anos de vida e deve fazer parte do dia-a—dia das crianças, adolescentes e jovens, seja inserida nas diversas disciplinas e conteúdos, interdisciplinarmente, seja no ambiente escolar, na convivência continua. Este trabalho vem com o intuito de entender o que pensam os professores de ciências e biologia atuantes nas diversas escolas da cidade de Cuité, Paraíba, sobre a temática EA, que com a chegada do curso de licenciatura em biologia no campus da UFCG ficou mais evidente. A pesquisa foi realizada nas escolas da cidade de Cuité, município do estado da Paraíba. A coleta de dados foi feia a partir de questionários aplicados com nove dos quatorze professores atuantes na cidade entre os meses de setembro e outubro do ano de 2010. Após aplicar esses questionários, foram feitas analises do mesmo de forma qualitativa. As análises detectaram que a maioria dos professores tem uma visão naturalista do meio ambiente, como diz Reigota (1995) e ecológico—conservacionista do que é a educação ambiental, segundo Medina (2010), mas demonstra bastante interesse na área; e que gostariam de maiores parcerias com a universidade e que a maioria deles entende a EA como disciplina específica no currículo escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Avaliação da Aprendizagem pt_BR
dc.title Educação ambiental na concepção dos professores de ciências e biologia no municipio de Cuite, PB. pt_BR
dc.date.issued 2010-12-01
dc.description.abstract The Environmental Education (EE) can no longer be defined by a single concept. This kind of education arises from the concern of humanity in themes related to environment due to consequency to the current disasters. In relation to Brazil, the EE comes with a more comprehensive proposal and became even stronger and present from the creation of its law which sought to think more about in a collective way not only an individual one. During the 70 (seventy) and 80 (eighty) decades were realized several international conferences and a variety of documents was prepared for the establishment of common principles to an education focused on sustainability, according to Dias (2004). Based on these concerns, researchers have intensitied studies about EE in Brazil, considering that it has sought solutions for the recent events. The process of teacher training is not related only a training and/or a means of capacitate, not even the transmission of knowledge, but in a reconstruction of values related to ethics that require personal changes as well as a teachefs reflection on his/her own image as a professional. In relation to the EE in school practice, we realize the need of make aware the population since the early years of life so that this education can do part of everyday life of children, youth and adults, be inserted in various subjects and contents, in an interdisciplinary way, at school and in life in society. This research aims to understanding what the Science and Biology teachers that are in classroom in several schools in Cuité, Paraíba, think about the EE thematic that with the arrival of the degree course in Biology on the campus of UFCG-Cuité, became more evident. This study was realized in schools in the city of Cuité between the months of September and October of this year. The data were collected through questionnaires with nine of the fourteen teachers working in the city and they were analized using qualitative methods. It was found that most teachers have a naturalist vision about the environment, according to Reigota (1995) and a eco—conservative view of what be environmental education, according to Medina (2010). However, they show enough interest in the area and would like to have more partnership with the university. It was also observed that most of them understand the EE as an specific subject of the scholar curriculum. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19022
dc.date.accessioned 2021-05-25T19:03:46Z
dc.date.available 2021-05-25
dc.date.available 2021-05-25T19:03:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject environmental education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Enseñanza de la ciencia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Pollyanna Lucielma da Silva Nobrega.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education in the conception of science and biology teachers in the municipality of Cuite, PB. pt_BR
dc.title.alternative La educación ambiental en la concepción de los profesores de ciencias y biología de la ciudad de Cuite, PB.
dc.identifier.citation ALVES,Pollyanna Lucielma da Silva Nobrega. Educação ambiental na concepção dos professores de ciências e biologia no município de Cuite, PB. 2010. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010. pt_BR
dc.description.resumen La educación ambiental (EA) ya no se puede definir con un solo concepto. ella parece desde la preocupación de la humanidad por cuestiones relacionadas con el medio ambiente en consecuencia de los desastres actuales. Cuando se trata de Brasil, EA viene con una propuesta más amplia, y se hizo aún más fuerte y más presente con la creación de su ley donde buscaba pensar más en lo colectivo y no solo en lo individual. Durante el Años 70 (años setenta) y 80 (años ochenta) se realizaron varias conferencias organizaciones internacionales y se prepararon diversos documentos con miras a establecer de principios comunes para una educación para la sostenibilidad, como sugiere Dias (2004). Sobre la base de estas preocupaciones, la investigación sobre EA se ha intensificado en Brasil, ya que se han buscado soluciones para los hechos recientes. El proceso de La formación del profesorado no solo se relaciona con la formación y / o la cualificación, ni siquiera en la transmisión de conocimientos, sino en una gran reconstrucción de muchos valores vinculados a la ética que requieren una gran transformación personal y también la reflexión de un educador sobre su propia imagen como profesional. en que se refiere a la EE en la práctica escolar, debe comenzar en los primeros años de vida y debe ser parte de la vida cotidiana de la niñez, adolescencia y juventud, ser incluido en las distintas asignaturas y contenidos, interdisciplinares, ya sea en el ámbito escolar, en convivencia continuará. Este trabajo nace con la intención de comprender lo que los profesores de ciencias y biología activas en las distintas escuelas de la ciudad de Cuité, Paraíba, en el EA temática, que con la llegada de la licenciatura en biología al campus de UFCG se hizo más evidente. La encuesta se realizó en escuelas de la ciudad de Cuité, municipio del estado de Paraíba. La recolección de datos se realizó a partir de cuestionarios. aplicado con nueve de los catorce profesores que trabajan en la ciudad entre los meses de Septiembre y octubre de 2010. Después de aplicar estos cuestionarios, análisis de la misma de forma cualitativa. Los análisis encontraron que la mayoría de los los docentes tienen una visión naturalista del medio ambiente, como Reigota (1995) y ecologista — conservacionista de lo que es la educación ambiental, según Medina (2010), pero muestra mucho interés en la zona; y quién quisiera una mayor asociación con el universidad y que la mayoría entiende la EA como una asignatura específica del plan de estudios. colegio.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta