dc.creator.ID |
SILVA, T. P. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2055462012734672 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER NETO, Lauro Pires. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Carlos Alberto Garcia. |
|
dc.description.resumo |
Essa pesquisa foi motivada pela importância em diagnosticar a incorporação da
dimensão ambiental no curso de Licenciatura em Biologia do Centro de Educação e
Saúde da Universidade Federal de Campina Grande — CES/UFCG, como também, na
pesquisa e extensão da instituição. Trataase se uma pesquisa qualitativa que seguiu duas
etapas complementares: (a) análise documental do Projeto Politico Pedagógico — PPC e
da matriz curricular oficial vigente do Curso, além da produção científica (projetos de
pesquisa e extensão) voltados à área ambiental; (b) aplicação de formulários
estruturados aos alunos egressos do curso para estudar a percepção dos mesmos em
relação à temática ambiental, bem como as possíveis relações com a prática em EA
desses futuros profissionais. Nossa opção teórico-metodológica para analise e
interpretação dos dados, baseou-se em autores como Bardin, (1979), Fernandes Cunha
& Marçal Júnior (2003) e Reigota, (1995). Os resultados obtidos demonstram que as
questões ambientais estão de certa forma, incorporadas ao currículo, ainda que de
maneira incipiente, já que das 67 disciplinas disponiveis no curso, apenas 10
apresentaram abordagem ambiental. Além disso, constatou—se que existem poucas
inserções de temas ambientais nas atividades de pesquisa e extensão do CES, não
oferecendo um aporte institucional suficiente para a formação de educadores
ambientais. No que diz respeito à percepção ambiental dos alunos, observamos que esta
privilegia basicamente uma tendência tradicional e uma visão naturalista, relacionando
os termos Meio Ambiente e Educação Ambiental apenas aos aspectos naturais,
evidenciando a falta de conhecimento acerca dos princípios e objetivos da EA, assim
como a dificuldade de compreenderem as múltiplas dimensões da questão. Entendemos
que esta formação precisa ser desenvolvida de forma mais intensa no âmbito da
universidade, pois estes alunos devem estar preparados a engendrar mudanças no perfil
da sociedade, no sentido de formar uma geração consciente de seus direitos e deveres,
capazes de desenvolver ações dirigidas para a melhoria da qualidade de vida da
população humana e do meio ambiente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Métodos e Técnicas de Ensino |
pt_BR |
dc.title |
A educação ambiental na formação de professores de biologia: um estudo no CES/UFCG em Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12-01 |
|
dc.description.abstract |
This research was moti'vated by the importance of diagnosing the incorporation of
environmental dimension in the "Degree Course in Biology of the Center of Education
and Health (C'EH) of the Federal University of Campina Grande, as well as in research
and extension of the institution. This is a qualitative research that followed two
Complementary stages: a) document analysis of Educational Policy Project — EPP and of
the current official curricular matrix of the Course, beyond of the scientific production
(research and extension projects) directed to environmental area; b) aplication of
structered forms for egress students of the course to study their perception in relation to
the environmental theme, as well as the possible relations with practice in
Environmental Education (EE) of these future professionals. Our choice theoretical and
methodological for analysis and interpretation of data was based on authors such as
Bardin (1979), Fernandes Cunha and Marçal Júnior (2003) and Reigota (1995). The
results obtained showed that the environmental issues are somehow incorporated into
the curriculum, although as a incipient way, since of 67 (Sixty—seven) subjects offered in
the course just lO (ten) showed environmental approach. In addition, we note that there
are few insertions of environmental themes in research and extension activities of CEH
which doesn't offer a. sufticient institutional contribution to the training of
environmental educators. [n relation to the environmental perception of the students we
observed that they favoured basically a traditional tendency and a naturalist view
relating the terms Environment and Environmental Education just to natural features
which show up the lack of knowledge about the principles and objectives of EE, as well
as the difficulty of understanding multiple dimensions of the issue. We understand that
this training needs to be developed more intensively within a university because these
students must be prepared to search changes in society profile aiming to make a
conscious generation of their rights and duties able to develop direct actions improving
the quality of life of the human population and of the environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19024 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-25T19:38:24Z |
|
dc.date.available |
2021-05-25 |
|
dc.date.available |
2021-05-25T19:38:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Biology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la biología |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Thaise Priscilla Bezerra da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education in the training of biology teachers: a study at CES / UFCG in Cuite - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La educación ambiental en la formación de profesores de biología: un estudio en el CES/UFCG de Cuité - PB. |
|
dc.identifier.citation |
SILVA,Thaise Priscilla Bezerra da. A educação ambiental na formação de professores de biologia: um estudo no CES/UFCG em Cuite - PB. 2010. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta investigación fue motivada por la importancia de diagnosticar la incorporación de la dimensión ambiental en la Licenciatura en Biología del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande — CES/UFCG, así como en la investigación y extensión de la institución. . Se trata de una investigación cualitativa que siguió dos etapas complementarias: (a) análisis documental del Proyecto Político Pedagógico — PPC y de la matriz curricular oficial vigente del Curso, además de la producción científica (proyectos de investigación y extensión) enfocada en el área ambiental ; (b) aplicación de formularios estructurados a estudiantes egresados de la carrera para estudiar su percepción sobre temas ambientales, así como las posibles relaciones con la práctica de EA de estos futuros profesionales. Nuestra opción teórico-metodológica para el análisis e interpretación de datos se basó en autores como Bardin, (1979), Fernandes Cunha & Marçal Júnior (2003) y Reigota, (1995). Los resultados obtenidos demuestran que los temas ambientales están, en cierto modo, incorporados al currículo, aunque de manera incipiente, ya que de las 67 asignaturas disponibles en el curso, solo 10 presentan un enfoque ambiental. Además, se constató que existen pocas inserciones de temas ambientales en las actividades de investigación y extensión del CES, no ofreciendo suficiente apoyo institucional para la formación de educadores ambientales. En cuanto a la percepción ambiental de los estudiantes, observamos que privilegia básicamente una tendencia tradicionalista y una mirada naturalista, relacionando los términos Medio Ambiente y Educación Ambiental sólo con aspectos naturales, evidenciando el desconocimiento sobre los principios y objetivos de la EA, así como así como la dificultad de comprender las múltiples dimensiones del problema. Entendemos que esta formación debe desarrollarse más intensamente dentro de la universidad, ya que estos estudiantes deben estar preparados para generar cambios en el perfil de la sociedad, en el sentido de formar una generación consciente de sus derechos y deberes, capaz de desarrollar acciones encaminadas a mejorar la calidad de vida de la población humana y el medio ambiente. |
|