Dépôt DSpace/Manakin

Análise do processo de ensino e aprendizagem do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID CARDOSO, I. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0482898604136573 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Jalberth Fernandes.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, J. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6903049112797651 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUCIANO, Benedito Antonio.
dc.description.resumo Neste trabalho é proposta a realização de uma análise do processo de ensino e aprendizagem do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. A análise é baseada na aplicação de formulários aos professores e estudantes concluintes e pré-concluintes do curso. O formulário para os professores contém vinte e oito assertivas e o formulário para os alunos contém trinta assertivas, das quais foram selecionadas treze assertivas para compor os resultados deste trabalho. As assertivas dos formulários são baseadas nos questionários do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, no relatório das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e no atual Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Com as respostas dos professores e estudantes, estudos foram realizados para se obter informações de concordância ou discordância dos participantes acerca das assertivas abordadas. Também foram feitas comparações entre as respostas de professores e estudantes. O objetivo das comparações foi identificar os graus de concordância e discordância entre os grupos envolvidos na pesquisa. Além disso, os resultados obtidos em algumas assertivas foram comparados com os resultados obtidos na pesquisa realizada durante o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2017. Esta comparação tem o objetivo de identificar se as opiniões dos alunos estão sofrendo modificações ou permanecendo similares. A partir dos resultados deste trabalho, acredita-se que é possível identificar os fatores que afetam o processo de ensino e aprendizagem do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande, para que futuramente seja possível propor soluções com o intuito de melhorar a experiência de aprendizagem oferecida no curso. Com a conclusão deste trabalho foi possível constatar que existem diversos aspectos do processo de ensino e aprendizagem a serem analisados mais profundamente. Dentre eles, podem ser citados o relacionamento professor-aluno, o aumento do nível de ansiedade dos estudantes nas fases finais dos semestres letivos e a articulação entre teoria e prática. A partir de análises mais profundas, será possível identificar os principais agentes que podem prejudicar o processo de ensino e aprendizagem, para que sejam corrigidos e, a partir disso, melhorar a experiência de aprendizagem do curso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica. pt_BR
dc.title Análise do processo de ensino e aprendizagem do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-10
dc.description.abstract In this paper, is proposed the accomplishment the an analysis of the teaching and learning process of the Undergraduate Course in Electrical Engineering at the Federal University of Campina Grande. The analysis is based on the application of forms to the professors and graduating students and pre-graduating students. The form for the teachers contains 28 assertions and the form for the students contains 30 assertions, of which 13 assertions were selected to compose the results of this paper. The assertions of the forms are based on the questionnaire of Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, in the report of the Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia and in the Projeto Pedagógico do Curso in Electrical Engineering of the Federal University of Campina Grande. With the answers of teachers and students, analyzes were carried out to obtain information of agreement or disagreement of the participants about the assertions addressed. Comparisons were also made between teacher and student responses. The purpose of the comparisons was to identify the degrees of agreement and disagreement between the groups involved in the research. In addition, the results obtained in some assertions were compared with the results obtained in the survey conducted during the Exame Nacional de Desempenho de Estudantes of 2017. This comparison aims to identify if the opinions of the students are undergoing modifications or remaining similar. From the results of this work, it is believed that it is possible to identify the factors that affect the teaching and learning process of the Undergraduate Course in Electrical Engineering of the Federal University of Campina Grande, so that future solutions can be proposed with the aim of improving the learning experience offered in the course. With the conclusion of this work it was possible to verify that there are several aspects of the teaching and learning process to be analyzed more deeply. Among them, the teacherstudent relationship, the increase of the level of anxiety of the students in the final phases of the semesters and the articulation between theory and practice can be mentioned. From a deeper analysis, it will be possible to identify the main agents that can affect the teaching and learning process, so that they are corrected and, therefore, improve the learning experience of the course. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19041
dc.date.accessioned 2021-05-26T17:50:27Z
dc.date.available 2021-05-26
dc.date.available 2021-05-26T17:50:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Engenharia Elétrica - UFCG pt_BR
dc.subject Processo de ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Taxonomia de Bloom pt_BR
dc.subject Enade pt_BR
dc.subject National Curricular Guidelines pt_BR
dc.subject Pedagogical Project - Electrical Engineering UFCG pt_BR
dc.subject National Higher Education Assessment System pt_BR
dc.subject National Student Performance Exam pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Student anxiety - Electrical Engineering UFCG pt_BR
dc.subject Teamwork - Electrical Engineering Course pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARDOSO, Izadora Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the teaching and learning process of the Undergraduate Course in Electrical Engineering at the Federal University of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation CARDOSO, Izadora Soares. Análise do processo de ensino e aprendizagem do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. 2019. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19041 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte