dc.creator.ID |
SALES, L. M. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7709460942832429 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Jalberth Fernandes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, J. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6903049112797651 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Célio Anésio da. |
|
dc.description.resumo |
Neste trabalho são apresentadas as principais etapas para desenvolvimento do Proj-
Elétrica, um ambiente virtual do tipo jogo sério para auxiliar no processo de ensino e
aprendizagem de projetos de instalações elétricas prediais. O jogo foi desenvolvido
utilizando a plataforma Construct 2© que, dentre outras vantagens, é gratuita e de fácil
compreensão. Jogando o Proj-Elétrica, os usuários podem testar seus conhecimentos
sobre instalações elétricas completando os elementos da planta elétrica dos cômodos de
uma casa. A variação dos cômodos permite a exploração de diferentes disposições de
eletrodutos, o que amplia a compreensão do jogador acerca do tema. O jogo desenvolvido
é uma ferramenta facilitadora do estudo de instalações elétricas e pode ser usado melhorar
o ensino e aprendizagem de professores e estudantes. Além disso, o Proj-Elétrica também
consegue alcançar engenheiros e técnicos formados que não objetivem aprender, mas
revisar os conceitos inerentes a projetos de instalações elétricas prediais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.title |
Ambiente virtual para auxílio no ensino e aprendizagem de projetos de instalações elétricas prediais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-04 |
|
dc.description.abstract |
This article presents the main steps into developing Proj-Elétrica, a game-like virtual
environment made to support the teaching and learning process of electrical installation
projects in buildings. The game was developed using Construct 2©, which amongst other
advantages, it’s free and easely understandable. By playing Proj-Elétrica, the users can
test their knowledge about electrical instalations while completing elements of the
electrical plant on the house’s rooms. The rooms variation allows the exploration of
different patterns of electrical ducts, which expands the player’s comprehension about the
subject. The game facilitates the study of electrical installations and can be used to
improve the teaching and learning both for teachers and students. Beyond that, the Proj-
Elétcica can also be useful to engineers ant technicians that don’t want to learn, but
instead revisit the concepts inherent to electrical installations in buildings. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19058 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-26T21:05:52Z |
|
dc.date.available |
2021-05-26 |
|
dc.date.available |
2021-05-26T21:05:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente virtual de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Instalações elétricas prediais - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos de instalações elétricas prediais |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo como ferramenta de ensino - instalações elétricas |
pt_BR |
dc.subject |
Plataforma Construct 2 |
pt_BR |
dc.subject |
Proj-Elétrica |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual learning environment |
pt_BR |
dc.subject |
Building electrical installations - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Building electrical installation projects |
pt_BR |
dc.subject |
Game as a teaching tool - electrical installations |
pt_BR |
dc.subject |
Construct Platform 2 |
pt_BR |
dc.subject |
Proj-Electrical |
pt_BR |
dc.subject |
Gamification |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SALES, Leonardo Magno Ramos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Virtual environment to aid in the teaching and learning of building electrical installations projects. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SALES, Leonardo Magno Ramos. Ambiente virtual para auxílio no ensino e aprendizagem de projetos de instalações elétricas prediais. 2019. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19058 |
pt_BR |