DSpace/Manakin Repository

Ambiente virtual para auxílio no ensino e aprendizagem de projetos de instalações elétricas prediais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SALES, L. M. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7709460942832429 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Jalberth Fernandes.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, J. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6903049112797651 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Célio Anésio da.
dc.description.resumo Neste trabalho são apresentadas as principais etapas para desenvolvimento do Proj- Elétrica, um ambiente virtual do tipo jogo sério para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de projetos de instalações elétricas prediais. O jogo foi desenvolvido utilizando a plataforma Construct 2© que, dentre outras vantagens, é gratuita e de fácil compreensão. Jogando o Proj-Elétrica, os usuários podem testar seus conhecimentos sobre instalações elétricas completando os elementos da planta elétrica dos cômodos de uma casa. A variação dos cômodos permite a exploração de diferentes disposições de eletrodutos, o que amplia a compreensão do jogador acerca do tema. O jogo desenvolvido é uma ferramenta facilitadora do estudo de instalações elétricas e pode ser usado melhorar o ensino e aprendizagem de professores e estudantes. Além disso, o Proj-Elétrica também consegue alcançar engenheiros e técnicos formados que não objetivem aprender, mas revisar os conceitos inerentes a projetos de instalações elétricas prediais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica. pt_BR
dc.title Ambiente virtual para auxílio no ensino e aprendizagem de projetos de instalações elétricas prediais. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-04
dc.description.abstract This article presents the main steps into developing Proj-Elétrica, a game-like virtual environment made to support the teaching and learning process of electrical installation projects in buildings. The game was developed using Construct 2©, which amongst other advantages, it’s free and easely understandable. By playing Proj-Elétrica, the users can test their knowledge about electrical instalations while completing elements of the electrical plant on the house’s rooms. The rooms variation allows the exploration of different patterns of electrical ducts, which expands the player’s comprehension about the subject. The game facilitates the study of electrical installations and can be used to improve the teaching and learning both for teachers and students. Beyond that, the Proj- Elétcica can also be useful to engineers ant technicians that don’t want to learn, but instead revisit the concepts inherent to electrical installations in buildings. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19058
dc.date.accessioned 2021-05-26T21:05:52Z
dc.date.available 2021-05-26
dc.date.available 2021-05-26T21:05:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ambiente virtual de aprendizagem pt_BR
dc.subject Instalações elétricas prediais - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Projetos de instalações elétricas prediais pt_BR
dc.subject Jogo como ferramenta de ensino - instalações elétricas pt_BR
dc.subject Plataforma Construct 2 pt_BR
dc.subject Proj-Elétrica pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Virtual learning environment pt_BR
dc.subject Building electrical installations - study and teaching pt_BR
dc.subject Building electrical installation projects pt_BR
dc.subject Game as a teaching tool - electrical installations pt_BR
dc.subject Construct Platform 2 pt_BR
dc.subject Proj-Electrical pt_BR
dc.subject Gamification pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SALES, Leonardo Magno Ramos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Virtual environment to aid in the teaching and learning of building electrical installations projects. pt_BR
dc.identifier.citation SALES, Leonardo Magno Ramos. Ambiente virtual para auxílio no ensino e aprendizagem de projetos de instalações elétricas prediais. 2019. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19058 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta