dc.creator.ID |
SANTOS, W. J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Nayara Tatiana Santos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS DA COSTA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.description.resumo |
Com o avanço do novo coronavírus, responsável pela doença da COVID-19, foi
estopim para diversas mudanças, que tiveram como consequências para todos os
níveis da sociedade, seja econômica, social e além disso, a área educacional. Na
área da educação, a suspensão das atividades presenciais de ensino está sendo
crucial para minimizar a taxa de contaminação, como uma forma de continuar as
aulas tornou-se necessária a adoção do ensino remoto, diante disso, as escolas
públicas, universidades e faculdades se viu diante de um grande desafio para a
implementação do ensino remoto. Nessa perspectiva, o objetivo geral é investigar as
publicações sobre ensino remoto na base de dados da Scielo. Os resultados obtidos
pela análise documental apontam várias dificuldades relacionadas ao acesso à
internet e aos equipamentos tecnológicos para esses alunos. Quanto aos
professores, dentre as principais dificuldades enfrentadas, encontram-se o
desinteresse familiar para ajudar e acompanhar os alunos, o crescimento
exponencial de trabalhos para corrigir, tirar dúvidas e responder esses alunos de
forma virtual, além desses problemas, esses professores estão adoecendo com o
excesso de trabalho para dar conta. Conclui-se, que é necessária uma maior
atuação da família e das redes de ensino, como investimentos em recursos
tecnológicos para os professores e uma maior democracia de acesso a internet para
as classes sociais menos favorecidas, dentre outros, para que as consequências
desse meio de ensino, adotada de maneira emergencial, gerem menos
consequências negativas no processo de aprendizagem escolar/acadêmico neste
período de pandemia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Métodos e Técnicas de Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-20 |
|
dc.description.abstract |
With the advancement of the new coronavirus, responsible for the disease of COVID- 19, trigger for several changes, which had consequences for all levels of society, be it economic, social and in addition, the educational area. At area of education, the suspension of classroom teaching activities is being crucial to minimizing the rate of contamination, as a way of continuing classes, it became necessary to adopt remote teaching. In view of this, schools public institutions, universities and colleges faced a great challenge for the implementation of remote education. In this perspective, the general objective is to investigate the publications on remote education in the Scielo database. The obtained results through documentary analysis point out several difficulties related to access to internet and technological equipment for these students. As for the teachers, among the main difficulties faced, are the family disinterest to help and accompany students, growth exponential work to correct, answer questions and answer these students from virtual way, in addition to these problems, these teachers are getting sick with the overwork to handle. In conclusion, it is necessary that greater performance of the family and of the education networks, as investments in resources technological advances for teachers and a greater democracy of access to the internet for less favored social classes, among others, so that the consequences of this teaching medium, adopted on an emergency basis, generate less negative consequences on the school / academic learning process in this pandemic period. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19088 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-27T19:42:08Z |
|
dc.date.available |
2021-05-27 |
|
dc.date.available |
2021-05-27T19:42:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Scielo - base de informação |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia - ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto - covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas remotas - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Distance education |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Scielo - information base |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic - remote education |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching - covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Remote lessons - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Educación a distancia |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza remota |
pt_BR |
dc.subject |
Scielo - base de información |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia - educación remota |
pt_BR |
dc.subject |
Educación remota - covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Lecciones remotas - pandemia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A look at remote education at the base of Scielo. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Una mirada a la enseñanza a distancia en la base de Scielo. |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Wallysson Jeberson Batista dos. Um olhar sobre o ensino remoto na base da Scielo. 2021. 27 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Con el avance del nuevo coronavirus, responsable de la enfermedad del COVID-19, fue el detonante de varios cambios, que tuvieron consecuencias en todos los niveles de la sociedad, ya sea en el económico, social y, además, en el educativo. En el área de educación, la suspensión de las actividades docentes presenciales es crucial para minimizar el índice de contaminación, como forma de continuar las clases, se ha vuelto necesaria la adopción de la enseñanza a distancia, ante ello, las escuelas públicas, Las universidades y colegios enfrentaron un gran desafío para la implementación de la enseñanza remota. Desde esta perspectiva, el objetivo general es investigar publicaciones sobre enseñanza a distancia en la base de datos Scielo. Los resultados obtenidos por el análisis de documentos apuntan a varias dificultades relacionadas con el acceso a internet y equipamiento tecnológico para estos estudiantes. En cuanto a los docentes, entre las principales dificultades que enfrentan se encuentran el desinterés familiar por ayudar y acompañar a los estudiantes, el crecimiento exponencial del trabajo para corregir, resolver dudas y responder a estos estudiantes de manera virtual, además de estos problemas, estos docentes se están enfermando. con demasiado trabajo que manejar. Se concluye que existe la necesidad de una mayor acción de las redes familiares y educativas, como inversiones en recursos tecnológicos para los docentes y una mayor democracia de acceso a internet para las clases sociales menos favorecidas, entre otros, para que las consecuencias de este entorno de enseñanza, adoptados de manera de emergencia, generan menos consecuencias negativas en el proceso de aprendizaje escolar/académico en este período de pandemia. |
|