dc.creator.ID |
PAIVA, R. M. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1794711055638047 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Jalberth Fernandes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, J. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6903049112797651 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Neste trabalho são apresentadas as análises de dois estudos de caso que abordam a tecnologia
do acoplamento magnético, com o objetivo de verificar a viabilidade do seu uso em substituição
ao inversor de frequência para o acionamento de motores de indução. O acoplamento magnético
trata-se de um tipo de equipamento que utiliza as propriedades dos ímãs permanentes com a
finalidade de transmitir torque entre dois rotores, sem que exista contato físico entre as partes.
Os principais ganhos com seu uso frente aos inversores são a não propagação de vibrações entre
unidade motriz e carga, alta tolerância a desalinhamentos e não geração de harmônicas na rede.
Além disso, eles podem substituir os inversores em muitas aplicações que não demandam
controle rigoroso de torque e velocidade, além de trazer inúmeros benefícios para as indústrias
devido seu baixo custo de manutenção. Mesmo alguns anos após seu surgimento, essa
tecnologia ainda é pouco conhecida nacionalmente e poucos estudos e pesquisas nacionais
contemplam o tema. No primeiro estudo de caso analisado, pode-se comprovar a viabilidade
do uso dos acoplamentos em aplicações com velocidades próximas da nominal do motor. Em
testes realizados em laboratório, foi constatado um consumo de energia próximo ao dos
inversores, com um rendimento aproximado de 90%, gerando uma quantidade menor de
reativos. No segundo estudo, é demonstrado como em um sistema de refrigeração de um
edifícios onde não existia controle de acionamento das máquinas, que instalação de
acoplamentos magnéticos em duas bombas resultou em uma redução de 45 kW, cerca de 44%,
na potência consumida pelos equipamentos, gerando uma economia de 36.000 kWh por ano, o
que comprova que esse dispositivo pode ser empregado em projetos de eficiência energética. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.title |
Análise da viabilidade do uso do acoplamento magnético em substituição ao inversor de frequência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
In this work is presented the analysis of two case studies that approach the magnetic coupling
technology, aiming to verify the feasibility of its use in substitution to the variable frequency
drive (VFD) to use with the induction motor. Magnetic coupling is a type of equipment that
uses the properties of permanent magnets to transmit torque between two rotors, without
physical contact between the parts. The main gains from its use against VFD's are the nonpropagation
of vibrations between drive and load, high tolerance to misalignment and no
harmonic generation. In addition, they can replace VFD's in many applications that do not
require a high precision control on torque and speed, and also bring numerous benefits to
industries due to their low maintenance cost. Even a few years after its introduction, this
technology is still little known nationally and few studies and national research address the
theme. In the first case study analyzed, it is possible to prove the feasibility of using couplings
in applications with speeds close to the nominal value of the machine. In tests performed in
laboratory, it was found a power consumption close to the VFD's, with a yield of approximately
90%, generating a lower amount of reactive power. In the second study, it is shown that in a
building cooling system where there was no control of the machines, the installation of
magnetic couplings in two pumps resulted in a reduction of 45 kW, about 44%, in the power
consumed by the equipment’s, saving 36.000 kWh per year, which proves that this device can
be used in energy efficiency projects. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19089 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-27T19:42:56Z |
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dc.date.available |
2021-05-27 |
|
dc.date.available |
2021-05-27T19:42:56Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Viabilidade - uso do acoplamento magnético |
pt_BR |
dc.subject |
Acoplamento magnético |
pt_BR |
dc.subject |
Inversor de frequência |
pt_BR |
dc.subject |
Eficiência energética |
pt_BR |
dc.subject |
Motor de indução |
pt_BR |
dc.subject |
Feasibility - use of magnetic coupling |
pt_BR |
dc.subject |
Magnetic coupling |
pt_BR |
dc.subject |
Frequency inverter |
pt_BR |
dc.subject |
Energy efficiency |
pt_BR |
dc.subject |
Induction motor |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PAIVA, Rafael Mateus Carvalho de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the feasibility of using the magnetic coupling to replace the frequency inverter. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PAIVA, Rafael Mateus Carvalho de. Análise da viabilidade do uso do acoplamento magnético em substituição ao inversor de frequência. 2019. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19089 |
pt_BR |