dc.creator.ID |
SOUSA, T. R. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7377328655803066 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Jalberth Fernandes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, J. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6903049112797651 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Ronimack Trajano de. |
|
dc.description.resumo |
Neste trabalho é apresentado um ambiente virtual para auxiliar estudantes e professores
no ensino e aprendizagem de acionamento de motores elétricos. A metodologia é
baseada no desenvolvimento de um jogo sério por meio da plataforma Construct 2©, que
possibilita de forma intuitiva a execução de projetos relacionados a simulações virtuais
e jogos computacionais. O uso do ambiente virtual visa possibilitar ao usuário
familiaridade com o assunto, facilitando a execução de experimentos de forma física, se
configurando como um bom recurso pré-laboratorial, com a possibilidade de ser
utilizado em qualquer lugar e pelo tempo e quantidade de vezes necessárias para melhor
fixação da execução das principais montagens relacionadas a acionamentos de motores
elétricos. Recursos pré-laboratoriais e experimentais são importantes ferramentas para
desenvolvimento do estudante, tornando-o agente mais ativo e protagonista da obtenção
do seu próprio conhecimento, bem como um bom recurso didático que pode ser
utilizado pelo professor como forma de aplicar o conteúdo exposto. O programa
desenvolvido é uma ferramenta útil para a demonstração de acionamento em salas aulas,
já que para isso é necessário apenas um computador. A partir do uso da plataforma é
possível entender as conexões necessárias para o funcionamento do motor em diversas
configurações, o que faz com que o usuário possa realizar montagens físicas com mais
praticidade após a utilização dele. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.title |
Ambiente virtual para ensino e aprendizagem de acionamento de motores elétricos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-27 |
|
dc.description.abstract |
In this work a virtual environment is presented to assist students and teachers in
the teaching and learning of electric motors activation methods. The methodology is
based on the development of a serious game through the Construct 2 © platform, which
intuitively enables the execution of projects related to virtual simulations and
computational games. The use of the virtual environment aims to enable the users to
familiarize themselves with the electric motors activation subject, facilitating the
execution of physical experiments, being configured as a good pre-laboratory resource,
with the possibility of being used anywhere, at any time, for better learning of the
execution of the main assemblies related to activation of electric motors. Pre-laboratory
and experimental resources are important tools for student development, making them
the most active agent and protagonist of obtaining their own knowledge, as well as a
good didactic resource that can be used by the teacher as a way to apply the exposed
content. The program developed is a useful tool for the demonstration of the subject in
classrooms, since this requires only one computer. Furthermore, from the use of the
platform it is possible to understand the connections necessary for the operation of the
motor in various configurations, which allows the user to make physical assemblies
with more practicality after using it. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19098 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-27T20:38:06Z |
|
dc.date.available |
2021-05-27 |
|
dc.date.available |
2021-05-27T20:38:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente virtual de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Motores elétricos - acionamento |
pt_BR |
dc.subject |
Acionamento de motores elétricos - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Instalações elétricas |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual learning environment |
pt_BR |
dc.subject |
Electric motors - drive |
pt_BR |
dc.subject |
Driving electric motors - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Electrical installations |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Túlio Roberto Nascimento de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Virtual environment for teaching and learning to drive electric motors. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Túlio Roberto Nascimento de. Ambiente virtual para ensino e aprendizagem de acionamento de motores elétricos. 2019. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19098 |
pt_BR |