Repositorio Dspace/Manakin

Discursivização e didatização: aplicabilidades didático-pedagógicas do gênero fábulas no Ensino Fundamental II.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Vanice Maria Lacerda de Melo.
dc.contributor.referee2 ARRAIS, Maria Nazareth Lopes.
dc.description.resumo Este trabalho busca refletir sobre a leitura numa perspectiva discursiva. Analisa a construção de sentidos a partir da adoção do gênero fábula, considerando-o como um ponto de partida para a mediação da leitura em sala de aula e destacando que, pelos olhos da Análise de Discurso, é possível efetivar-se a construção de sentidos dos textos, num jogo interlocutivo em que se presentificam autor-leitor-autor-processo de produção, para provar que a leitura, enquanto produto(ra) de sentidos, efetiva-se no espaço da interdiscursividade.O estudo de textos em sala de aula não deve ser pautado numa única interpretação dada como correta. É necessário reconhecer que existem diferentes pontos de vista que fazem parte da natureza humana, como também, particularidades que caracterizam, especialmente, o sujeitoaluno.Esta pesquisa ampara-se nos fundamentos da Análise de Discurso, em que sujeito e sentidos se constituem no discurso. Busca-se, desse modo, oferecer subsídios teóricometodológicos com o intuito de promover a produção de sentidos pelos alunos, enfatizando a leitura de fábulas e promovendo múltiplas possibilidades de sentidos ligados as suas vivências individuais, num espaço onde o aluno precisa ser estimulado a manifestar seus sentimentos e suas posições discursivas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Discursivização e didatização: aplicabilidades didático-pedagógicas do gênero fábulas no Ensino Fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract This work seeks to reflect on reading from a discursive perspective. It analyzes the construction of meanings from the adoption of the fable genre, considering it as a starting point for the mediation of reading in the classroom and emphasizing that through the eyes of Discourse Analysis is possible to effect the construction of sense of texts, in an interlocutive game in which author-reader-author-process of production is introduced, to prove that reading, as a product of senses, is effected in the space of interdiscursivity. The study of texts in the classroom should not be based on a single interpretation given as correct. It is necessary to recognize that there are different points of view that are part of human nature, as well as particularities that characterize, especially, the subject-student. This research is based on the foundations of Discourse Analysis, in which the subject and the senses constitute the discourse. In this way, we seek to offer theoretical-methodological subsidies in order to promote the production of meanings by students, emphasizing the reading of fables and promoting multiple possibilities of senses linked to their individual experiences, in a space where the student needs to be stimulated to Express their feelings and their discursive positions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/190
dc.date.accessioned 2017-12-27T17:40:50Z
dc.date.available 2017-12-27
dc.date.available 2017-12-27T17:40:50Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Análise de discurso pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Sentido de textos pt_BR
dc.subject Gênero fábula pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Speech Analysis pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Sense of texts pt_BR
dc.subject Fable Genre pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Rosimere Martins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Discursivization and didacization: didactic-pedagogical applicability of the fable genre in elementary school II. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Rosemere Martins de. Discursivização e didatização: aplicabilidades didático-pedagógicas do gênero fábulas no Ensino Fundamental II. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta