DSpace/Manakin Repository

A necessidade de construir núcleos interdisciplinares de ensino na educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, M. R. pt_BR
dc.creator.ID ANDRADE, M. R de pt_BR
dc.creator.ID Marilhia Rafaelly de Andrade Melo pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4136700962393517 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Kiara Tatianny Santos da Costa pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatiana Santos da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Thiago Pereira da.
dc.description.resumo Os professores da Educação Básica muitas vezes limitam sua prática pedagógica ao ensino tradicional, utiliza recursos didáticos como o quadro branco e o livro didático sem trazer para a sala de aula a dinamização ou estratégias que acompanhem o processo de ensino-aprendizagem voltado para uma aprendizagem significativa, dentro de uma perspectiva construtivista. A prática docente deve priorizar experiências investigativas que estimulem a permanência do aluno na educação. No entanto, a literatura mostra que recursos como Núcleos Interdisciplinares são pouco usuais, mas que o conceito de interdisciplinaridade é presente no discurso do professor e nos trabalhos científicos. Este trabalho buscou realizar um levantamento teórico-metodológico sobre núcleos interdisciplinares e como ocorre sua implementação na educação básica nas plataformas da Scielo e BDTD, analisando os através da análise de conteúdo de Bardin. O presente trabalho buscou entrevistar por meio de um formulário eletrônico professores e estudantes que no ano de 2017participaram do Núcleo Conexão na Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza na cidade de Jaçanã – RN. Através disso, percebeu-se que os alunos tiveram experiências significativasdentro do espaço do Núcleo Conexão e que o método Núcleo interdisciplinar pode ser uma ferramentaestratégica que possibilita o pleno desenvolvimento dos alunos como cidadão, baseados na aprendizagem significativa, além de melhorar a relação professor-aluno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title A necessidade de construir núcleos interdisciplinares de ensino na educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-18
dc.description.abstract Basic Education teachers often limit their pedagogical practice to traditional teaching, use didactic resources such as the whiteboard and the textbook without bringing to the classroom the dynamism or strategies that accompany the teaching-learning process aimed at meaningful learning. The teaching practice must prioritize investigative experiences that encourage the student to remain in education. However, the literature shows that resources such as Interdisciplinary Centers are unusual, but that the concept of interdisciplinarity is present in scientific surveys. This work sought to carry out a theoretical-methodological survey on interdisciplinary nuclei and how they are implemented in basic education on Scielo and BDTD platforms, analyzing them through Bardin's analysis. The present work sought to interview teachers and students who, in 2017, participated in the Connection Center at the State School Professor Terezinha Carolino de Souza in the city of Jaçanã - RN. Through this, it was realized that students had significant experiences within the Nucleus Connection space and that the term interdisciplinary Nucleus can be a strategic tool that enables the full development of students as citizens based on meaningful learning, in addition to improving the teacher-teacher relationship student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19113
dc.date.accessioned 2021-05-28T13:23:57Z
dc.date.available 2021-05-28
dc.date.available 2021-05-28T13:23:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Educação básica - ensino pt_BR
dc.subject Educação básica - interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Núcleos interdisciplinares pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Basic education - teaching pt_BR
dc.subject Basic education - interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Interdisciplinary groups pt_BR
dc.subject Educación básica pt_BR
dc.subject Educación básica - docencia pt_BR
dc.subject Educación básica - interdisciplinariedad pt_BR
dc.subject Grupos interdisciplinarios pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Marilhia Rafaelly de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The need to build interdisciplinary teaching centers in the basic education. pt_BR
dc.title.alternative La necesidad de construir centros docentes interdisciplinarios en el Educación básica. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Marilhia Rafaelly de. A necessidade de construir núcleos interdisciplinares de ensino na educação básica. 2021. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. pt_BR
dc.description.resumen Los docentes de educación básica a menudo limitan su práctica pedagógica a la docencia. tradicional, utiliza recursos didácticos como la pizarra y el libro de texto sin llevarlo a la sala el dinamismo o estrategias que acompañan al proceso de enseñanza-aprendizaje para un aprendizaje significativo, dentro de una perspectiva constructivista. La práctica docente debe priorizar experiencias investigativas que incentiven al alumno a permanecer en la educación. En el Sin embargo, la literatura muestra que recursos como los Centros Interdisciplinarios son inusuales, pero que el concepto de interdisciplinariedad está presente en el discurso del docente y en el trabajo científico. Este trabajo buscó realizar un relevamiento teórico-metodológico sobre núcleos interdisciplinarios y cómo se implementa en educación básica en plataformas Scielo y BDTD, analizándolas a través del análisis de contenido de Bardin. El presente trabajo buscó entrevistar mediante un profesores y alumnos de formulario electrónico que, en 2017, participaron en el Connection Center en la Escuela Pública Profesor Terezinha Carolino de Souza en la ciudad de Jaçanã - RN. A través de esto, Se notó que los estudiantes tuvieron experiencias significativas dentro del espacio del Núcleo Conexão y que el método Núcleo interdisciplinario puede ser una herramienta estratégica que permita la plena desarrollo de los estudiantes como ciudadanos, basado en un aprendizaje significativo, además de mejorar la relación profesor-alumno. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta