dc.creator.ID |
ANDRADE, M. R. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
ANDRADE, M. R de |
pt_BR |
dc.creator.ID |
Marilhia Rafaelly de Andrade Melo |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4136700962393517 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Nayara Tatiana Santos da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Thiago Pereira da. |
|
dc.description.resumo |
Os professores da Educação Básica muitas vezes limitam sua prática pedagógica ao ensino
tradicional, utiliza recursos didáticos como o quadro branco e o livro didático sem trazer para a sala
de aula a dinamização ou estratégias que acompanhem o processo de ensino-aprendizagem voltado
para uma aprendizagem significativa, dentro de uma perspectiva construtivista. A prática docente
deve priorizar experiências investigativas que estimulem a permanência do aluno na educação. No
entanto, a literatura mostra que recursos como Núcleos Interdisciplinares são pouco usuais, mas que
o conceito de interdisciplinaridade é presente no discurso do professor e nos trabalhos científicos.
Este trabalho buscou realizar um levantamento teórico-metodológico sobre núcleos interdisciplinares
e como ocorre sua implementação na educação básica nas plataformas da Scielo e BDTD, analisando os através da análise de conteúdo de Bardin. O presente trabalho buscou entrevistar por meio de um
formulário eletrônico professores e estudantes que no ano de 2017participaram do Núcleo Conexão
na Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza na cidade de Jaçanã – RN. Através disso,
percebeu-se que os alunos tiveram experiências significativasdentro do espaço do Núcleo Conexão e
que o método Núcleo interdisciplinar pode ser uma ferramentaestratégica que possibilita o pleno
desenvolvimento dos alunos como cidadão, baseados na aprendizagem significativa, além de
melhorar a relação professor-aluno. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A necessidade de construir núcleos interdisciplinares de ensino na educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-18 |
|
dc.description.abstract |
Basic Education teachers often limit their pedagogical practice to traditional teaching, use didactic
resources such as the whiteboard and the textbook without bringing to the classroom the dynamism
or strategies that accompany the teaching-learning process aimed at meaningful learning. The
teaching practice must prioritize investigative experiences that encourage the student to remain in
education. However, the literature shows that resources such as Interdisciplinary Centers are unusual,
but that the concept of interdisciplinarity is present in scientific surveys. This work sought to carry
out a theoretical-methodological survey on interdisciplinary nuclei and how they are implemented in
basic education on Scielo and BDTD platforms, analyzing them through Bardin's analysis. The
present work sought to interview teachers and students who, in 2017, participated in the Connection
Center at the State School Professor Terezinha Carolino de Souza in the city of Jaçanã - RN. Through
this, it was realized that students had significant experiences within the Nucleus Connection space
and that the term interdisciplinary Nucleus can be a strategic tool that enables the full development
of students as citizens based on meaningful learning, in addition to improving the teacher-teacher
relationship student. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19113 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-28T13:23:57Z |
|
dc.date.available |
2021-05-28 |
|
dc.date.available |
2021-05-28T13:23:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica - interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Núcleos interdisciplinares |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinary groups |
pt_BR |
dc.subject |
Educación básica |
pt_BR |
dc.subject |
Educación básica - docencia |
pt_BR |
dc.subject |
Educación básica - interdisciplinariedad |
pt_BR |
dc.subject |
Grupos interdisciplinarios |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Marilhia Rafaelly de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The need to build interdisciplinary teaching centers in the basic education. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La necesidad de construir centros docentes interdisciplinarios en el Educación básica. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Marilhia Rafaelly de. A necessidade de construir núcleos interdisciplinares de ensino na educação básica. 2021. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Los docentes de educación básica a menudo limitan su práctica pedagógica a la docencia.
tradicional, utiliza recursos didácticos como la pizarra y el libro de texto sin llevarlo a la sala
el dinamismo o estrategias que acompañan al proceso de enseñanza-aprendizaje
para un aprendizaje significativo, dentro de una perspectiva constructivista. La práctica docente
debe priorizar experiencias investigativas que incentiven al alumno a permanecer en la educación. En el
Sin embargo, la literatura muestra que recursos como los Centros Interdisciplinarios son inusuales, pero que
el concepto de interdisciplinariedad está presente en el discurso del docente y en el trabajo científico.
Este trabajo buscó realizar un relevamiento teórico-metodológico sobre núcleos interdisciplinarios
y cómo se implementa en educación básica en plataformas Scielo y BDTD, analizándolas a través del análisis de contenido de Bardin. El presente trabajo buscó entrevistar mediante un
profesores y alumnos de formulario electrónico que, en 2017, participaron en el Connection Center
en la Escuela Pública Profesor Terezinha Carolino de Souza en la ciudad de Jaçanã - RN. A través de esto,
Se notó que los estudiantes tuvieron experiencias significativas dentro del espacio del Núcleo Conexão y
que el método Núcleo interdisciplinario puede ser una herramienta estratégica que permita la plena
desarrollo de los estudiantes como ciudadanos, basado en un aprendizaje significativo, además de
mejorar la relación profesor-alumno. |
pt_BR |