DSpace/Manakin Repository

Abordagens temáticas em EJA: uma análise das produções dos TCCs das licenciaturas UFCG - Campus Cuité.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5060441594289254 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Kiara Tatianny Santos da Costa pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.description.resumo O presente trabalho apresenta-se a partir de revisão bibliográfica que compreendem o levantamento das pesquisas e a elaboração de fichamentos fundamentados nas leituras do material selecionado, se caracterizando como uma pesquisa do tipo exploratória. A proposta tinha como objetivo refletir sobre as temáticas recorrentes, bem como sobre as principais questões e referências teóricas acerca do Ensino Médio na modalidade EJA mediante uma abordagem quantitativa e qualitativa. Tal levantamento foi realizado entre os Trabalhos de conclusão de curso disponíveis na biblioteca da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cuité-PB. O intuito no desenvolvimento dessa pesquisa é de contribuir para o campo de estudos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) diante de apresentação e análise de dados obtidos durante a mesma. Para tanto, a partir dos trabalhos identificados pautamo-nos na elaboração de categorias relacionadas às principais recorrências desses trabalhos. Foram selecionados 12 TCCs, que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos e que foram publicados entre os anos de 2010 e 2020. A pesquisa evidenciou: o caráter interdisciplinar dos estudos; a predominância de pesquisas que abordam metodologias qualitativas e quanti qualitativas; a diversidade teórica que fundamenta esse campo de investigação. Diante do restrito número de trabalhos de conclusão de curso sobre o tema EJA, percebeu-se a importância de explorar essa área de pesquisa e produção do conhecimento. Assim, foi possível dizer que as produções encontradas não tinham como objetivo principal investigar e analisar a EJA/EM como objeto em si, o que atesta a falta de protagonismo conferida à Educação de Jovens e Adultos no meio científico pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação de Adultos pt_BR
dc.title Abordagens temáticas em EJA: uma análise das produções dos TCCs das licenciaturas UFCG - Campus Cuité. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-14
dc.description.abstract The present work is based on a bibliographic review that includes the survey of research and the elaboration of records based on the readings of the selected material, being characterized as an exploratory research. The purpose of the proposal was to reflect on the recurring themes, as well as on the main questions and theoretical references about High School in the EJA modality through a quantitative and qualitative approach. Such a survey was carried out among the Course Conclusion Papers available at the library of the Federal University of Campina Grande, campus of Cuité-PB. The purpose of developing this research is to contribute to the field of studies of Youth and Adult Education (EJA) in the face of the presentation and analysis of data obtained during the same. Therefore, based on the identified works, we are guided by the elaboration of categories based on the main recurrences of these works. Twelve TCCs were selected, which met the established inclusion criteria and were published between the years 2010 and 2020. The research showed: the interdisciplinary nature of the studies; the predominance of research that addresses qualitative and quantitative qualitative methodologies; the theoretical diversity that underlies this field of investigation. In view of the limited number of course completion papers on the subject of YAE, the importance of exploring this area of research and knowledge production was realized. Thus, it was possible to say that the productions found did not have as main objective to investigate and analyze the EJA / EM as an object in itself, which attests to the lack of protagonism conferred to the Education of Youths and Adults in the scientific environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19114
dc.date.accessioned 2021-05-28T14:02:12Z
dc.date.available 2021-05-28
dc.date.available 2021-05-28T14:02:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Licenciaturas - CES - Cuité pt_BR
dc.subject Cursos de licenciatura - Cuité - PB pt_BR
dc.subject EJA - pesquisa - licenciatura pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Bachelor's Degrees - CES - Cuité pt_BR
dc.subject Undergraduate courses - Cuité - PB pt_BR
dc.subject EJA - research - undergraduate pt_BR
dc.subject Educación de jóvenes y adultos pt_BR
dc.subject Grados - CES - Cuité pt_BR
dc.subject Cursos de grado - Cuité - PB pt_BR
dc.subject EJA - investigación - pregrado pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Danielle.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Thematic approaches in EJA: an analysis of the production of the TCCs of UFCG degrees - Campus Cuité. pt_BR
dc.title.alternative Enfoques temáticos en EJA: un análisis de las producciones de los TCC de títulos UFCG - Campus Cuité. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Danielle. Abordagens temáticas em EJA: uma análise das produções dos TCCs das licenciaturas UFCG - Campus Cuité. 2021. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo se presenta a partir de una revisión bibliográfica que comprende la relevamiento de las investigaciones y elaboración de archivos a partir de las lecturas de los material seleccionado, caracterizado como una investigación exploratoria. La propuesta tenía el objetivo de reflexionar sobre los temas recurrentes, así como sobre los principales preguntas teóricas y referencias sobre Bachillerato en la modalidad EJA a través de un enfoque cuantitativo y cualitativo. Tal encuesta se llevó a cabo entre los finalización del curso disponible en la biblioteca de la Universidad Federal de Campina Grande, campus de Cuité-PB. La intención en el desarrollo de esta investigación es contribuir al campo de los estudios de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) frente a la presentación y el análisis de datos obtenido durante el mismo. Por tanto, a partir de las obras identificadas, nos guiamos por la elaboración de categorías relacionadas con las principales recurrencias de estas obras. Fueron Se seleccionaron 12 TCC, que cumplieron con los criterios de inclusión establecidos y que fueron publicado entre los años 2010 y 2020. La investigación mostró: el carácter interdisciplinario de estudios; el predominio de la investigación que aborda metodologías cualitativas y cuantitativas cualitativas; la diversidad teórica que subyace a este campo de investigación. En vista de el número limitado de trabajos de finalización del curso sobre el tema de YAE, la importancia de explorar esta área de investigación y producción de conocimiento. Entonces, era posible decir que las producciones encontradas no tenían como objetivo principal investigar y analizar el EJA / EM como un objeto en sí mismo, lo que atestigua el poco protagonismo que se le da a la Educación de los Jóvenes y Adultos en la comunidad científica pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta