dc.creator.ID |
SANTOS, D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5060441594289254 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho apresenta-se a partir de revisão bibliográfica que compreendem o
levantamento das pesquisas e a elaboração de fichamentos fundamentados nas leituras do
material selecionado, se caracterizando como uma pesquisa do tipo exploratória. A proposta
tinha como objetivo refletir sobre as temáticas recorrentes, bem como sobre as principais
questões e referências teóricas acerca do Ensino Médio na modalidade EJA mediante uma
abordagem quantitativa e qualitativa. Tal levantamento foi realizado entre os Trabalhos de
conclusão de curso disponíveis na biblioteca da Universidade Federal de Campina Grande,
campus de Cuité-PB. O intuito no desenvolvimento dessa pesquisa é de contribuir para o campo
de estudos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) diante de apresentação e análise de dados
obtidos durante a mesma. Para tanto, a partir dos trabalhos identificados pautamo-nos na
elaboração de categorias relacionadas às principais recorrências desses trabalhos. Foram
selecionados 12 TCCs, que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos e que foram
publicados entre os anos de 2010 e 2020. A pesquisa evidenciou: o caráter interdisciplinar dos
estudos; a predominância de pesquisas que abordam metodologias qualitativas e quanti qualitativas; a diversidade teórica que fundamenta esse campo de investigação. Diante do
restrito número de trabalhos de conclusão de curso sobre o tema EJA, percebeu-se a importância
de explorar essa área de pesquisa e produção do conhecimento. Assim, foi possível dizer que
as produções encontradas não tinham como objetivo principal investigar e analisar a EJA/EM
como objeto em si, o que atesta a falta de protagonismo conferida à Educação de Jovens e
Adultos no meio científico |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação de Adultos |
pt_BR |
dc.title |
Abordagens temáticas em EJA: uma análise das produções dos TCCs das licenciaturas UFCG - Campus Cuité. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-14 |
|
dc.description.abstract |
The present work is based on a bibliographic review that includes the survey of research and
the elaboration of records based on the readings of the selected material, being characterized as
an exploratory research. The purpose of the proposal was to reflect on the recurring themes, as
well as on the main questions and theoretical references about High School in the EJA modality
through a quantitative and qualitative approach. Such a survey was carried out among the
Course Conclusion Papers available at the library of the Federal University of Campina Grande,
campus of Cuité-PB. The purpose of developing this research is to contribute to the field of
studies of Youth and Adult Education (EJA) in the face of the presentation and analysis of data
obtained during the same. Therefore, based on the identified works, we are guided by the
elaboration of categories based on the main recurrences of these works. Twelve TCCs were
selected, which met the established inclusion criteria and were published between the years
2010 and 2020. The research showed: the interdisciplinary nature of the studies; the
predominance of research that addresses qualitative and quantitative qualitative methodologies;
the theoretical diversity that underlies this field of investigation. In view of the limited number
of course completion papers on the subject of YAE, the importance of exploring this area of
research and knowledge production was realized. Thus, it was possible to say that the
productions found did not have as main objective to investigate and analyze the EJA / EM as
an object in itself, which attests to the lack of protagonism conferred to the Education of Youths
and Adults in the scientific environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19114 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-28T14:02:12Z |
|
dc.date.available |
2021-05-28 |
|
dc.date.available |
2021-05-28T14:02:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciaturas - CES - Cuité |
pt_BR |
dc.subject |
Cursos de licenciatura - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
EJA - pesquisa - licenciatura |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor's Degrees - CES - Cuité |
pt_BR |
dc.subject |
Undergraduate courses - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
EJA - research - undergraduate |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Grados - CES - Cuité |
pt_BR |
dc.subject |
Cursos de grado - Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
EJA - investigación - pregrado |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Danielle. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Thematic approaches in EJA: an analysis of the production of the TCCs of UFCG degrees - Campus Cuité. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Enfoques temáticos en EJA: un análisis de las producciones de los TCC de títulos UFCG - Campus Cuité. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Danielle. Abordagens temáticas em EJA: uma análise das produções dos TCCs das licenciaturas UFCG - Campus Cuité. 2021. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente trabajo se presenta a partir de una revisión bibliográfica que comprende la
relevamiento de las investigaciones y elaboración de archivos a partir de las lecturas de los
material seleccionado, caracterizado como una investigación exploratoria. La propuesta
tenía el objetivo de reflexionar sobre los temas recurrentes, así como sobre los principales
preguntas teóricas y referencias sobre Bachillerato en la modalidad EJA a través de un
enfoque cuantitativo y cualitativo. Tal encuesta se llevó a cabo entre los
finalización del curso disponible en la biblioteca de la Universidad Federal de Campina Grande,
campus de Cuité-PB. La intención en el desarrollo de esta investigación es contribuir al campo
de los estudios de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) frente a la presentación y el análisis de datos
obtenido durante el mismo. Por tanto, a partir de las obras identificadas, nos guiamos por la
elaboración de categorías relacionadas con las principales recurrencias de estas obras. Fueron
Se seleccionaron 12 TCC, que cumplieron con los criterios de inclusión establecidos y que fueron
publicado entre los años 2010 y 2020. La investigación mostró: el carácter interdisciplinario de
estudios; el predominio de la investigación que aborda metodologías cualitativas y cuantitativas cualitativas; la diversidad teórica que subyace a este campo de investigación. En vista de
el número limitado de trabajos de finalización del curso sobre el tema de YAE, la importancia de
explorar esta área de investigación y producción de conocimiento. Entonces, era posible decir que
las producciones encontradas no tenían como objetivo principal investigar y analizar el EJA / EM
como un objeto en sí mismo, lo que atestigua el poco protagonismo que se le da a la Educación de los Jóvenes y
Adultos en la comunidad científica |
pt_BR |