DSpace/Manakin Repository

Saberes e expectativas de professores de Língua Portuguesa do ensino  fundamental dos anos finais acerca da Base Nacional Comum Curricular.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BAGAGIM, N. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5264373333379749 pt_BR
dc.contributor.advisor1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.advisor1ID JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1522820813285364
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.referee2 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.description.resumo Atualmente, no cenário educacional brasileiro, alterações impositivas no âmbito curricular têm provocado discussões a respeito do ensino, especialmente sobre a atuação do professor, considerando que os planejamentos pedagógicos e a prática docente tendem a ser condicionadas às concepções teórico-metodológicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, considerando a importância do professor na reformulação curricular, esta pesquisa objetiva analisar os saberes e as expectativas de professores/as da Rede Municipal de Educação de Ouricuri/PE acerca dos postulados de caráter geral da BNCC e das diretrizes curriculares do componente de Língua Portuguesa impostas pelo documento. Para alcançar o objetivo traçado, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e exploratória, pois o objeto de análise deste estudo são os saberes e as expectativas docentes sobre a BNCC. Para isso, utilizamos como procedimento investigativo para a coleta de dados a entrevista semiestruturada. Respaldamo-nos nas contribuições de Lopes (2018; 2019), Lopes e Macedo (2011), Moreira e Candau (2007; 2008) e Silva (2017) que discutem as concepções curriculares e o caráter homogêneo e centralizador da BNCC. Esta pesquisa também dialoga com os pressupostos de Girotto (2018), Giroux (1997), Hypolito (2019), Marchelli (2014), Moreira; Silva (1994) que refletem sobre a formulação dos currículos a partir da BNCC sob uma perspectiva de mudanças das políticas curriculares no sistema educacional brasileiro. Além disso, o estudo traz as ponderações de Geraldi (2015), Lopes (2018), Macedo (2019), dentre outros. Deste estudo, constatamos que mesmo a política da BNCC se apresentando como impactantes no ensino e na prática pedagógica ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas, dentre elas o olhar das políticas públicas com os/as professores/as, tendo em vista que esses profissionais estão alheios aos postulados da BNCC devido à ausência de formação e discussão. No estudo realizado, a maioria dos/as docentes colaboradores afirmaram não saber, com propriedade, o que pretende a normativa para o Ensino de Língua Portuguesa, mas esperam que o documento ajude na superação das dificuldades dos alunos por enfatizar a textualidade, apesar de desconhecerem as suas diretrizes. Logo, é possível concluir que os saberes e as expectativas dos postulados da BNCC pelos/as professores/as são silenciosos, confusos e conflitantes, causando-lhes inquietações diante da realidade curricular obrigatória. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Saberes e expectativas de professores de Língua Portuguesa do ensino  fundamental dos anos finais acerca da Base Nacional Comum Curricular. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-13
dc.description.abstract Currently, in the Brazilian educational scenario, imposing changes in the curriculum have provoked discussions about teaching, especially about the teacher's performance, considering that pedagogical planning and teaching practice tend to be conditioned to the theoretical- methodological conceptions of the Common National Curricular Base. (BNCC). Thus, considering the importance of the teacher in curricular reformulation, this research aims to analyze the knowledge and expectations of teachers of the Ouricuri / PE Municipal Education Network about the general postulates of the BNCC and the curricular guidelines of the Portuguese Language component imposed by the document. To reach the goal set, this research is characterized as qualitative and exploratory, because the object of analysis of this study is knowledge and expectations of teachers. For this, we used as investigative procedure for data collection the semi-structured interview. We support the contributions of Lopes (2018; 2019), Lopes and Macedo (2011), Moreira and Candau (2007; 2008) and Silva (2017) who discuss the curricular conceptions and the homogeneous and centralizing character of BNCC. This research also dialogues with the assumptions of Girotto (2018), Giroux (1997), Hypolito (2019), Marchelli (2014), Moreira; Silva (1994) who reflect on the formulation of curricula from the BNCC under a perspective of changes in curriculum policies in the Brazilian educational system. In addition, the study brings the weightings of Geraldi (2015), Lopes (2018), Macedo (2019), among others. From this study, we found that even the policy of BNCC presenting itself as impacting in teaching and pedagogical practice there are still many gaps to be filled, among them the look of public policies with teachers, considering that these professionals are foreign to the postulates of the BNCC due to the lack of training and discussion. In the study carried out, most of the collaborating teachers stated that they do not know properly what the norms for Portuguese Language Teaching want, but they hope that the document will help to overcome the students' difficulties by emphasizing textuality, despite not knowing their guidelines. Therefore, it is possible to conclude that the knowledge and expectations of BNCC postulates by teachers are silent, confusing and conflicting, causing them concerns regarding the compulsory curricular reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19170
dc.date.accessioned 2021-06-02T13:35:56Z
dc.date.available 2021-06-02
dc.date.available 2021-06-02T13:35:56Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Common National Curriculum Base pt_BR
dc.subject Resume pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BAGAGIM, Natália Coêlho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Knowledge and expectations of Portuguese language teachers of elementary school in the final years about the Common National Curriculum Base. pt_BR
dc.identifier.citation BAGAGIM, Natália Coêlho. Saberes e expectativas de professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental dos anos finais acerca da Base Nacional Curricular. 2019. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta