DSpace/Manakin Repository

Das práticas de leitura ao letramento literário: uma sequência didática  sobre a criança negra à luz do pós-­colonialismo para o 9º ano do ensino  fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALENCAR, F. R. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9316325694413747 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 pt_BR
dc.contributor.referee1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.description.resumo As abordagens do texto literário na sala de aula têm se manifestado como uma reprodução de propostas de leitura e escrita motivadas pelo livro didático, principal instrumento utilizado nas aulas de língua materna. Essa concepção de ensino acaba negligenciando, no contexto escolar, um contato positivo do discente com a Literatura, haja vista a tradição mantida na seleção de textos  que  se  repetem  nos  manuais  didáticos,  reproduzindo  estereótipos  de  personagens  negras,  sendo  que  mais  de  cinquenta  por  cento  da  população  brasileira  se  declara  preta  ou parda.  Diante  disso,  essa  dissertação,  seguindo  a  proposta  do  PROFLETRAS,  se  propõe  a analisar as estratégias utilizadas para as práticas de leitura e apresenta uma sequência didática sobre  a  criança  negra  à  luz  do  Pós  Colonialismo,  a  partir  do  conto  Pai  contra  Mãe  de Machado  de  Assis,  publicado  em  1906,  na  perspectiva  do  letramento  literário.  A  fim  de promover  situações  em  que  a  leitura  e  as  produções  orais  e  escritas  sejam  significativas  e produtivas no processo ensino ­ aprendizagem, os textos selecionados e as atividades elencadas  na  proposta  de  intervenção  encontram -se  embasados  na  sequência  expandida  de  Cosson (2018), nas estratégias de leitura, apontadas por Bonnici (2012) nas estratégias de leitura, de Solé  (1998)  e  nas  alternativas  metodológicas  de  Bordini  e  Aguiar  (1988).  Nesse  sentido, entende-­se  que  as  práticas  de  leitura  e  escrita  se  tornam  mais  consistentes,  uma  vez  que  o professor de Língua Portuguesa é motivado a promover o letramento literário, com o intuito de  formar  uma  comunidade  de  leitores  no  contexto  escolar.  A  narrativa  apresentada  como texto­ -base  da  proposta  sugerida  encontra-­se  permeada  por  textos  que  se  apropriam  da linguagem verbal, visual e sonora, o que poderá contribuir para a fruição leitora dos sujeitos e aguçar  o  pensamento  crítico,  transformando  esse  ambiente  em  um  espaço  de  reflexão, construção  e  ressignificação  de  culturas  e  sensibilização  do  aluno-leitor  envolvido  nos processos  de  letramentos,  principalmente  o  literário,  para  que  reflita  sobre  si  mesmo (subjetividade) e sobre os outros (alteridade).  pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Das práticas de leitura ao letramento literário: uma sequência didática  sobre a criança negra à luz do pós-­colonialismo para o 9º ano do ensino  fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2020-04-16
dc.description.abstract The way teachers approach literary texts has been a practice inspired by thextbooks, since they constitute their main didatic material used in mother tongue classes. Such a teaching practice neglects a positive contact of students with Literature, as the tradition in the selection of texts repeat those proposed in teachers’ manuals show, since they portray black charactersas stereotypes, in a country like Brazil, where fifty percent of the population declares themselves as black or brunnette. For this reason, this dissertation, following PROFLETRAS Master’s Course Program rules, analyses strategies used as reading practices and presents a didatic sequence about black child based on a Post­Colonialist perspective, having the short story “Pai contra mãe” [Father against mother, translation ours], a Machado de Assistext,published in 1906, as the main one, aiming at literary literacy. In order to promote situations in which reading as well as oral and written activities are meaningful and productive in the teaching­learning process, the selected texts and the activities presented for an expanded didatic sequence, according to Cosson (2018) model are also built having Bonnici (2012) and Solé (1998) reading strategies as theoretical support, as well as Bordini & Aguiar (1988) methodologies. It is understood in this academic study that reading and writing practices become more consistente when the teacher is motivated to promote literary literacy in order to form a community of readers in the school context. Thus, the narrative presented as the main text of the didatic sequence is going to be followed by other texts that deal with oral, visual and verbal languages, since such a practice can contribute to fruition of students in the reading context and can foment their critical thinking, due to the discussions that will repurpose cultural perspectives and make students as readers more sensitive in the process of literacies, specially the liteary one, so that they can think about themselves (subjectivity) and the others (alterity). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19174
dc.date.accessioned 2021-06-02T16:28:30Z
dc.date.available 2021-06-02
dc.date.available 2021-06-02T16:28:30Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Aluno-leitor pt_BR
dc.subject Pós-colonialismo pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.subject Student-reader pt_BR
dc.subject Postcolonialism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALENCAR, Francisco Rivanildo Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From reading practices to literary literacy: a didactic sequence about the black child in the light of post-colonialism for the 9th year of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation ALENCAR, Francisco Rivanildo Fernandes de. Das práticas de leitura ao letramento: uma sequência didática sobre a criança negra à luz do pós – colonialismo para o 9° ano do ensino fundamental. 2020. 176f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta