DSpace/Manakin Repository

A música como recurso pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem reflexiva a partir do contexto cultural e educacional do município de Iguatu-CE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERNANDES, T. A. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7718102926562578 pt_BR
dc.contributor.advisor1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.advisor1ID JOCA, Alexandre Martins. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1522820813285364 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Kássia Mota de.
dc.contributor.referee2 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.description.resumo   Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre como a música pode auxiliar o ensino  da  Língua  Portuguesa,  de  forma  que  responda  ao  contexto  social  e  cultural  dos/as alunos/as e contribua no ensino da Língua Portuguesa por meio da interdisciplinaridade com a Arte. Desse modo, esse estudo utilizará métodos etnográficos, já que se refere a um  grupo específico  da  sociedade,  além  de  partir  de  uma  análise  qualitativa  e  interpretativa.  aprofundamento teórico teve como base Candau (2008, 2012), Barbosa (2008, 2011), Bortoni­ Ricardo (2001, 2008), Bakhtin (2003), Rojo (2012), Koch (2015), além de estudos sobre a  Teoria  da  Aprendizagem  significativa  de  Ausubel  (2000)  e  dos  seguintes  documentos  norteadores: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017).  Após  a  análise  dos  dados  foi  organizado  um  repertório  de  músicas  que  refletem  o contexto  social  e  cultural  dos/as  alunos/as,  que  servirá  como  recurso  para  a  elaboração  de atividades de Língua Portuguesa, de modo que contribua para um aprendizado significativo, partindo do que eles já conhecem. Portanto, esta pesquisa foi importante para identificar os gostos musicais dos alunos e dos professores e perceber as diferenças existentes, no contexto escolar  e  da  sala  de  aula.  Assim,  foi  possível  vislumbrar  possibilidades  de  abordagens pedagógicas que possam ir ao encontro das expectativas docentes e discentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A música como recurso pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem reflexiva a partir do contexto cultural e educacional do município de Iguatu-CE. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-16
dc.description.abstract This research aims to present a study on how music can help the teaching of the Portuguese language, in a way that responds to the social and cultural context of the students and contributes to the teaching of the Portuguese language through interdisciplinarity with Art. Thus, this study will use ethnographic methods, since it refers to a specific group of society, in addition to a qualitative and interpretative analysis. The theoretical deepening was based on Candau (2008, 2012), Barbosa (2008, 2011), Bortoni­Ricardo (2001, 2008), Bakhtin (2003), Rojo (2012), Koch (2015), in addition to studies on the Theory of Ausubel's significant learning (2000) and the following guiding documents: National Curriculum Parameters (1998) and the Common National Curriculum Base (2017). After analyzing the data, a repertoire of songs was organized that reflect the social and cultural context of the students, which will serve as a resource for the development of Portuguese language activities, so that it contributes to a meaningful learning, starting from what they already know. Therefore, this research was important to identify the musical tastes of students and teachers and to understand the existing differences, in the school and classroom context. Thus, it was possible to envision possibilities for pedagogical approaches that can meet the expectations of teachers and students.   pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19178
dc.date.accessioned 2021-06-02T17:11:31Z
dc.date.available 2021-06-02
dc.date.available 2021-06-02T17:11:31Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Contextos culturais pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Art pt_BR
dc.subject Song pt_BR
dc.subject Cultural contexts pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Tânia Amâncio Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music as a pedagogical resource for teaching Portuguese Language: a reflective approach from the cultural and educational context of the municipality of Iguatu-CE. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Tânia Amâncio Ferreira. A música como recurso pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa: uma abordagem reflexiva a partir do contexto cultural e educacional do município de Iguatu-CE. 2019. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta