DSpace/Manakin Repository

Trajetória de formação de uma estudante negra universidade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TEIXEIRA, F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3519513669099956 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.description.resumo O presente trabalho buscou abordar o tema trajetória de formação de uma estudante negra na universidade a partir da narrativa como perspectiva teórico-metodológica, realiza-se, então, uma pesquisa utilizando o método autobiográfico, afim de investigar os desafios da discriminação racial na trajetória de formação de uma estudante negra a partir da minha própria narrativa. Para tanto, e necessário discutir educação e desigualdade a partir das experiências e memórias sobre o processo de escolha do curso, a motivação e o ingresso na universidade, identificar as sutilezas do racismo e suas influências na trajetória de formação acadêmica e compreender o ingresso e permanência na universidade e sua importância na afirmação da identidade negra, considerando minha condição cotista. Diante disso, verifica-se que aluna não se sentiu incentiva pela maioria das pessoas que faziam parte do seu contexto social e familiar para ingressar na universidade devido sua condição socioeconômica, experiências de racismo em sua trajetória prejudicou sua saúde mental e consequentemente seu rendimento estudantil e seu maior incentivo para permanência na universidade era de reafirmar seu potencial como mulher negra e através de maiores possibilidades poder contribuir como agente de transformação no âmbito educacional. Constatando que o racismo enfrentado por estudante negra reflete significamente na sua identidade como profissional docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Trajetória de formação de uma estudante negra universidade. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-20
dc.description.abstract The present work sought to approach the theme of the formation trajectory of a black student at the university from the narrative as a theoreticaI-methodological perspective. Then, a research is carried out using the autobiographical method, in order to investigate the challenges of racial discrimination in the trajectory of formation of a black student from my own narrative. Therefore, it is necessary to discuss education and inequality based on experiences and memories about the process of choosing the course, motivation and admission to the university, identifying the subtleties of racism and its influences on the trajectory of academic training and understanding admission and permanence at university and its importance in the affirmation of black identity, considering my quota status. In view of this, it appears that a student did not feel encouraged by the majority of people who were part of her social and family context to enter the university due to her socioeconomic condition, experiences of racism in her trajectory impaired her mental health and consequently her student performance and her greatest incentive to stay at the university was to reaffirm her potential as a black woman and through greater possibilities to contribute as an agent of transformation in the educational field. Noting that the racism faced by black students reflects significantly on their professional teaching identity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19180
dc.date.accessioned 2021-06-02T17:32:58Z
dc.date.available 2021-06-02
dc.date.available 2021-06-02T17:32:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Trajetória de formação pt_BR
dc.subject Estudante negra pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Formação discente - estudante negra pt_BR
dc.subject Racismo estrutura pt_BR
dc.subject Identidade negra pt_BR
dc.subject Training trajectory pt_BR
dc.subject Black student pt_BR
dc.subject Racism pt_BR
dc.subject Student education - black student pt_BR
dc.subject Structure racism pt_BR
dc.subject Black identity pt_BR
dc.subject Trayectoria de entrenamiento pt_BR
dc.subject Estudiante negro pt_BR
dc.subject Educación del estudiante - estudiante negro pt_BR
dc.subject Estructurar el racismo pt_BR
dc.subject Identidad negra pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TEIXEIRA, Fernanda dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Trajectory of formation of a black university student. pt_BR
dc.title.alternative Trayectoria de formación de un universitario negro. pt_BR
dc.identifier.citation TEXEIRA, Fernanda dos Santos. Trajetória de formação de uma estudante negra na universidade. 2021. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo buscó abordar la trayectoria temática de la formación de un estudiante negro en la universidad desde la narrativa como perspectiva teórico-metodológica, se produce, luego, una encuesta utilizando el método autobiográfico, con el fin de investigar los desafíos de discriminación racial en la trayectoria formativa de un estudiante negro de la mi propia narrativa. Por tanto, es necesario discutir la educación y la desigualdad desde de las experiencias y recuerdos sobre el proceso de elección del curso, la motivación y la admisión universitaria, identificar las sutilezas del racismo y sus influencias en trayectoria de formación académica y comprensión del ingreso y permanencia en el universidad y su importancia en la afirmación de la identidad negra, considerando mi condición de accionista. Por tanto, parece que el alumno no se sintió animado por la mayoría de personas que formaban parte de su contexto social y familiar para ingresar al universidad por su condición socioeconómica, experiencias de racismo en su trayectoria dañó su salud mental y, en consecuencia, su desempeño estudiantil y su mayor incentivo para permanecer en la universidad fue reafirmar su potencial. como mujer negra y a través de mayores posibilidades de poder contribuir como agente de transformación en el ámbito educativo. Al darse cuenta de que el racismo al que se enfrenta La estudiante negra reflexiona significativamente sobre su identidad como profesional de la enseñanza. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta