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Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos.

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dc.creator.ID SOUZA, Paola Alves de. pt_BR
dc.creator.ID SOUZA, PAOLA ALVES DE.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9688128086457732
dc.contributor.advisor1 AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.contributor.advisor1ID AGRA DO Ó, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Auricélia Lopes.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.description.resumo O Brasil da década de 1930 passava por transformações decorrentes de um processo de modernização, essas transformações não implicavam em mudanças apenas físicas dos espaços, mas sobretudo na subjetividade dos existentes. Não se tratava de transformações apenas do espaço do fora, nem de transformações de nível legal, da transição de um país rural e supersticioso para um estado burocrático e citadino. Não se tratando apenas desse espaço do fora, que já foi tão bem trabalhado pela historiografia brasileira, essa dissertação vem tratar do espaço do dentro, no entanto, para se tratar desse espaço subjetivo, foi necessário passar por essas transformações, como dispositivos que implicaram em composições de subjetividades e de identidades. Essa dissertação lida com um problema central no conjunto de obras do escritor Graciliano Ramos, mas que até então parecia não receber a devida importância: trata-se do problema da ética, do egoísmo, da solidão. Nesse sentido, isolamos duas obras para serem analisadas, elas são S. Bernardo e Angústia Assim, o que nos propomos finalmente é filtrar a representação da ética ao longo da existência desse autor, a partir da interpretação de sua obra As marcas deixadas no tempo foram combustíveis para localizarmos como essa ética que chamamos de responsabilidade vai se mostrando ao longo da obra do autor estudado, como em confluência com o ressentimento e a amargura que vão se petrificando nessa obra, para tanto, tudo só foi possível ao anunciarmos a própria influência que as transformações da sociedade da década de 1930 no Brasil tiveram por sobre as obras e o autor nordestino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos. pt_BR
dc.date.issued 2011-03
dc.description.abstract The Brazil of the 1930's was undergoing transformations due to a modernization process, these transformations involving changes not only in physical spaces, but especially in the subjectivity of existing ones. It was not only transforms the space from outside, it was not just the level of legal changes, a transition from a rural country, and superstitious to a bureaucratic state, city. Since it is not just say that space, once worked so well the Brazilian historiography, this thesis is dealing with the space inside, but to deal with this subjective space, it was necessary to go through these transformations, such as devices that resulted in compositions subjectivities, identities. In that sense, this dissertation deals with a main body of work of the writer Graciliano Ramos, but until then, seemed not receive due importance, it is the question of ethics, selfishness and loneliness: two isolated works to be analyzed , you are, S. Bernard and Anguish, then we propose to filter the trademarks of ethics throughout the life of the author, from the interpretation of his work. The marks left on time, fuel was to locate, as we call this ethic of responsibility, will be showing throughout the book to the author, such as confluence, resentment, bitterness, you will be petrifying this work, both for all was only possible to announce the very influence that transformed society in the 1930s, Brazil had over the Northeast and the author works. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1918
dc.date.accessioned 2018-10-08T17:32:38Z
dc.date.available 2018-10-08
dc.date.available 2018-10-08T17:32:38Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Graciliano Ramos pt_BR
dc.subject História e Literatura pt_BR
dc.subject Composições de Subjetividades pt_BR
dc.subject Idiosincrasias pt_BR
dc.subject Identidades pt_BR
dc.subject Ética - Graciliano Ramos pt_BR
dc.subject Obra de Graciliano Ramos pt_BR
dc.subject Egoísmo pt_BR
dc.subject Solidão pt_BR
dc.subject São Bernardo - Graciliano Ramos pt_BR
dc.subject Angústia - Graciliano Ramos pt_BR
dc.subject Transformações no Brasil 1930 pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Paola Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative How sad the sky: marks of solitude, anguish and ethics of responsibility in Graciliano Ramos. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Paola Alves de. Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos. 2011. 138f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. pt_BR


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