dc.creator.ID |
SOUZA, Paola Alves de. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
SOUZA, PAOLA ALVES DE. |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9688128086457732 |
|
dc.contributor.advisor1 |
AGRA DO Ó, Alarcon. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGRA DO Ó, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Auricélia Lopes. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.description.resumo |
O Brasil da década de 1930 passava por transformações decorrentes de um processo de
modernização, essas transformações não implicavam em mudanças apenas físicas dos
espaços, mas sobretudo na subjetividade dos existentes. Não se tratava de
transformações apenas do espaço do fora, nem de transformações de nível legal, da
transição de um país rural e supersticioso para um estado burocrático e citadino. Não se
tratando apenas desse espaço do fora, que já foi tão bem trabalhado pela historiografia
brasileira, essa dissertação vem tratar do espaço do dentro, no entanto, para se tratar
desse espaço subjetivo, foi necessário passar por essas transformações, como
dispositivos que implicaram em composições de subjetividades e de identidades. Essa
dissertação lida com um problema central no conjunto de obras do escritor Graciliano
Ramos, mas que até então parecia não receber a devida importância: trata-se do
problema da ética, do egoísmo, da solidão. Nesse sentido, isolamos duas obras para
serem analisadas, elas são S. Bernardo e Angústia Assim, o que nos propomos
finalmente é filtrar a representação da ética ao longo da existência desse autor, a partir
da interpretação de sua obra As marcas deixadas no tempo foram combustíveis para
localizarmos como essa ética que chamamos de responsabilidade vai se mostrando ao
longo da obra do autor estudado, como em confluência com o ressentimento e a
amargura que vão se petrificando nessa obra, para tanto, tudo só foi possível ao
anunciarmos a própria influência que as transformações da sociedade da década de 1930
no Brasil tiveram por sobre as obras e o autor nordestino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-03 |
|
dc.description.abstract |
The Brazil of the 1930's was undergoing transformations due to a modernization
process, these transformations involving changes not only in physical spaces, but
especially in the subjectivity of existing ones. It was not only transforms the space from
outside, it was not just the level of legal changes, a transition from a rural country, and
superstitious to a bureaucratic state, city. Since it is not just say that space, once worked
so well the Brazilian historiography, this thesis is dealing with the space inside, but to
deal with this subjective space, it was necessary to go through these transformations,
such as devices that resulted in compositions subjectivities, identities. In that sense, this
dissertation deals with a main body of work of the writer Graciliano Ramos, but until
then, seemed not receive due importance, it is the question of ethics, selfishness and
loneliness: two isolated works to be analyzed , you are, S. Bernard and Anguish, then
we propose to filter the trademarks of ethics throughout the life of the author, from the
interpretation of his work. The marks left on time, fuel was to locate, as we call this
ethic of responsibility, will be showing throughout the book to the author, such as
confluence, resentment, bitterness, you will be petrifying this work, both for all was
only possible to announce the very influence that transformed society in the 1930s,
Brazil had over the Northeast and the author works. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1918 |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-08T17:32:38Z |
|
dc.date.available |
2018-10-08 |
|
dc.date.available |
2018-10-08T17:32:38Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Graciliano Ramos |
pt_BR |
dc.subject |
História e Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Composições de Subjetividades |
pt_BR |
dc.subject |
Idiosincrasias |
pt_BR |
dc.subject |
Identidades |
pt_BR |
dc.subject |
Ética - Graciliano Ramos |
pt_BR |
dc.subject |
Obra de Graciliano Ramos |
pt_BR |
dc.subject |
Egoísmo |
pt_BR |
dc.subject |
Solidão |
pt_BR |
dc.subject |
São Bernardo - Graciliano Ramos |
pt_BR |
dc.subject |
Angústia - Graciliano Ramos |
pt_BR |
dc.subject |
Transformações no Brasil 1930 |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Paola Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
How sad the sky: marks of solitude, anguish and ethics of responsibility in Graciliano Ramos. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Paola Alves de. Como estava triste o céu: marcas da solidão, angústia e ética da responsabilidade em Graciliano Ramos. 2011. 138f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. |
pt_BR |