dc.creator.ID |
BARREIROS, C. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7083093581288761 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Heron Neves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.description.resumo |
A recente pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19), causada pelo coronavirus, resultou em
uma série de impactos nas mais diversas áreas. Um dos setores afetados foi a educação, que
teve uma grande mudança de forma repentina e fez com que o professor precisasse se
reinventar para dar continuidade às atividades educacionais no modelo de ensino remoto
emergencial que passou a fazer parte da sua rotina. Nesse contexto, o presente estudo teve por
objetivo investigar as interferências da pandemia no campo da educação a partir do ponto de
vista dos professores, identificando os problemas e as dificuldades que estes profissionais da
área da educação passaram a enfrentar com as atividades remotas. Como estratégia
metodológica para este fim, foi realizado um estudo quantitativo e qualitativo, composto por
uma amostra de 64 professores da sala de aula regular da Educação Básica, sendo 55 da
Paraíba-PB, 6 do Rio Grande do Norte-RN e 3 do Rio de Janeiro-RJ. Todos eles afirmaram
estar desenvolvendo atividades de ensino na modalidade remota. A coleta das informações
ocorreu entre os dias 9 e 22 de abril de 2021, via questionário on-line no Google forms,
composto por 17 questões. Os dados coletados mostraram que, apesar das dificuldades quanto
ao uso das tecnologias como recursos didáticos, à acessibilidade aos equipamentos
tecnológicos e às redes de internet de qualidade, os professores estão continuaram atuando
nesse período de pandemia. Destaca-se neste cenário, portanto, a importância da formação
continuada com base nos princípios de formar os profissionais para também promover aos
discentes mais segurança e autonomia nos domínios das ferramentas tecnológicas, visto que
as TICs (Tecnologias de Informações e Comunicações) possibilitam a prática da rotina
escolar, mesmo em momento de crise sanitária, promovendo também a socialização, a
interação educacional e a comunicação entre o educador e o aluno. Conclui-se também que
todos os profissionais engajados na educação precisam continuamente repensar suas ações
para o desenvolvimento de novos projetos e habilidades na prática docente, ao tempo em que
devem ser capacitados, equipados e estimulados pelas suas instituições. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A interferência da pandemia do Covid-19 e os impactos na educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-20 |
|
dc.description.abstract |
The novel coronavirus outbreak (SARS-CoV-2) caused a lot of impacts in several areas of
social interaction. One of these areas affected by the COVID-19 was the education, which had
a major change suddenly and made the teacher need to reinvent himself to continue
educational activities in the model of emergency remote teaching that became part of his
routine. In this context, the present study aimed to investigate the interferences of the
pandemic in the field of education from the point of view of teachers, identifying the
problems and difficulties that these professionals in have come through remote activities. As a
methodological strategy for this purpose, a quantitative and qualitative study was carried out,
composed of a sample of 64 teachers of the Elementary School and High School in Brazil. A
total of 55 teachers from Paraiba State, 6 teachers from Rio Grande do Norte State, and 3
teachers from Rio de Janeiro State. All of them claimed to be carrying out teaching activities
in the remote mode. The collection of information took place between April 9 and 22, 2021,
via an online questionnaire on Google forms, composed of 17 questions. Data showed that,
despite the difficulties regarding the use of technologies as teaching resources, accessibility to
technological equipment and quality internet networks, teachers are continuing to work in this
pandemic period. In this scenario, therefore, the importance of continuing education based on
the principles of training professionals is also highlighted, in order to promote students more
security and autonomy in the fields of technological tools, since TICs (Information and
Communication Technologies) enable the practice the school routine, even in times of health
crisis, also promoting socialization, educational interaction, and communication between the
educator and the student. It is also concluded that all professionals engaged in education need
to continually rethink their actions for the development of new projects and skills in teaching
practice, at the same time that they must be trained, equipped and stimulated by their
institutions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19224 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-04T13:01:17Z |
|
dc.date.available |
2021-06-04 |
|
dc.date.available |
2021-06-04T13:01:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica - covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - pandemia - impactos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Remoto Emergencial |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Education - pandemic - impacts |
pt_BR |
dc.subject |
Emergency Remote Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Educación básica |
pt_BR |
dc.subject |
Educación básica - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Educación básica - covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Educación - pandemia - impactos |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza remota de emergencia |
pt_BR |
dc.subject |
Profesores |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARREIROS, Camilla Monteiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The interference of the Covid-19 pandemic and the impacts on basic education. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La interferencia de la pandemia Covid-19 y los impactos en la educación básica. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARREIROS, Camilla Monteiro. A interferência da pandemia do Covid-19 e os impactos na educação básica. 2021. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La reciente pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19), causada por el coronavirus, resultó en
una serie de impactos en las más diversas áreas. Uno de los sectores afectados fue la educación, que
tuvo un gran cambio repentino e hizo que el maestro necesitara
reinventar para continuar las actividades educativas en el modelo de aprendizaje a distancia
emergencia que se convirtió en parte de su rutina. En este contexto, el presente estudio fue
Objetivo investigar las interferencias de la pandemia en el campo de la educación desde el punto de vista de
visión de los docentes, identificando los problemas y dificultades que estos profesionales de
El área de educación comenzó a ocuparse de las actividades a distancia. Como estrategia
Para ello se realizó un estudio cuantitativo y cualitativo, consistente en
una muestra de 64 docentes del aula regular de Educación Básica, siendo 55 del
Paraíba-PB, 6 de Rio Grande do Norte-RN y 3 de Rio de Janeiro-RJ. Todos declararon
Estar desarrollando actividades docentes en modo remoto. Recolectando la información
tuvo lugar entre el 9 y el 22 de abril de 2021, a través de un cuestionario en línea en formularios de Google,
compuesto por 17 preguntas. Los datos recopilados mostraron que, a pesar de las dificultades en
el uso de tecnologías como recursos didácticos, la accesibilidad de los equipos
tecnología y redes de internet de calidad, los profesores siguen actuando
durante este período pandémico. En este escenario, por tanto, la importancia de la formación
continuó con base en los principios de formación de profesionales para promover también
estudiantes más seguridad y autonomía en los dominios de las herramientas tecnológicas, ya que
Las TIC (Tecnologías de la Información y las Comunicaciones) permiten la práctica de la rutina
la escuela, incluso en tiempos de crisis sanitaria, fomentando también la socialización,
interacción educativa y comunicación entre el educador y el alumno. También se concluye que
Todos los profesionales involucrados en la educación necesitan repensar continuamente sus acciones.
para el desarrollo de nuevos proyectos y habilidades en la práctica docente, mientras
deben ser capacitados, equipados y alentados por sus instituciones. |
pt_BR |