DSpace/Manakin Repository

Homossexualidade e discurso docente no contexto da educação profissional e tecnológica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA FILHO, W. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9769580986882849 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Tânia Régia de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, T. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8611716751922688 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA , Luciano da.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.description.resumo Este trabalho possui como mote a questão homossexual na contemporaneidade (ERIBON, 2008), principalmente levando-se em conta sua especificidade na intersecção com a seara educacional. (LOURO, 2015), objetivando analisar, por meio da categoria do discurso e da análise do dispositivo da sexualidade sob ótica queer, as práticas discursivas dos docentes da formação geral e da formação técnica do Campus Itabaiana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. A metodologia usada é qualitativa (RICHARDSON, 1999) e, para a coleta de dados, foi utilizado o instrumental da entrevista semi-estruturada , visto que a mesma é um das mais indicadas para captar subjetividades (DUARTE, 2004). Esta análise privilegiou a elucidação de como as práticas discursivas produzem os processos de subjetivação, usando a abordagem foucaultiana (FISCHER, 2001). Saliente-se ainda que a análise do discurso efetuada possui abordagem pós-estruturalista (GIL, 2003). Ressalte-se ainda que tanto para transcrição das entrevistas quanto para efetuar a análise do discurso, se fez necessário mobilizar conceitos e procedimentos para a construção de um dispositivo analítico (ORLANDI, 2009). Assim, o referencial teórico usado neste trabalho é o emanado da teoria queer (GAMSON, 2006) imbricado ao dispositivo de sexualidade foucaultiano relativo à homossexualidade (LEON, 2010). Após a transcrição das entrevistas, foram determinadas as categorias de acordo com as questões de interesse, a saber: existência da temática da homossexualidade na prática docente, abordagem científica da homossexualidade enquanto conteúdo, e homossexualidade e preconceito no ambiente escolar. As análises apontaram diferenças consideráveis entre as práticas discursivas dos professores da formação geral e da formação técnica, resultando em uma invisibilização da discussão acerca da homossexualidade entre os docentes da formação técnica e da desnecessidade desta discussão para os mesmos, ocorrendo resistências mesmo se a abordagem for de cunho científico. As análises também apontaram que ciências humanas, na maioria das vezes, é que são encarregadas de tratar da temática, porém, ainda existe, tanto entre os pares quanto em outros membros da comunidade escolar na abordagem da questão, a indicação de que, mesmo entre outras questões consideradas polêmicas, a resistência à abordagem da homossexualidade, ainda que sob o viés científico, é mais aquilatada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title Homossexualidade e discurso docente no contexto da educação profissional e tecnológica. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-14
dc.description.abstract This work has as its motto the homosexual issue in contemporary times (ERIBON, 2008), mainly taking into account its specificity at the intersection with the educational. (LOURO, 2015), aiming to analyze, through the category of discourse and analysis of the device of sexuality from a queer perspective, the discursive practices of teachers of the general training and technical training of the Itabaiana Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba. The methodology used is qualitative (RICHARDSON, 1999) and, for data collection, the instrumental of the semi-structured interview was used, since it is one of the most suitable for capturing subjectivities (DUARTE, 2004). This analysis the elucidation of how discursive practices produce the processes of subjectivation, using the Foucaultian approach (FISCHER, 2001). It should also be noted that the discourse analysis has a post-structuralist approach (GIL, 2003). Stand out although both for the transcription of the interviews and for the analysis of the discourse, made it necessary to mobilize concepts and procedures for the construction of a (ORLANDI, 2009). Thus, the theoretical framework used in this work is the emanated queer theory (GAMSON, 2006) imbricated to the foucaultian sexuality device on homosexuality (LEON, 2010). After the transcription of the interviews, categories according to the questions of interest, i.e. the existence of the theme of homosexuality in teaching practice, scientific approach to homosexuality as content, and homosexuality and prejudice in the school environment. The analyses significant differences between the discursive practices of teachers in vocational training and technical training, resulting in an invisibility of the discussion about the homosexuality among teachers of technical training and the need for this discussion resistances occur even if the approach is scientific in nature. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19227
dc.date.accessioned 2021-06-04T14:15:53Z
dc.date.available 2021-06-04
dc.date.available 2021-06-04T14:15:53Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Discourse analysis pt_BR
dc.subject Homosexuality pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Homossexualidade pt_BR
dc.subject Homosexualidad pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Análisis del discurso pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Discurso docente e homossexualidade pt_BR
dc.subject Educação profissional e tecnológica pt_BR
dc.subject Ótica queer - análise do discurso pt_BR
dc.subject Questão homossexual - contemporaneidade pt_BR
dc.subject Teoria queer pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA FILHO, Weyden Cunha e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Homosexuality and teaching discourse in the context of professional and technological education pt_BR
dc.identifier.citation SILVA FILHO, W. C. e. Homossexualidade e discurso docente no contexto da educação profissional e tecnológica. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19227 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta