dc.creator.ID |
ALVES, B. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6746825097732750 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NASCIMENTO, A. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0848329182172810 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CASTRO, Anúbis Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Alba Rejane Gomes de Moura. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo objetivou a realização de ações educativas para prevenção da violência
obstétrica e incentivo ao protagonismo da mulher no contexto do trabalho de parto. Trata-se
de um estudo de campo, exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, mediatizado pela
pesquisa-ação. Inicialmente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com gestantes da
Unidade Básica de Saúde estudada a fim de identificar as lacunas nos saberes das mesmas, e
posteriormente, para análise das falas, foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo. Com este
estudo, foi possível observar que as gestantes desconhecem o termo “Violência Obstétrica”
em si, porém boa parte delas consegue identificar a quais violências a mulher está susceptível
no momento do trabalho de parto, inclusive algumas já foram vítimas de descaso e violências
durante trabalhos de partos anteriores. Diante disso, foi desenvolvido o planejamento e
implementação de três atividades educativas como possibilidade de resolução para os
problemas evidenciados no diagnóstico situacional. Foram utilizadas metodologias ativas que
proporcionaram a interação entre as participantes e pesquisadora, a fim de facilitar a
construção do conhecimento que deu origem à quarta fase do estudo, referente a avaliação das
ações. Por fim, foi possível observar que as ações educativas possibilitaram a promoção da
saúde obstétrica com repercussões desse processo no individual-coletivo ao passo que
contribuíram para o maior conhecimento acerca da violência obstétrica e dos direitos que as
gestantes possuem no momento do trabalho de parto, além de permitir que as gestantes
assumam papel ativo dentro do momento em que elas se encontram e se tornem
multiplicadoras do saber em seu coletivo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Ações educativas para prevenção da violência obstétrica: uma pesquisa-ação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-11-16 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed to carry out educational actions to prevent obstetric violence and encourage
the role of women in the context of labor. It is an exploratory-descriptive field study with a
qualitative approach, mediated by action research. Initially, a semi-structured interview was
conducted with pregnant women from the Basic Health Unit studied in order to identify the
gaps in their knowledge, and later, for the analysis of the statements, the Collective Subject
Discourse has been used. This study made it possible to observe that pregnant women are
unaware of the term “Obstetric Violence” itself, but a large part of them can identify which
violence the woman is susceptible to during the labor, including some who have been victims
of neglect and violence during previous birth labor. Before it, the planning and
implementation of three educational activities was developed as a possibility of solving the
problems evidenced in the situational diagnosis. Active methodologies were used to provide
the interaction between the participants and the researcher, in order to facilitate the
construction of the knowledge that has originated the fourth phase of the study which was
related to the evaluation of actions. Finally, it was possible to observe that the educational
actions have made the promotion of obstetric health possible with reflexions of this process
on the individual-collective while contributing to improve knowledge about obstetric violence
and the rights that pregnant women have during labor. In addition it allows pregnant women
to take an active role within the moment they meet and become multipliers of knowledge in
their collective. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19245 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-04T19:28:04Z |
|
dc.date.available |
2021-06-04 |
|
dc.date.available |
2021-06-04T19:28:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Violência obstétrica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde da mulher |
pt_BR |
dc.subject |
Violência contra a mulher |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem obstétrica |
pt_BR |
dc.subject |
obstetric violence |
pt_BR |
dc.subject |
Health education |
pt_BR |
dc.subject |
women's health |
pt_BR |
dc.subject |
violence against women |
pt_BR |
dc.subject |
obstetric nursing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Beatriz Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational actions for the prevention of obstetric violence: an action research. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Beatriz Pereira. Ações educativas para prevenção da violência obstétrica: uma pesquisa-ação. 2020. 84f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
pt_BR |