dc.creator.ID |
SANTOS, V. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VITAL, A. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRITO, Thyago Carneiro de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRITO, T. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
ARAÚJO, Raunira da Costa. |
|
dc.contributor.referee3ID |
ARAÚJO, R. C. |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2021.tccmon.santos2 |
|
dc.description.resumo |
O solo sustenta a vida na Terra e seus conceitos precisam ser considerados desde a formação
inicial de todas as pessoas, de maneira ampla e significativa de modo a gerar mudança de
atitudes e a apropriação de um forte senso de identificação e responsabilidade em relação a sua
conservação e proteção. O trabalho objetivou analisar como os professores do ensino
fundamental das escolas do campo do município de Sumé-PB percebem o solo, a importância
de trabalhar esses conteúdos e como os mesmos estão inseridos no plano pedagógico destes
docentes e quais as estratégias usadas para sensibilizar os educandos sobre a importância de
conhecer e cuidar do solo. Para tanto, foi elaborado um estudo de percepção a partir de um
questionário enviado via Plataforma Google Forms aos professores da rede municipal, após
consulta preliminar via e-mail. A análise possibilitou verificar que a percepção dos professores
sobre o solo ainda carece de mais aprofundamento com capacitações na área, que a inserção
dos conteúdos do solo para promover e facilitar a aprendizagem é importante, e que a utilização
de estratégias para dinamizar as aulas e motivar os educandos encontra respaldo nas ações
extensionistas da universidade. Além disso consideram a abordagem do tema solos nos livros
didáticos de Geografia e Ciências inadequada e descontextualizada e fizeram referência às
atividades de Educação em Solos a partir das ações extensionistas do Projeto Solo na
Escola/UFCG, situando-as como um importante veículo para popularizar o conhecimento do
solo, que deve ser compreendido como elemento integrador da paisagem e componente
essencial dos diferentes ecossistemas terrestres, fundamental para a sobrevivência humana,
pelos inúmeros serviços ecossistêmicos que promove para a segurança alimentar e bem estar da
coletividade humana. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Agroecologia. |
pt_BR |
dc.title |
Solos: Concepções e práticas pedagógicas dos professores de Ciências e Geografia de escolas do campo, do município de Sumé/PB |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-14 |
|
dc.description.abstract |
Soil sustains life on Earth and its concepts must be considered from the initial formation of all
people, in a broad and expressive manner in order to generate change in attitudes and the
appropriate sense of identification and responsibility in relation to its conservation and
protection. The work aimed to analyze how the teachers of elementary school in the schools of
the city of Sumé-PB perceive the soil, the importance of the works, these contents and how they
are inserted in the pedagogical plan of these teachers and which ones are used to sensitize the
students about the importance to know and care for the soil. To this end, a perception study was
prepared based on a questionnaire sent via the Google Forms Platform to teachers in the
municipal network, after preliminary consultation via e-mail. The analysis made it possible to
verify that the teachers' perception of the soil still needs further study with training in the area,
that the information on the soil contents to promote and facilitate learning is important, and that
the use of a strategy to dynamize the classes and motivate the students find support in the
university's extension actions. In addition, we consider the approach to the theme of soils in the
textbooks of Geography and Sciences inadequate and out of context, and reference is made to
the activities of Education in Soils based on the extension actions of Projeto Solo na Escola /
UFCG, placing them as an important vehicle to popularize the knowledge of the soil, which
must be understood as an integrating element of the landscape and an essential component of
the different terrestrial ecosystems, fundamental for human survival, due to the countless
ecosystem services it promotes for food security and the well-being of the human community. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19250 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-04T20:02:44Z |
|
dc.date.available |
2021-06-04 |
|
dc.date.available |
2021-06-04T20:02:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em solos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de solos |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo – Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências. |
pt_BR |
dc.subject |
Soil education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Soil teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Country schools - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher perception |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching. |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Viviane Vasconcelos dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Soils: Pedagogical conceptions and practices of Science and Geography teachers from rural schools in the municipality of Sumé/PB |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Viviane Vasconcelos dos. Solos: Concepções e práticas pedagógicas dos professores de Ciências e Geografia de escolas do campo, do município de Sumé/PB. 2021. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em : http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19250 |
pt_BR |