DSpace/Manakin Repository

Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográficos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, W. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0332257151526798 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, Ruthlana Dutra.
dc.description.resumo Esta  pesquisa  tem  como  objetivo  geral  propor  uma  intervenção  didática  com  o  estudo  das  orações  subordinadas  a  partir  do  infográfico,  aplicável  ao  9º  ano  do  Ensino  Fundamental.  Para  isso,  traçamos  como  metas:  debater  sobre  os  Objetos  Virtuais  de  Aprendizagem,  com  ênfase  nos  infográficos  como  uma  ferramenta  inovadora  e  facilitadora  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem;  construir  um  arcabouço teórico, com destaque para as orações subordinadas numa perspectiva  da gramática estruturalista descritiva; e produzir uma oficina de gramática intitulada:  os  infográficos  no  ensino  das  orações  subordinadas,  aplicável  a  uma  turma  de  9º ano  do  Ensino  Fundamental.  A  metodologia  utilizada  foi  a  pesquisa  bibliográfica,  aplicada e a abordagem foi a qualitativa. Esta pesquisa se justifica pelo propósito de  unir  os  Objetos  Virtuais  de  Aprendizagem  ao  ensino  de  Gramática,  tomando  o  infográfico  como  gênero  textual  a  partir do qual as  orações  subordinadas  poderão  ser estudadas. O universo da pesquisa está voltado ao estudo da gramática como  normas/regras que organizam o sistema linguístico. Para tanto, nos fundamentamos  nas  reflexões  sobre  os  objetos  virtuais  de  aprendizagem  com  base  nas  ideias  de  Brennand (2012) e Balbino (2007); e na gramática estruturalista descritiva de Perini  (2002, 2006, 2008). O resultado da pesquisa foi a construção de uma oficina como  proposta de intervenção para o trabalho com as orações subordinadas por meio dos  infográficos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográficos. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-06
dc.description.abstract This research has as general objective to propose a didactic intervention with the study of subordinate clauses from the infographic, applicable to the 9thgrade of elementary school. For this, we draw as goals: Debate on Virtual Learning Objectives with na emphasis on infographics as an innovative tool and facilitor of the teaching and learning process, build a theoretical framework highlighting subordinate clauses in a perspective of descriptive structuralist gramar; and produce a gramar workshop entlited: infographics in the teaching of subordibate clauses, applicable to a class of 9th grade of elementary school. The methodology used was applied bibliographic research and the approach was qualitative. This research is justified by the purpose of joining the Virtual Learning Objectives to the teaching of Grammar, making the infographic as a textual genre from which subordinate clauses can be studied. The research universe is focused on the study of grammar as norms/rules that organize the linguistic system. Therefore, we are based on reflections on Virtual Learning Objects as a basis for the ideas of Brennand (2012) and Balbino (2008); and in Perini‟s descriptive structuralist grammar (2002, 2006, 2008). The result of the research was the construction of a workshop as an intervention proposal for working with subordinate clauses through infographics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19258
dc.date.accessioned 2021-06-07T13:28:09Z
dc.date.available 2021-06-07
dc.date.available 2021-06-07T13:28:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gramática pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Orações subordinadas pt_BR
dc.subject Infográficos pt_BR
dc.subject Grammar pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Subordinate clauses pt_BR
dc.subject Infographics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Wagna Cristina da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Grammar and teaching: a proposal for studies of subordinate clauses through infographics. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográfico. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta