dc.creator.ID |
PEREIRA, W. C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0332257151526798 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Francisca Damiana Formiga. |
|
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, Ruthlana Dutra. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo geral propor uma intervenção didática com o
estudo das orações subordinadas a partir do infográfico, aplicável ao 9º ano do
Ensino Fundamental. Para isso, traçamos como metas: debater sobre os Objetos
Virtuais de Aprendizagem, com ênfase nos infográficos como uma ferramenta
inovadora e facilitadora no processo de ensino e aprendizagem; construir um
arcabouço teórico, com destaque para as orações subordinadas numa perspectiva
da gramática estruturalista descritiva; e produzir uma oficina de gramática intitulada:
os infográficos no ensino das orações subordinadas, aplicável a uma turma de 9º
ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica,
aplicada e a abordagem foi a qualitativa. Esta pesquisa se justifica pelo propósito de
unir os Objetos Virtuais de Aprendizagem ao ensino de Gramática, tomando o
infográfico como gênero textual a partir do qual as orações subordinadas poderão
ser estudadas. O universo da pesquisa está voltado ao estudo da gramática como
normas/regras que organizam o sistema linguístico. Para tanto, nos fundamentamos
nas reflexões sobre os objetos virtuais de aprendizagem com base nas ideias de
Brennand (2012) e Balbino (2007); e na gramática estruturalista descritiva de Perini
(2002, 2006, 2008). O resultado da pesquisa foi a construção de uma oficina como
proposta de intervenção para o trabalho com as orações subordinadas por meio dos
infográficos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográficos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-06 |
|
dc.description.abstract |
This research has as general objective to propose a didactic intervention with the study of subordinate clauses from the infographic, applicable to the 9thgrade of elementary school. For this, we draw as goals: Debate on Virtual Learning Objectives with na emphasis on infographics as an innovative tool and facilitor of the teaching and learning process, build a theoretical framework highlighting subordinate clauses in a perspective of descriptive structuralist gramar; and produce a gramar workshop entlited: infographics in the teaching of subordibate clauses, applicable to a class of 9th grade of elementary school. The methodology used was applied bibliographic research and the approach was qualitative. This research is justified by the purpose of joining the Virtual Learning Objectives to the teaching of Grammar, making the infographic as a textual genre from which subordinate clauses can be studied. The research universe is focused on the study of grammar as norms/rules that organize the linguistic system. Therefore, we are based on reflections on Virtual Learning Objects as a basis for the ideas of Brennand (2012) and Balbino (2008); and in Perini‟s descriptive structuralist grammar (2002, 2006, 2008). The result of the research was the construction of a workshop as an intervention proposal for working with subordinate clauses through infographics. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19258 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-07T13:28:09Z |
|
dc.date.available |
2021-06-07 |
|
dc.date.available |
2021-06-07T13:28:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Orações subordinadas |
pt_BR |
dc.subject |
Infográficos |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Subordinate clauses |
pt_BR |
dc.subject |
Infographics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Grammar and teaching: a proposal for studies of subordinate clauses through infographics. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações
subordinadas por meio de infográfico. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |