dc.creator.ID |
SILVA, K. C. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2192423444108356 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER NETO, Lauro Pires. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER NETO, L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.description.resumo |
Existe uma grande dificuldade enfrentada pelos professores de Ciências e Biologia por serem
disciplinas que requerem a utilização de práticas de laboratório e experimentações com maior
frequência. Com o intuito de conhecermos a realidade de quatro instituições de ensino,
resolvemos trabalhar essa temática: Da teoria à prática: avaliação dos laboratórios e
experimentações de Ciências e Biologia. Para isto, nosso trabalho objetivou investigar a relação
entre teoria e prática nas aulas de laboratório e experimentações de Ciências e Biologia em
quatro escolas da Cidade de Cuité na Paraíba, bem como, verificar importância e a frequência
do uso de laboratórios ou de aulas experimentais, avaliar as condições estruturais dos
laboratórios e elencar as principais dificuldades dos educadores na execução dessas aulas.
Nossa pesquisa foi realizada entre os meses de maio a agosto de 2012, tivemos como público
alvo seis educadores, e noventa alunos. O nível da pesquisa de acordo com a natureza dos
dados é de caráter qualitativo, e relativo aos objetivos caracteriza-se como pesquisa
exploratória. Para coleta de dados optamos pela pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.
Portanto, a partir de desta pesquisa foi constatado que os professores sentem dificuldades, que
há falta de laboratórios, que existe grande quantidade de alunos nas salas de aula, e que há falta
de materiais disponíveis. Contudo, todos estes fatores não deverão impedir a realização de
práticas e experimentações com maior intensidade, já que foram mencionadas algumas
alternativas que podem ajudar a modificar a atual realidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Planejamento e Avaliação Educacional |
pt_BR |
dc.title |
Da teoria á prática: avaliação dos laboratórios e experimentações de ciências e biologia em escolas de ensino fundamental e médio (públicas e privadas) em Cuité na Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
There is a major difficulty faced by teachers of science and Biology are disciplines that
require the use of laboratory practice and trials with greater frequency. In order to know the
reality of four educational institutions, we decided to work this issue: from theory to practice:
the evaluation of laboratories and science and Biology experiments. For this, our work aimed
to investigate the relationship between theory and practice in the laboratory classes and
experiments of science and Biology on four schools in the town of Abu in Paraiba as well,
check the importance and frequency of use of experimental classes or Labs, evaluating the
structural conditions of the laboratories and list the main difficulties of the educators in the
implementation of these classes. Our survey was conducted between May and August of
2012, we had as audience six educators, and ninety students. The level of research according
to the nature of the data is qualitative in character, and relative to the goals characterized as
exploratory research. We opted for the data collection for bibliographical research and field
research. Therefore, from this research it was found that the teachers feel difficulties, that
there is a lack of laboratories, there is large amount of students in classrooms, and that there is
a lack of available materials. However, all of these factors should not prevent the
implementation of practices and experiments with greater intensity, as were mentioned some
alternatives that can help to change the current reality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19267 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-07T17:42:37Z |
|
dc.date.available |
2021-06-07 |
|
dc.date.available |
2021-06-07T17:42:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de laboratório |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de biologia |
pt_BR |
dc.subject |
laboratory practices |
pt_BR |
dc.subject |
experiments |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Biology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
prácticas de laboratorio |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la ciencia |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la biología |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Katia Cimone de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From theory to practice: evaluation of science and biology laboratories and experiments in elementary and high schools (public and private) in Cuité, Paraíba. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
De la teoría a la práctica: evaluación de laboratorios y experimentos de ciencia y biología en escuelas primarias y secundarias (públicas y privadas) en Cuité, Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Kátia Cimone de Oliveira. Da teoria á prática: avaliação dos laboratórios e experimentações de ciências e biologia em escolas de ensino fundamental e médio (públicas e privadas) em Cuité na Paraíba. 2012. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Los profesores de Ciencias y Biología se enfrentan a una gran dificultad porque son
disciplinas que requieren el uso de prácticas de laboratorio y experimentos con mayor
frecuencia. Para conocer la realidad de cuatro instituciones educativas,
decidimos trabajar en este tema: De la teoría a la práctica: evaluación de laboratorio y
Experimentos de ciencia y biología. Para ello, nuestro trabajo tuvo como objetivo investigar la relación
entre la teoría y la práctica en las clases de laboratorio y los experimentos de ciencia y biología en
cuatro escuelas en la ciudad de Cuité en Paraíba, además de verificar importancia y frecuencia
del uso de laboratorios o clases experimentales, evaluar las condiciones estructurales del
laboratorios y enumerar las principales dificultades de los educadores en la ejecución de estas clases.
Nuestra encuesta se realizó entre los meses de mayo y agosto de 2012, tuvimos como audiencia
dirigirse a seis educadores y noventa estudiantes. El nivel de investigación según la naturaleza de
Los datos son de naturaleza cualitativa y, en relación con los objetivos, se caracterizan como
exploratorio. Para la recogida de datos se optó por la investigación bibliográfica y de campo.
Por lo tanto, a partir de esta investigación se encontró que los docentes experimentan dificultades, que
faltan laboratorios, hay un gran número de alumnos en las aulas, y faltan
materiales disponibles. Sin embargo, todos estos factores no deben impedir el desempeño de
prácticas y experimentos con mayor intensidad, ya que algunos
alternativas que pueden ayudar a cambiar la realidad actual. |
pt_BR |