DSpace/Manakin Repository

Da teoria á prática: avaliação dos laboratórios e experimentações de ciências e biologia em escolas de ensino fundamental e médio (públicas e privadas) em Cuité na Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, K. C. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2192423444108356 pt_BR
dc.contributor.advisor1 XAVIER NETO, Lauro Pires.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER NETO, L. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.description.resumo Existe uma grande dificuldade enfrentada pelos professores de Ciências e Biologia por serem disciplinas que requerem a utilização de práticas de laboratório e experimentações com maior frequência. Com o intuito de conhecermos a realidade de quatro instituições de ensino, resolvemos trabalhar essa temática: Da teoria à prática: avaliação dos laboratórios e experimentações de Ciências e Biologia. Para isto, nosso trabalho objetivou investigar a relação entre teoria e prática nas aulas de laboratório e experimentações de Ciências e Biologia em quatro escolas da Cidade de Cuité na Paraíba, bem como, verificar importância e a frequência do uso de laboratórios ou de aulas experimentais, avaliar as condições estruturais dos laboratórios e elencar as principais dificuldades dos educadores na execução dessas aulas. Nossa pesquisa foi realizada entre os meses de maio a agosto de 2012, tivemos como público alvo seis educadores, e noventa alunos. O nível da pesquisa de acordo com a natureza dos dados é de caráter qualitativo, e relativo aos objetivos caracteriza-se como pesquisa exploratória. Para coleta de dados optamos pela pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Portanto, a partir de desta pesquisa foi constatado que os professores sentem dificuldades, que há falta de laboratórios, que existe grande quantidade de alunos nas salas de aula, e que há falta de materiais disponíveis. Contudo, todos estes fatores não deverão impedir a realização de práticas e experimentações com maior intensidade, já que foram mencionadas algumas alternativas que podem ajudar a modificar a atual realidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Planejamento e Avaliação Educacional pt_BR
dc.title Da teoria á prática: avaliação dos laboratórios e experimentações de ciências e biologia em escolas de ensino fundamental e médio (públicas e privadas) em Cuité na Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract There is a major difficulty faced by teachers of science and Biology are disciplines that require the use of laboratory practice and trials with greater frequency. In order to know the reality of four educational institutions, we decided to work this issue: from theory to practice: the evaluation of laboratories and science and Biology experiments. For this, our work aimed to investigate the relationship between theory and practice in the laboratory classes and experiments of science and Biology on four schools in the town of Abu in Paraiba as well, check the importance and frequency of use of experimental classes or Labs, evaluating the structural conditions of the laboratories and list the main difficulties of the educators in the implementation of these classes. Our survey was conducted between May and August of 2012, we had as audience six educators, and ninety students. The level of research according to the nature of the data is qualitative in character, and relative to the goals characterized as exploratory research. We opted for the data collection for bibliographical research and field research. Therefore, from this research it was found that the teachers feel difficulties, that there is a lack of laboratories, there is large amount of students in classrooms, and that there is a lack of available materials. However, all of these factors should not prevent the implementation of practices and experiments with greater intensity, as were mentioned some alternatives that can help to change the current reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19267
dc.date.accessioned 2021-06-07T17:42:37Z
dc.date.available 2021-06-07
dc.date.available 2021-06-07T17:42:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Práticas de laboratório pt_BR
dc.subject Experimentos pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Ensino de biologia pt_BR
dc.subject laboratory practices pt_BR
dc.subject experiments pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Biology teaching pt_BR
dc.subject prácticas de laboratorio pt_BR
dc.subject Enseñanza de la ciencia pt_BR
dc.subject Enseñanza de la biología pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Katia Cimone de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From theory to practice: evaluation of science and biology laboratories and experiments in elementary and high schools (public and private) in Cuité, Paraíba. pt_BR
dc.title.alternative De la teoría a la práctica: evaluación de laboratorios y experimentos de ciencia y biología en escuelas primarias y secundarias (públicas y privadas) en Cuité, Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Kátia Cimone de Oliveira. Da teoria á prática: avaliação dos laboratórios e experimentações de ciências e biologia em escolas de ensino fundamental e médio (públicas e privadas) em Cuité na Paraíba. 2012. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012. pt_BR
dc.description.resumen Los profesores de Ciencias y Biología se enfrentan a una gran dificultad porque son disciplinas que requieren el uso de prácticas de laboratorio y experimentos con mayor frecuencia. Para conocer la realidad de cuatro instituciones educativas, decidimos trabajar en este tema: De la teoría a la práctica: evaluación de laboratorio y Experimentos de ciencia y biología. Para ello, nuestro trabajo tuvo como objetivo investigar la relación entre la teoría y la práctica en las clases de laboratorio y los experimentos de ciencia y biología en cuatro escuelas en la ciudad de Cuité en Paraíba, además de verificar importancia y frecuencia del uso de laboratorios o clases experimentales, evaluar las condiciones estructurales del laboratorios y enumerar las principales dificultades de los educadores en la ejecución de estas clases. Nuestra encuesta se realizó entre los meses de mayo y agosto de 2012, tuvimos como audiencia dirigirse a seis educadores y noventa estudiantes. El nivel de investigación según la naturaleza de Los datos son de naturaleza cualitativa y, en relación con los objetivos, se caracterizan como exploratorio. Para la recogida de datos se optó por la investigación bibliográfica y de campo. Por lo tanto, a partir de esta investigación se encontró que los docentes experimentan dificultades, que faltan laboratorios, hay un gran número de alumnos en las aulas, y faltan materiales disponibles. Sin embargo, todos estos factores no deben impedir el desempeño de prácticas y experimentos con mayor intensidad, ya que algunos alternativas que pueden ayudar a cambiar la realidad actual. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta