dc.creator.ID |
RIBEIRO, T. L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa foi motivada pela importância de identificar e analisar as contribuições e
lacunas da formação acadêmica para a prática docente no cotidiano dos alunos egressos
do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde da
Universidade Federal de Campina Grande — CES/UFCG. A expansão universitária no
Brasil veio com o objetivo de democratizar o acesso ao Ensino Superior, e também
formar profissionais para atender a demanda especialmente no interior do país. No caso
do CES vivenciamos os desafios da formação de professores em um contexto de
expansão. Portanto, esta pesquisa veio na necessidade de avaliarmos o trabalho
desenvolvido num campus jovem, num contexto da expansão universitária em uma
região carente de professores na área de ciências da natureza, que dentre muitas
ausências tem a formação de professores com atividade paralela ao desenvolvimento de
pesquisas em áreas duras das Ciências Biológicas descaracterizando de certa forma o
curso de licenciatura. Nossa pesquisa pretende investigar esse universo através do
discurso dos professores. Os resultados obtidos demostraram que a universidade tem
uma importância significativa na nossa formação acadêmica e profissional
proporcionando de diversas maneiras um aprendizado único e efetivo, porém com
algumas dificuldades na articulação entre a formação teórica e atuação prática. Dessa
maneira, os resultados demostraram que a formação docente é globalmente idealizada
segundo um modelo aplicacionista do conhecimento, onde os alunos assistem aulas de
algumas disciplinas que se fundamental em teorias proposicional. É necessário que as
universidades possam propor aos seus docentes o desafio de repensar o “bom ensino” e
construir novos paradigmas para aprendizagem dos estudantes. Constatou—se que a
maioria dos professores não pretendia seguir na área educacional e que com o passar do
tempo foram se identificando com a área e atualmente são professores de Ciências e
Biologia. 0 trabalho teve como finalidade apontar e analisar alguns pontos nesta
formação dando espaço para que os professores demonstrassem em seus depoimentos as
possíveis ausências no curso a fim de que se possa melhora-lo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Da universidade à sala de aula: percepções dos egressos do Curso de Ciências Biológicas do CES/UFCG sobre sua formação docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
This research was motivated by the importance of identifying and analyzing the
contributions and shortcomings of academic training for teaching practice in everyday
alumni of the undergraduate program in Biological Sciences and the Center for Health
Education, Federal University of Campina Grande — CES / UFCG. The university
expansion in Brazil carne with the goal of democratizing access to higher education, and
also train professionals to meet the demand especially in the countryside. In the case of
CES experienced the challenges of teacher education in a context of expansion.
Therefore, this research carne from the need to evaluate the work of a young campus, in
the context of university expansion in a region devoid of teachers in the sciences of
nature, that among many absences have teacher training with parallel activity to the
development of research in hard areas of Biological Sciences mischaracterize somehow
the degree course. Our research intends to investigate this universe through the speech
of teachers. The results showed that the university has a significant importance in our
academic and professional providing a learning experience in many ways unique and
effective, but with some difficulties in articulating the theoretical and practical
performance. T hus. the results demonstrated that teacher training is globally according
to an idealized model applicationist knowledge, where students attend some classes of
disciplines that are essential for propositional theories. It is necessary for universities to
offer its teachers with the challenge of rethinking the " good teaching" and construct new
paradigms for student learning. It was found that most teachers did not intend to follow
in education and over time were identifying themselves with the area and are now
teachers of Science and Biology. The study was aimed at analyzing some point and
points in this formation giving space for teachers to demonstrate in their statements on
the possible absences course so that we can improve it. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19271 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-07T19:31:50Z |
|
dc.date.available |
2021-06-07 |
|
dc.date.available |
2021-06-07T19:31:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Expansão universitaria |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
university expansion |
pt_BR |
dc.subject |
teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
University education |
pt_BR |
dc.subject |
expansión universitaria |
pt_BR |
dc.subject |
práctica docente |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza superior |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Thacyana Lenize Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From the university to the classroom: perceptions of CES/UFCG biological science course graduates about their teacher training. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
De la universidad al aula: percepciones de los egresados del curso de ciencias biológicas CES / UFCG sobre su formación docente. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Thacyana Lenize Santos. Da universidade á sala de aula: percepções dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CES/UFCG sobre sua formação docente. 2012. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta investigación estuvo motivada por la importancia de identificar y analizar contribuciones y
lagunas en la formación académica para la práctica docente en la vida cotidiana de los estudiantes de posgrado
de la Licenciatura en Ciencias Biológicas del Centro de Educación y Salud de
Universidad Federal de Campina Grande - CES / UFCG. La expansión universitaria en
Brasil vino con el objetivo de democratizar el acceso a la educación superior, y también
capacitar profesionales para atender la demanda, especialmente en el interior del país. En el caso
en CES, vivimos los desafíos de la formación docente en un contexto de
expansión. Por tanto, esta investigación surgió de la necesidad de evaluar el trabajo
desarrollado en un campus joven, en un contexto de expansión universitaria en un
región carente de profesores en el área de ciencias naturales, que entre muchos
Las ausencias cuentan con la formación del profesorado con actividades paralelas al desarrollo de
investigaciones en áreas duras de las ciencias biológicas que caracterizan erróneamente la
curso de grado. Nuestra investigación tiene la intención de investigar este universo a través de la
discurso de los profesores. Los resultados obtenidos mostraron que la universidad ha
una importancia significativa en nuestra formación académica y profesional.
proporcionando de diferentes formas un aprendizaje único y eficaz, pero con
algunas dificultades en la articulación entre formación teórica y ejecución práctica. De eso
De esta forma, los resultados mostraron que la formación del profesorado está idealizada globalmente.
según un modelo de conocimiento aplicacionista, donde los estudiantes asisten a clases en
algunas disciplinas que se vuelven fundamentales en las teorías proposicionales. Es necesario que el
las universidades pueden proponer a sus profesores el desafío de repensar la "buena enseñanza" y
construir nuevos paradigmas para el aprendizaje de los estudiantes. Se encontró que el
la mayoría de los docentes no pretendía continuar en el área educativa y que como el
Hace tiempo que se identifican con el área y actualmente son profesores de Ciencias y
Biología. El propósito del trabajo fue señalar y analizar algunos puntos de este
capacitación dando espacio para que los maestros demuestren en sus testimonios la
posibles ausencias del curso con el fin de mejorarlo. |
pt_BR |