DSpace/Manakin Repository

Educação de qualidade: desafios e (im)possibilidades.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Hercília Maria.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Hercília M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo Propõe-se, neste estudo monográfico, discutir os desafios e as (im)possibilidades de uma educação pública de qualidade em contextos de vulnerabilidade social. Em vista ao problema delimitado, o objetivo geral consiste em investigar os fatores que interferem na qualidade da educação, em uma escola pública localizada na zona periférica da cidade de Cajazeiras, Paraíba. Em observância a essa delimitação, os objetivos específicos consistem em: refletir a constituição histórica da educação de qualidade no Brasil, relacionando o contexto geral à realidade escolar onde a pesquisa foi desenvolvida; analisar a importância do trabalho docente em face da educação de qualidade, considerando a visão das professoras e da gestão pedagógica acerca da temática; e, por fim, compreender a interferência dos fatores externos à aprendizagem significativa, de forma a identificar quais estratégias metodológicas a escola viabiliza na promoção de uma educação que possibilite o pleno desenvolvimento do(a) aluno(a). Para corresponder aos objetivos propostos, o trabalho envolveu as teorizações delimitadas pelos(as) seguintes autores(as): Campos-Ramos (2016); Silva (2015); Dourado e Oliveira (2009); Moreira e Candau (2007); Lück (2004); Gadotti (2003); Delors (1996); Freire (1996), entre outros(as). No que concerne ao percurso metodológico, a pesquisa constitui-se pela abordagem qualitativa de caráter bibliográfico-documental, onde se optou pela aplicação e interpretação de fontes construídas (entrevistas), para orientar a análise dos dados. Dessa maneira, a monografia está estruturada em 5 (cinco) partes, compreendendo “introdução”, “3 (três) capítulos teóricos e descritivo-analíticos”, e “considerações finais”. Enquanto conclusões, foi possível verificar que existem inúmeros empecilhos, na instituição lócus de pesquisa, que dificultam o desenvolvimento educacional dos(as) estudantes. Todavia, compreende-se que a educação de qualidade social no Brasil só pode ser considerada utópica quando idealizada por um pequeno grupo, mas com a junção das diversas instâncias, o comprometimento dos(as) profissionais, o investimento e gerenciamento governamental, essa meta é possível de concretização. Os desafios e (im)possibilidades da educação de qualidade social se relacionam a um projeto educacional em construção. No entanto, a qualidade na educação não deve configurar em privilégio de poucos(as). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação de qualidade: desafios e (im)possibilidades. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-01
dc.description.abstract It is proposed, in this monographic study, to discuss the challenges and (im) possibilities of quality public education in contexts of social vulnerability. In view of the delimited problem, the general objective is to investigate the factors that interfere in the quality of education, in a public school located in the outskirts of the city of Cajazeiras, Paraíba. In compliance with this delimitation, the specific objectives are: to reflect the historical constitution of quality education in Brazil, relating the general context to the school reality where the research was developed; analyze the importance of teaching work in the face of quality education, considering the view of teachers and pedagogical management on the subject; and, finally, to understand the interference of external factors to meaningful learning, in order to identify which methodological strategies the school makes feasible in promoting an education that enables the full development of the student. To correspond to the proposed objectives, the work involved the theorizations defined by the following authors: Campos-Ramos (2016); Silva (2015); Dourado and Oliveira (2009); Moreira and Candau (2007); Lück (2004), Gadotti (2003); Delors (1996); Freire (1996), among others. Regarding the methodological path, the research is constituted by the qualitative approach of bibliographic-documental character, where it was opted for the application and interpretation of constructed sources (interviews), to guide the data analysis. Thus, the monograph is structured in 5 (five) parts, comprising “introduction”, “3 (three) theoretical and descriptive-analytical chapters”, and “final considerations”. As conclusions, it was possible to verify that there are innumerable obstacles, in the institution locus of research, that hinder the educational development of the students. However, it is understood that social quality education in Brazil can only be considered utopian when idealized by a small group, but with the combination of different instances, the commitment of professionals, investment and government management, this goal is possible implementation. The challenges and (im) possibilities of social quality education are related to an educational project under construction. However, quality in education should not be the privilege of a few. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19279
dc.date.accessioned 2021-06-08T11:36:24Z
dc.date.available 2021-06-08
dc.date.available 2021-06-08T11:36:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de qualidade pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Vulnerabilidade social pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Quality education pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.subject Social vulnerability pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Mikaele Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Quality education: challenges and (im)possibilities. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Mikaele Silva. Educação de qualidade: desafios em (im)possibilidades. 2020. 75f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta