dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Hercília Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Hercília M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.referee2 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.description.resumo |
Propõe-se, neste estudo monográfico, discutir os desafios e as (im)possibilidades de uma educação pública de qualidade em contextos de vulnerabilidade social. Em vista ao problema delimitado, o objetivo geral consiste em investigar os fatores que interferem na qualidade da educação, em uma escola pública localizada na zona periférica da cidade de Cajazeiras,
Paraíba. Em observância a essa delimitação, os objetivos específicos consistem em: refletir a
constituição histórica da educação de qualidade no Brasil, relacionando o contexto geral à realidade escolar onde a pesquisa foi desenvolvida; analisar a importância do trabalho docente em face da educação de qualidade, considerando a visão das professoras e da gestão pedagógica acerca da temática; e, por fim, compreender a interferência dos fatores externos à aprendizagem significativa, de forma a identificar quais estratégias metodológicas a escola viabiliza na promoção de uma educação que possibilite o pleno desenvolvimento do(a) aluno(a). Para corresponder aos objetivos propostos, o trabalho envolveu as teorizações delimitadas pelos(as) seguintes autores(as): Campos-Ramos (2016); Silva (2015); Dourado e
Oliveira (2009); Moreira e Candau (2007); Lück (2004); Gadotti (2003); Delors (1996);
Freire (1996), entre outros(as). No que concerne ao percurso metodológico, a pesquisa
constitui-se pela abordagem qualitativa de caráter bibliográfico-documental, onde se optou
pela aplicação e interpretação de fontes construídas (entrevistas), para orientar a análise dos
dados. Dessa maneira, a monografia está estruturada em 5 (cinco) partes, compreendendo
“introdução”, “3 (três) capítulos teóricos e descritivo-analíticos”, e “considerações finais”. Enquanto conclusões, foi possível verificar que existem inúmeros empecilhos, na instituição lócus de pesquisa, que dificultam o desenvolvimento educacional dos(as) estudantes. Todavia, compreende-se que a educação de qualidade social no Brasil só pode ser considerada utópica quando idealizada por um pequeno grupo, mas com a junção das diversas instâncias, o comprometimento dos(as) profissionais, o investimento e gerenciamento governamental, essa meta é possível de concretização. Os desafios e (im)possibilidades da educação de qualidade social se relacionam a um projeto educacional em construção. No entanto, a qualidade na educação não deve configurar em privilégio de poucos(as). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação de qualidade: desafios e (im)possibilidades. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-12-01 |
|
dc.description.abstract |
It is proposed, in this monographic study, to discuss the challenges and (im) possibilities of
quality public education in contexts of social vulnerability. In view of the delimited problem,
the general objective is to investigate the factors that interfere in the quality of education, in a
public school located in the outskirts of the city of Cajazeiras, Paraíba. In compliance with
this delimitation, the specific objectives are: to reflect the historical constitution of quality
education in Brazil, relating the general context to the school reality where the research was
developed; analyze the importance of teaching work in the face of quality education,
considering the view of teachers and pedagogical management on the subject; and, finally, to
understand the interference of external factors to meaningful learning, in order to identify
which methodological strategies the school makes feasible in promoting an education that
enables the full development of the student. To correspond to the proposed objectives, the
work involved the theorizations defined by the following authors: Campos-Ramos (2016);
Silva (2015); Dourado and Oliveira (2009); Moreira and Candau (2007); Lück (2004),
Gadotti (2003); Delors (1996); Freire (1996), among others. Regarding the methodological
path, the research is constituted by the qualitative approach of bibliographic-documental
character, where it was opted for the application and interpretation of constructed sources
(interviews), to guide the data analysis. Thus, the monograph is structured in 5 (five) parts,
comprising “introduction”, “3 (three) theoretical and descriptive-analytical chapters”, and
“final considerations”. As conclusions, it was possible to verify that there are innumerable
obstacles, in the institution locus of research, that hinder the educational development of the
students. However, it is understood that social quality education in Brazil can only be
considered utopian when idealized by a small group, but with the combination of different
instances, the commitment of professionals, investment and government management, this
goal is possible implementation. The challenges and (im) possibilities of social quality
education are related to an educational project under construction. However, quality in
education should not be the privilege of a few. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19279 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-08T11:36:24Z |
|
dc.date.available |
2021-06-08 |
|
dc.date.available |
2021-06-08T11:36:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública |
pt_BR |
dc.subject |
Vulnerabilidade social |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Quality education |
pt_BR |
dc.subject |
Public school |
pt_BR |
dc.subject |
Social vulnerability |
pt_BR |
dc.subject |
Meaningful learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Mikaele Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Quality education: challenges and (im)possibilities. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Mikaele Silva. Educação de qualidade: desafios em (im)possibilidades. 2020. 75f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
pt_BR |