DSpace/Manakin Repository

Inclusão de alunos autistas nas escolas regulares.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, J. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4799228905773033 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.referee2 CORRÊA, Adriana.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo identificar os limites e possibilidades encontrados pelos educadores na inclusão do aluno autista na Educação Infantil, por meio do estudo bibliográfico, bem como verificar a importância do trabalho pedagógico para o desenvolvimento do aluno autista na Educação Infantil e averiguar quais pontos da lei (Estatuto da Pessoa com Deficiência) estão voltados para as políticas públicas educacionais com os autistas na escola. A metodologia utilizada foi a de cunho qualitativo e bibliográfico realizado por meio de quatro trabalhos retirados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTB). Esses trabalhos tratam da inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil. A partir da análise desses trabalhos se observou os seguintes resultados: a importância da capacitação dos professores para lidar com os alunos com TEA; conhecer as necessidades dos alunos com TEA e suas características no intuito de desenvolver as atividades adequadas para esse aluno; as leis são importantes, mas são de difícil aplicação na escola e na sociedade; há resistência por parte dos docentes em trabalhar com essa população, entre outros. Foi feita uma reflexão sobre a importância de conhecer o processo histórico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com suas supostas causas e diagnóstico, bem como a importância da educação e da formação dos professores e suas práticas pedagógicas para o acompanhamento da criança com TEA, e a importância do convívio da criança autista no contexto escolar, buscou-se também fazer uma breve apresentação das principais leis da pessoa com deficiência, na perspectiva de auxiliar na busca e realização de seus direitos, em especial os direitos a saúde e a educação. Por fim, faz-se necessário mais pesquisas na área, em especial na educação infantil, pois é uma das etapas de muita importância para o desenvolvimento educacional e pessoal da criança com TEA. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Inclusão de alunos autistas nas escolas regulares. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-03
dc.description.abstract The present work aims to identify the limits and possibilities found by educators in the inclusion of the autistic student in Early Childhood Education, through bibliographic study, as well as to verify the importance of pedagogical work for the development of autistic student in Early Childhood Education and to ascertain which points of the law (Statute of the Person with Disabilities) are focused on educational public policies with autistic children at school. he methodology used was that of a qualitative and bibliographic nature carried out through four works taken from the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTB). These works deal with the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education. From the analysis of these works, the following results were observed: the importance of teacher training to deal with students with ASD; know the needs of students with ASD and their characteristics in order to develop the appropriate activities for that student; laws are important, but they are difficult to apply at school and in society; there is resistance on the part of teachers to work with this population, among others. A reflection was made on the importance of knowing the historical process of Autistic Spectrum Disorder (ASD), with its supposed causes and diagnosis, as well as the importance of teacher education and training and its pedagogical practices for monitoring children with ASD. , and the importance of living with autistic children in the school context, we also sought to make a brief presentation of the main laws of people with disabilities, with the perspective of assisting in the search and realization of their rights, especially the rights to health and education . Finally, more research is needed in the area, especially in early childhood education, as it is one of the most important stages for the educational and personal development of children with ASD. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19282
dc.date.accessioned 2021-06-08T12:27:27Z
dc.date.available 2021-06-08
dc.date.available 2021-06-08T12:27:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Criança com TEA pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Aluno autista pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Child with ASD pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Autistic student pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Joseilda Gonçalves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusion of autistic students in regular schools. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Joseilda Gonçalves de. Inclusão de alunos autistas nas escolas regulares. 2020. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta