DSpace/Manakin Repository

Tecnologias digitais e os processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CASIMIRO, M. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8162063530566571 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Janete de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.description.resumo O presente trabalho abordou o uso das Tecnologias Digitais e os Processos de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que teve como objetivo geral: Identificar o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e os objetivos específicos foram: Analisar o entendimento de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre as tecnologias e os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem e Pesquisar quais os Jogos Educativos Digitais que têm sido usados no processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar os objetivos citados, foi realizado um levantamento teórico utilizando artigos, revistas sobre o tema estudado e uma pesquisa qualitativa de tipo descritiva, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas, tendo como sujeitos duas gestoras, uma coordenadora e duas professoras. A análise dos dados deu-se mediante as respostas do questionário. Após a análise dos dados observou-se que uso das tecnologias e dos jogos digitais na prática pedagógica não acontece de maneira repentina, requer algumas adaptações, estudos, condições de formação e trabalho para que assim o uso das tecnologias na escola aconteça de forma efetiva contribuindo de maneira significativa no desempenho escolar do educando. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Tecnologias digitais e os processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-01
dc.description.abstract The present work addressed the use of Digital Technologies and the Teaching- Learning Processes in the Early Years of Elementary School, which had as its general objective: To identify the use of technologies in teaching practices in the Early Years of Elementary School. The specific objectives were: To investigate the use of digital information and communication technologies in the school curriculum; Analyze the understanding of teachers of the Early Years of Elementary Education about technologies and educational games in the teaching-learning process and Research which Digital Educational Games have been used in the teaching-learning process. In order to achieve the aforementioned objectives, a theoretical survey was carried out using articles, magazines on the studied subject and a qualitative exploratory research, using a questionnaire as a data collection instrument. The research was carried out in two public schools, with two managers, one coordinator and two teachers as subjects. The analysis of the data took place through the answers of the questionnaire. After analyzing the data, it was observed that the use of technologies and digital games in pedagogical practice does not happen suddenly, it requires some adaptations, studies, training and work conditions so that the use of technologies in schools happens effectively contributing significantly in the school performance of the student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19284
dc.date.accessioned 2021-06-08T12:43:35Z
dc.date.available 2020-06-08
dc.date.available 2021-06-08T12:43:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject TDCICs pt_BR
dc.subject Jogos digitais pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Technology pt_BR
dc.subject Digital games pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CASIMIRO, Magali Pedrosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Digital technologies and teaching and learning processes in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation CASIMIRO, Magali Pedrosa. Tecnologias digitais e os processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta