dc.creator.ID |
CASIMIRO, M. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8162063530566571 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho abordou o uso das Tecnologias Digitais e os Processos de ensino
e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que teve como objetivo
geral: Identificar o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, e os objetivos específicos foram: Analisar o entendimento de
professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre as tecnologias e os jogos
educativos no processo de ensino e aprendizagem e Pesquisar quais os Jogos
Educativos Digitais que têm sido usados no processo de ensino e aprendizagem. Para
alcançar os objetivos citados, foi realizado um levantamento teórico utilizando artigos,
revistas sobre o tema estudado e uma pesquisa qualitativa de tipo descritiva,
utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário. A pesquisa foi
realizada em duas escolas públicas, tendo como sujeitos duas gestoras, uma
coordenadora e duas professoras. A análise dos dados deu-se mediante as respostas
do questionário. Após a análise dos dados observou-se que uso das tecnologias e dos
jogos digitais na prática pedagógica não acontece de maneira repentina, requer
algumas adaptações, estudos, condições de formação e trabalho para que assim o
uso das tecnologias na escola aconteça de forma efetiva contribuindo de maneira
significativa no desempenho escolar do educando. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias digitais e os processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-12-01 |
|
dc.description.abstract |
The present work addressed the use of Digital Technologies and the Teaching-
Learning Processes in the Early Years of Elementary School, which had as its general
objective: To identify the use of technologies in teaching practices in the Early Years
of Elementary School. The specific objectives were: To investigate the use of digital
information and communication technologies in the school curriculum; Analyze the
understanding of teachers of the Early Years of Elementary Education about
technologies and educational games in the teaching-learning process and Research
which Digital Educational Games have been used in the teaching-learning process. In
order to achieve the aforementioned objectives, a theoretical survey was carried out
using articles, magazines on the studied subject and a qualitative exploratory research,
using a questionnaire as a data collection instrument. The research was carried out in
two public schools, with two managers, one coordinator and two teachers as subjects.
The analysis of the data took place through the answers of the questionnaire. After
analyzing the data, it was observed that the use of technologies and digital games in
pedagogical practice does not happen suddenly, it requires some adaptations, studies,
training and work conditions so that the use of technologies in schools happens
effectively contributing significantly in the school performance of the student. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19284 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-08T12:43:35Z |
|
dc.date.available |
2020-06-08 |
|
dc.date.available |
2021-06-08T12:43:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
TDCICs |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Technology |
pt_BR |
dc.subject |
Digital games |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CASIMIRO, Magali Pedrosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Digital technologies and teaching and learning processes in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CASIMIRO, Magali Pedrosa. Tecnologias digitais e os processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
pt_BR |