dc.creator.ID |
Maiara Kaline Almeida Gomes. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3510365742902146 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Hercília Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Hercília M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho monográfico discute os desafios da aprendizagem significativa no ensino
de Geografia, durante os Anos Iniciais. A escolha dessa temática justifica-se pela
necessidade de estudar como se dá a relação entre os objetos de conhecimento e o
cotidiano vivido dos(as) e pelos(as) alunos(as). Sendo assim, o objetivo geral do
trabalho condiz a investigar a correspondência entre objetos de estudo às vivências
cotidianas discentes, de forma a promover uma aprendizagem significativa dos
conteúdos escolares de Geografia nos Anos Iniciais. Os objetivos específicos, por
sua vez, consistem em: refletir os desafios enfrentados pelos professores(as) em
face do relacionamento de objetos conceituais ao cotidiano dos alunos(as); discutir a
interdisciplinaridade nas práticas escolares do ensino de Geografia com outras áreas
de conhecimento; assim como examinar a utilização do livro didático, como
ferramenta para o ensino da Geografia escolar. A partir das noções “alfabetização
geográfica e leitura de mundo”, de forma a investigar e discutir o objeto de estudo,
bem como corresponder aos objetivos delimitados, o trabalho contou com os
estudos dos seguintes autores: Callai (2000, 2005, 2010, 2011); Castrogiovanni
(2000); Bartz et. al (2017); Dornelles e Karnopp (2016); Freire (1999); Portela (2018);
Santos et. al (2019); Silva e Leão (2017). A metodologia para realizar essa
investigação se caracteriza, dessa forma, pela abordagem qualitativa, com o
desenvolvimento do método bibliográfico-documental em uma instituição pública da
rede municipal de Cajazeiras-PB. Trata-se de uma pesquisa cuja análise dos dados
se efetiva por meio da interpretação de fontes construídas (entrevistas), articulada
ao aporte teórico orientador e a fontes documentais. A monografia está estruturada
em 5 (cinco) capítulos, compreendendo “introdução”, “3 (três) capítulos teóricos e
descritivo-analíticos”, e “considerações finais”. Enquanto conclusões, entende-se
que a Geografia escolar, mesmo havendo modificado suas práticas ao longo dos
anos, ainda enfrenta muitos desafios para realizar um ensino capaz de articular os
objetos de conhecimento às vivências cotidianas discentes. Por meio da pesquisa
realizada, considera-se que o ensino pautado no estudo do livro didático ainda é
predominante. Essa realidade demanda o acesso dos(as) professores(as),
especialmente dos Anos Iniciais, a cursos de formação continuada que possibilitem
os(às) docentes uma maior proximidade com os conceitos geográficos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Objetos de conhecimento e vivências cotidianas discentes: os desafios do ensino de geografia nos anos iniciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-12-02 |
|
dc.description.abstract |
The monographic work discusses the challenges of significant learning in teaching
Geography, during the early years. The choice of this theme is justified by the need
to study how the relationship between objects of knowledge and the daily lives of
students and students takes place. Thus, the general objective of the work is to
investigate the correspondence between objects of study to the daily experiences of
students, in order to promote a meaningful learning of school content in Geography
in the early years. The specific objectives, in turn, consist of: reflecting the challenges
faced by teachers in the face of the relationship of conceptual objects to the students'
daily lives; discuss interdisciplinarity in school practices of teaching Geography with
other areas of knowledge; as well as examining the use of the textbook as a tool for
teaching school geography. Based on the notions “geographic literacy and world
reading”, in order to investigate and discuss the object of study, as well as to meet
the defined objectives, the work included the studies of the following authors: Callai
(2000, 2005, 2010, 2011); Castrogiovanni (2000); Bartz et. al (2017); Dornelles and
Karnopp (2016); Freire (1999); Portela (2018); Santos et. al (2019); Silva and Leão
(2017). The methodology to carry out this investigation is characterized, therefore, by
the qualitative approach, with the development of the bibliographic-documental
method in a public institution of the municipal network of Cajazeiras-PB. This is a
research whose data analysis is carried out through the interpretation of constructed
sources (interviews), articulated with the guiding theoretical contribution and
documentary sources. The monograph is structured in 5 (five) chapters, comprising
"introduction", "3 (three) theoretical and descriptive-analytical chapters", and "final
considerations". As conclusions, it is understood that school geography, even though
it has modified its practices over the years, still faces many challenges to carry out a
teaching capable of articulating the objects of knowledge to the daily experiences of
students. Through the research carried out, it is considered that teaching based on
the study of the textbook is still predominant. This reality demands that teachers,
especially in the Early Years, have access to continuing education courses that
enable teachers to be closer to geographical concepts. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19285 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-08T13:05:08Z |
|
dc.date.available |
2021-06-08 |
|
dc.date.available |
2021-06-08T13:05:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Objetos de conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Vivências cotidianas |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge objects |
pt_BR |
dc.subject |
Everyday experiences |
pt_BR |
dc.subject |
Meaningful learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Maiara Kaline Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Objects of knowledge and students' everyday experiences: the challenges of teaching geography in the early years. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Maiara Kaline Almeida. Objetos de conhecimento e vivências cotidianas discentes: os desafios do ensino de geografia nos anos iniciais. 2020. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
pt_BR |