dc.creator.ID |
SILVA, D. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0392716119277421 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MACHADO, Viviane Guidotti. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GUIDOTTI, Viviane. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa realizou um estudo acerca do uso das tecnologias educacionais em duas escolas públicas locadas na cidade de São Domingos, município situado no sertão do estado da Paraíba (PB). O problema da pesquisa foi: Como se dá o uso das tecnologias educacionais em sala de aula pelos professores das escolas públicas do município de São Domingos PB? O objetivo geral da pesquisa foi: compreender como os professores das escolas públicas de São Domingos-PB estão utilizando tecnologias educacionais em sala de aula, e também teve como objetivos específicos: analisar como está se dando o uso pedagógico por parte dos professores das tecnologias educacionais nas duas escolas; identificar se há adequação na instituição que permita a utilização das tecnologias educacionais em sala de aula pelos docentes e refletir como se dá a prática dos professores frente às tecnologias educacionais em ambas as instituições. A fundamentação teórica teve base nos estudos de Bagno (2008), Cox (2008), Oliveira (2012), Tajra (2012) e Pretto (2013). E como fundamentação metodológica a pesquisa foi de abordagem qualitativa e exploratória (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o instrumento de coleta de dados foi: a aplicação de um questionário semiestruturado com dois professores de cada instituição. Os resultados provenientes da pesquisa apontaram que, apesar das qualificações dos professores para atuarem frente às tecnologias educacionais, ainda existem dificuldades quanto à disponibilização de equipamentos que possibilitem um eficiente uso dessas tecnologias em benefício do processo de ensino e aprendizagem. Diante dos resultados apresentados, torna-se
essencial que as Escolas públicas de São Domingos em conjunto com as autoridades superiores,
invistam mais no uso das tecnologias educacionais e na formação dos professores para atuarem com elas. Os resultados apontam a essa necessidade escancarada nas escolas, uma maior disponibilização de equipamentos tecnológicos tornará tanto o ensino remoto como o presencial, mais interessante e consequentemente mais eficiente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-06-10 |
|
dc.description.abstract |
This research will carry out a study about the use of educational technologies in two public
schools located in the city of São Domingos, a municipality located in the hinterland of the state
of Paraíba (PB). The research problem will be: How is the use of educational technologies in
the classroom by teachers from public schools in the city of São Domingos PB? The general
objective of the research will be: to understand how teachers from public schools in São
Domingos-PB are using educational technologies in the classroom, and will also have as
specific objectives: to analyze how pedagogical use is taking place by teachers of educational
technologies in both schools; to identify if there is adequacy in the institution that allows the
use of educational technologies in the classroom by teachers and to reflect on how teachers
practice in relation to educational technologies in both institutions. The theoretical basis will be
based on the studies of Bagno (2008), Cox (2008), Oliveira (2012), Tajra (2012) and Pretto
(2013). And as a methodological basis, the research will be of a qualitative and exploratory
approach (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), the data collection instrument will be: the application of a
semi-structured questionnaire with two professors from each institution. The results from the
research pointed out that, despite the teachers' qualifications to provide freight to educational
technologies, there are still difficulties regarding the availability of equipment that enables an
efficient use of these technologies for the benefit of the teaching and learning process. In view
of the results presented, it is essential that the public schools of São Domingos, together with
the higher authorities, invest more in the use of educational technologies and in the training of
teachers to work with them. The results point to this gaping need in schools, a greater
availability of technological equipment will make both remote and face-to-face teaching more
interesting and consequently more efficient. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19286 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-08T13:26:16Z |
|
dc.date.available |
2021-06-08 |
|
dc.date.available |
2021-06-08T13:26:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educational technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Danilo de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of educational technologies in two schools in the city of São Domingos-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Danilo de Sousa. O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB. 2020. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
pt_BR |