dc.creator.ID |
LINS, B. V. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Fernanda Raquel Roberto. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, F. R. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6865151397795312 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
LIMA JUNIOR, Josean da Silva. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
LIMA JUNIOR, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9926427437369371 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, M. C. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Juliane Vasconcelos da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, J. V. |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2021.tccmon.lins |
|
dc.description.resumo |
O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo e os clientes ainda mais exigentes, sendo
assim, as empresas necessitam buscar estratégias de modo a se manterem competitivas e
consequentemente garantirem a sua permanência no mesmo. Nessa perspectiva, uma Gestão da
qualidade eficiente é imprescindível para o sucesso dessas organizações. Sendo assim, o
objetivo do presente trabalho é avaliar a evolução da Gestão da Qualidade no âmbito nacional
nos últimos 40 anos. Para que esse propósito fosse alcançado, foi realizada uma revisão
sistemática da literatura sob o termo “Quality Management” utilizando a base de dados Web of
Science. Pretende-se, a partir dos resultados obtidos no estudo, auxiliar na investigação da
evolução histórica, dos parâmetros atuais, além de colaborar para a compreensão dos assuntos
tratados na interface da temática, abordagens, tendências e lacunas. Os resultados evidenciam
que a partir do ano de 2015 houve um crescimento no número de trabalhos publicados sob as
condições especificadas, isso demonstra uma ampliação de interesses voltados para a área em
questão, tanto por parte das instituições de ensino como por parte das organizações. Dessa
forma, é possível compreender que a gestão da qualidade no Brasil evolui para um novo cenário,
isso corresponde as necessidades das empresas possuírem diferencial competitivo e potencial
para competir de maneira eficaz no cenário mercadológico atual, garantindo assim a sua
sobrevivência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de produção. |
pt_BR |
dc.title |
Visão geral da literatura acadêmica da gestão da qualidade no Brasil: uma revisão sistemática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-26 |
|
dc.description.abstract |
The market has become increasingly competitive and customers are even more demanding, so
companies need to seek strategies in order to remain competitive and consequently guarantee
their permanence in it. In this perspective, an efficient Quality Management is essential for the
success of these organizations. Thus, the objective of the present work is to evaluate the
evolution of Quality Management at the national level in the last 40 years. For this purpose to
be achieved, a systematic review of the literature was carried out under the term “Quality
Management” using the Web of Science database. It is intended, based on the results obtained
in the study, to assist in the investigation of the historical evolution, of the current parameters,
in addition to collaborating for the understanding of the subjects treated in the thematic
interface, approaches, trends and gaps. The results show that as of 2015, there was an increase
in the number of works published under the specified conditions, which demonstrates an
expansion of interests focused on the area in question, both by educational institutions and by
organizations. Thus, it is possible to understand that quality management in Brazil evolves into
a new scenario, which corresponds to the need for companies to have a competitive advantage
and the potential to compete effectively in the current market scenario, thus guaranteeing their
survival. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19290 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-08T16:45:33Z |
|
dc.date.available |
2021-06-08 |
|
dc.date.available |
2021-06-08T16:45:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão da qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Revisão sistemática de literatura –gestão da qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.subject |
Quality management |
pt_BR |
dc.subject |
Systematic literature review - quality management |
pt_BR |
dc.subject |
Quality |
pt_BR |
dc.subject |
production engineering |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LINS, Bárbara Valéria Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Overview of academic literature on quality management in Brazil: a systematic review. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LINS, Bárbara Valéria Pereira. Visão geral da literatura acadêmica da gestão da qualidade no Brasil: uma revisão sistemática. 2021. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19290 |
pt_BR |