DSpace/Manakin Repository

Ensino de Sociologia e Literatura: modernidade e realismo social em Machado de Assis.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FARIAS, F. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5756412094857892 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rozenval Almeida.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2836968575468803 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.referee1ID MONTEIRO, J. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
dc.contributor.referee2ID LIMA, J. M. T. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2021.dissertacao.farias
dc.description.resumo A intenção desse trabalho é a de contribuir de forma prática e ativa para a melhoria da qualidade do ensino de Sociologia na escola de ensino médio, oferecendo discussões sobre temas da Sociologia e que são frequentes na nossa sociedade. O trabalho desenvolveu-se apoiado naquilo que é uma das prerrogativas constantes nas Orientações Curriculares Nacionais (OCN’s) para o ensino de Sociologia, que é a interdisciplinaridade, a qual desenvolvemos com a Literatura. Para tanto, propusemos um trabalho de validação da obra de Machado de Assis sob o viés da Sociologia aliado a um guia pedagógico, no qual direcionamos, em cinco lições, um trabalho de análise sociológica e literária na tentativa de alcançar o conhecimento poderoso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.title Ensino de Sociologia e Literatura: modernidade e realismo social em Machado de Assis. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-13
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19354
dc.date.accessioned 2021-06-11T20:48:05Z
dc.date.available 2021-06-11
dc.date.available 2021-06-11T20:48:05Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociologia e literatura pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia – Ensino Médio pt_BR
dc.subject Realismo social pt_BR
dc.subject Conhecimento poderoso pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Literatura e Sociologia pt_BR
dc.subject Machado de Assis – Análise sociológica pt_BR
dc.subject Guia Pedagógico – Sociologia e Literatura pt_BR
dc.subject sociología y literatura pt_BR
dc.subject Docencia en Sociología - Bachillerato pt_BR
dc.subject realismo social pt_BR
dc.subject conocimiento poderoso pt_BR
dc.subject Interdisciplinariedad pt_BR
dc.subject Literatura y Sociología pt_BR
dc.subject Machado de Assis - Análisis sociológico pt_BR
dc.subject Guía Pedagógica - Sociología y Literatura pt_BR
dc.subject sociology and literature pt_BR
dc.subject Sociology Teaching - High School pt_BR
dc.subject social realism pt_BR
dc.subject powerful knowledge pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Literature and Sociology pt_BR
dc.subject Machado de Assis - Sociological analysis pt_BR
dc.subject Pedagogical Guide - Sociology and Literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Fabiano Feitosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didáctica de la Sociología y la Literatura: modernidad y realismo en Machado de Assis. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Fabiano Feitosa de. Ensino de Sociologia e Literatura: modernidade e realismo social em Machado de Assis. 2021. 119f. Material Didático - Guia Pedagógico (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19354 pt_BR
dc.description.resumen La intención de ese trabajo es de contribuir de manera práctica y activa para la mejora en la calidad de la enseñanza de Sociologia en la escuela de enseñanza media, ofreciendo discusiones sobre temas de la Sociologia y que son frecuentes en nuestra sociedad. El trabajo se desarrolló soportado en las prerrogativas encontradas en las Orientações Curriculares Nacionais (OCN’s) para la enseñanza de Sociologia, que es la interdisciplinaridad, la cual desarrollamos junto a la Literatura. Para eso, propusimos un trabajo de validación de la obra de Machado de Assis bajo la parcialidad de la Sociologia aliado a una guía pedagógica, en la cual dirigiremos, en cinco lecciones, un trabajo de análisis sociológico y literario con el intento de alcanzar el conocimiento poderoso. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta