dc.contributor.advisor1 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Maria Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa abordou o tema aprendizagem, com foco no acompanhamento das famílias nas
atividades escolares das crianças durante a pandemia de COVID-19 sob a representação de
docentes. Diante das mudanças causadas pelo referido mal no cenário educativo,
principalmente com a implantação de aulas remotas, para as quais o acompanhamento da
família é indispensável, surgiu a necessidade de investigar essa nova realidade com o seguinte
objetivo: Conhecer como os docentes do Ensino Fundamental percebem a capacidade das
famílias em contribuir com a aprendizagem escolar das crianças durante a referida pandemia.
O principal aporte teórico envolve: Vasconcelos (1989), Parolim (2003), Lacasa (2007),
Oliveira e Marinho-Araújo (2010), Crepaldi (2017), Campos-Ramos (2016), Moreira e silva
(2015), Soares (2010), Souza (2009), Estrella e Lima (2020), Vieira e Ricci (2020). Trata-se
de um estudo de campo com pesquisa qualitativa e tem como lócus o município de Umari –
CE. O instrumento de coleta de dados foi o questionário e os sujeitos foram docentes. Os
dados foram analisados usando a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que
o acompanhamento das famílias nas atividades escolares das crianças de forma remota é
fundamental como suporte ao trabalho da escola e para a aprendizagem dos alunos; algumas
crianças não recebem esse acompanhamento por falta de estrutura de equipamentos de
informática adequados e de acesso à internet; as famílias mais dedicadas são aquelas que
valorizam o estudo como meio de progresso na vida. Com o ensino remoto foi possível
perceber mais evidentemente a importância da parceria entre família e escola no processo de
ensino e aprendizagem da criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-12-02 |
|
dc.description.abstract |
This research addressed the topic of learning, with a focus on monitoring families in school
activities of children during the COVID-19 pandemic under the representation of teachers. In
view of the changes caused by the aforementioned illness in the educational scenario, mainly
with the implementation of remote classes, for which family monitoring is essential, the need
arose to investigate this new reality with the following objective: Knowing how Elementary
School teachers perceive the ability of families to contribute to children's school learning
during that pandemic. The main theoretical contribution involves: Vasconcelos (1989),
Parolim (2003), Lacasa (2007), Oliveira and Marinho-Araújo (2010), Crepaldi (2017),
Campos-Ramos (2016), Moreira and silva (2015), Soares (2010), Souza (2009), Estrella and
Lima (2020), Vieira and Ricci (2020). It is a field study with qualitative research and its locus
is the municipality of Umari – CE. The data collection instrument was the questionnaire and
the subjects were teachers. The data were analyzed using the Content Analysis technique. The
results show that the monitoring of families in children's school activities remotely is essential
to support school work and student learning; some children do not receive this monitoring due
to the lack of adequate computer equipment and internet access; the most dedicated families
are those who value study as a means of progress in life. With remote teaching it was possible
to perceive more evidently the importance of the partnership between family and school in the
process of teaching and learning of the child. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19365 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-14T13:52:38Z |
|
dc.date.available |
2021-06-14 |
|
dc.date.available |
2021-06-14T13:52:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Família |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem. |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Family |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Family monitoring of children's school activities during the Covid-19 pandemic under the representation of teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres. Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
pt_BR |