DSpace/Manakin Repository

Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.advisor1ID NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Maria Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo Esta pesquisa abordou o tema aprendizagem, com foco no acompanhamento das famílias nas atividades escolares das crianças durante a pandemia de COVID-19 sob a representação de docentes. Diante das mudanças causadas pelo referido mal no cenário educativo, principalmente com a implantação de aulas remotas, para as quais o acompanhamento da família é indispensável, surgiu a necessidade de investigar essa nova realidade com o seguinte objetivo: Conhecer como os docentes do Ensino Fundamental percebem a capacidade das famílias em contribuir com a aprendizagem escolar das crianças durante a referida pandemia. O principal aporte teórico envolve: Vasconcelos (1989), Parolim (2003), Lacasa (2007), Oliveira e Marinho-Araújo (2010), Crepaldi (2017), Campos-Ramos (2016), Moreira e silva (2015), Soares (2010), Souza (2009), Estrella e Lima (2020), Vieira e Ricci (2020). Trata-se de um estudo de campo com pesquisa qualitativa e tem como lócus o município de Umari – CE. O instrumento de coleta de dados foi o questionário e os sujeitos foram docentes. Os dados foram analisados usando a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que o acompanhamento das famílias nas atividades escolares das crianças de forma remota é fundamental como suporte ao trabalho da escola e para a aprendizagem dos alunos; algumas crianças não recebem esse acompanhamento por falta de estrutura de equipamentos de informática adequados e de acesso à internet; as famílias mais dedicadas são aquelas que valorizam o estudo como meio de progresso na vida. Com o ensino remoto foi possível perceber mais evidentemente a importância da parceria entre família e escola no processo de ensino e aprendizagem da criança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-02
dc.description.abstract This research addressed the topic of learning, with a focus on monitoring families in school activities of children during the COVID-19 pandemic under the representation of teachers. In view of the changes caused by the aforementioned illness in the educational scenario, mainly with the implementation of remote classes, for which family monitoring is essential, the need arose to investigate this new reality with the following objective: Knowing how Elementary School teachers perceive the ability of families to contribute to children's school learning during that pandemic. The main theoretical contribution involves: Vasconcelos (1989), Parolim (2003), Lacasa (2007), Oliveira and Marinho-Araújo (2010), Crepaldi (2017), Campos-Ramos (2016), Moreira and silva (2015), Soares (2010), Souza (2009), Estrella and Lima (2020), Vieira and Ricci (2020). It is a field study with qualitative research and its locus is the municipality of Umari – CE. The data collection instrument was the questionnaire and the subjects were teachers. The data were analyzed using the Content Analysis technique. The results show that the monitoring of families in children's school activities remotely is essential to support school work and student learning; some children do not receive this monitoring due to the lack of adequate computer equipment and internet access; the most dedicated families are those who value study as a means of progress in life. With remote teaching it was possible to perceive more evidently the importance of the partnership between family and school in the process of teaching and learning of the child. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19365
dc.date.accessioned 2021-06-14T13:52:38Z
dc.date.available 2021-06-14
dc.date.available 2021-06-14T13:52:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Aprendizagem. pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.subject Family pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Family monitoring of children's school activities during the Covid-19 pandemic under the representation of teachers. pt_BR
dc.identifier.citation ROGÉRIO, Francisca Janaide Torres. Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta