dc.creator.ID |
CÂNDIDO, M. S. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4401148418661031 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, MICHELLE GOMES |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CHAVES, Márcio Frazão. |
|
dc.contributor.referee2 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.referee3 |
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
|
dc.description.resumo |
A Microbiologia é classicamente definida como a área da ciência que se
dedica ao estudo de organismos que somente podem ser visualizados ao
microscópio. Inúmeras vezes é esquecida pelos professores e esse fato é
decorrente da grande dificuldade que os mesmos encontram para desenvolver
estratégias de ensino-aprendizagem que sejam dinâmicas e atraentes para os
alunos. Diante dessa visão, o objetivo deste estudo foi descrever a realidade do
ensino de Microbiologia no cenário do ensino médio da Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, localizada no
municipio de Cuité —— PB. O estudo foi realizado durante o periodo de agosto a
outubro de 2011, com a docente de Biologia e alunos do segundo ano do
ensino médio, numa frequência semanal. O procedimento adotado baseou-se
na aplicação de questionários semi estruturados, observação direta, entrevistas
e levantamento de atividades práticas de Microbiologia. O livro didático
utilizado na escola segue alguns princípios relacionados aos Parâmetros
Curriculares Nacionais - PCNs. Tanto a professora quanto a maioria dos alunos
entrevistados consideram a Microbiologia um tema importante e que está
relacionada ao nosso cotidiano. Quanto às aulas práticas de Microbiologia, a
docente não fez uso dessa modalidade didática. Entretanto, a maioria dos
estudantes prefere esse tipo de aula, pois, segundo eles, é mais atraente e
dinâmica, além de despertar a sua curiosidade. Desenvolvemos duas
atividades práticas junto à docente de Biologia da escola investigada e,
posteriormente, também desenvolvemos uma das duas experiências junto com
os alunos, os quais demonstraram interesse e atenção. Uma apostila contendo
algumas experiências e informações/curiosidades sobre a temática foi
elaborada com o objetivo de auxiliar a professora na execução de aulas
práticas envolvendo os temas microbiológicos. Os dados obtidos neste estudo
reforçam a necessidade de desenvolver novos trabalhos que tenham como
finalidade aprimorar o ensino de Microbiologia nas escolas de Cuité — PB. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Microbiologia |
pt_BR |
dc.title |
Microbiologia para o ensino médio: descrevendo a realidade de uma escola da cidade de Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-11-25 |
|
dc.description.abstract |
Microbiology is classically defined as the area of science that dedicates to the
study of organisms that only can be visualized under a microscope. Many times
this area is forgotten by teachers and this fact occurs because the great
difficulty they find to develop dynamic and attractive strategies of
teaching/learning for the students. The objective of this research was to
describe the reality of the Microbiology teaching in the high school of the Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos
located in Cuité city, in Paraíba (PB). The study was conducted during the
period of August-October 2011, weekly, with the Biology teacher and high
school students of the second year. The procedure adopted was based on the
application of semi-structured questionnaires, direct observation, interviews and
a survey of practical activities of Microbiology. The textbook used at school
follows some of the principles of Parâmetros Curriculares Nacionais — PCNs.
Both teacher and most of the students interviewed consider the Microbiology an
important topic and that is related to our everyday lives. in relation to the
practical classes of Microbiology the teacher does not use this didactic modality.
However, most of the students prefer this kind of class because they consider it
more attractive and dynamic, beyond arousing their curiosity. We have
developed two practical activities with the Biology teacher of the school already
mentioned and, after that we also developed one of the two experiences with
the students of the second year of high school, who demonstrated interest and
attention. We have made a didactic revision aid having some experiences and
informations/curiosities about the theme with the objective of helping the
teacher during the practical classes involving microbiological topics. The data
obtained in this research reinforce the necessity in developing new works that
have as objective to perfect the Microbiology teaching in the schools of Cuité-
PB. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19383 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-14T18:08:40Z |
|
dc.date.available |
2021-06-14 |
|
dc.date.available |
2021-06-14T18:08:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas práticas |
pt_BR |
dc.subject |
Biology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Practical classes |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la biología |
pt_BR |
dc.subject |
Clases prácticas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Microbiology for secondary education: describing the reality of a school in the city of Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Microbiología para la educación secundaria: describiendo la realidad de una escuela en la ciudad de Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado. Microbiologia para o ensino médio: descrevendo a realidade de uma escola da cidade de Cuité — PB. 2011. 75 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La microbiología se define clásicamente como el área de la ciencia que
dedicada al estudio de organismos que solo pueden ser visualizados por el
microscopio. A menudo es olvidado por los profesores y este hecho es
debido a la gran dificultad que encuentran para desarrollar
estrategias de enseñanza-aprendizaje dinámicas y atractivas para
estudiantes. Ante esta visión, el objetivo de este estudio fue describir la realidad de
la enseñanza de Microbiología en el entorno de la escuela secundaria de la Escuela Estatal de
Escuela Primaria y Secundaria Orlando Venâncio dos Santos, ubicada en
municipio de Cuité —— PB. El estudio se llevó a cabo durante el período de agosto a
Octubre de 2011, con el profesor de Biología y alumnos de segundo año de la
secundaria, semanalmente. El procedimiento adoptado se basó en
en la aplicación de cuestionarios semiestructurados, observación directa, entrevistas
y estudio de actividades prácticas de microbiología. el libro de texto
utilizado en la escuela sigue algunos principios relacionados con los parámetros
Plan de estudios nacional - PCN. Tanto el profesor como la mayoría de los estudiantes
Los entrevistados consideran que la microbiología es un tema importante y que es
relacionado con nuestra vida diaria. En cuanto a las clases prácticas de Microbiología, el
El profesor no utilizó esta modalidad didáctica. Sin embargo, la mayor parte de
los estudiantes prefieren este tipo de clase porque, según ellos, es más atractiva y
dinámico, además de despertar tu curiosidad. Desarrollamos dos
actividades prácticas con el profesor de Biología de la escuela investigada y,
más tarde, también desarrollamos uno de los dos experimentos junto con
los estudiantes, quienes mostraron interés y atención. Un folleto que contiene
algunas experiencias e información / curiosidades sobre el tema fue
elaborado con el objetivo de asistir al docente en la ejecución de clases
prácticas relacionadas con temas microbiológicos. Los datos obtenidos en este estudio
reforzar la necesidad de desarrollar nuevos trabajos que tengan como
propósito de mejorar la enseñanza de la Microbiología en las escuelas de Cuité - PB. |
pt_BR |