dc.creator.ID |
FONSÊCA, M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070516709591417 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Anderson Scardua. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Scardua, Anderson. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Oliveira, Anderson Scardua. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8819541970132330 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.referee2 |
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
O processo educativo foi discutido neste trabalho visando entender como o mesmo, na visão
de pais de alunos, ocorre em uma região da zona rural da cidade de Cuité—PB. O trabalho
consistiu em levantar dados gerais da localidade em estudo, o sítio Bujari, bem como das
particularidades do grupo social representado por pais de alunos, em seguida foi traçado o
entendimento que esses pais têm a respeito da educação e seu papel em suas vivências e nas
Vivências educacionais de seus filhos. A utilização da Teoria das Representações Sociais
nesse trabalho se deve ao fato de que ela proporciona um caminho para investigar como se
formam e como funcionam os pensamentos de pessoas e grupos bem como para interpretar o
seu cotidiano. Os participantes da pesquisa foram oito indivíduos, sendo a amostra assim
distribuída: um pai, cinco mães e duas avós (responsáveis pela criação dos netos) de alunos
moradores do sítio Bujari e vizinhanças. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista
semi-estruturada com 20 questões, cujas respostas foram submetidas à análise de conteúdo
temática. Através da análise das entrevistas podemos perceber que todos os entrevistados se
baseiam em primeiro lugar na ideia de comportamento moral para definir a educação. A ideia
de estudo ou escola vai aparecendo depois conforme as respostas se relacionam a utilidade da
educação ou ao seu papel no futuro. De acordo com os entrevistados a educação acontece
principalmente em casa, com os pais, onde eles ressaltam bastante o valor do bom
comportamento. Posteriormente eles citam a escola e a dependência da contribuição da
própria pessoa ao querer se educar. Para eles, para se ter educação a pessoa deve buscar se
educar recebendo conselhos e incentivos dos pais e da escola. Os pais entrevistados em sua
maioria depositam no futuro a aplicação da educação escolar, eles afirmam que e' através dela
que os filhos conseguirão emprego e poderão se diferenciar da vida levada por seus país. Com
esta pesquisa, podemos concluir que devido ao pouco contato dos pais com a escola em suas
experiências de vida bem como a inexistência de projetos que valorizem a participação efetiva
dos pais de alunos na vida escolar dos filhos, há muito a ser feito em termos de incentivos e
conscientizações educacionais, já que para que a educação ocorra de maneira satisfatória são
necessários incentivos e acompanhamentos diversos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Representações sociais sobre educação por pais de alunos da zona rural de Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-07-16 |
|
dc.description.abstract |
The educational process was discussed in this paper to understand how it, in the view of
parents, occurs in a rural area of the city of Cuité—PB. The work consisted of research general
data about the region of the study, Bujari, as well as the particularities of the social group
represented by parents, then to analyze the understanding that these parents have about
education and its role in their experiences and in the educational experiences of their children.
Using the Theory of Social Representations in this work is due to the fact that it provides a
way to investigate how they are formed and how the thoughts of people and groups are used
to interpret their daily lives, The participants were eight individuals, being: a father, five
mothers and two grandmothers (responsible for the creation of the grandchildren) of students
living at Bujari and neighborhoods. Data collection was performed through a semi—structured
interview With 20 questions, and the answers were submitted to thematic content analysis.
Through analysis of the interviews we can see that all respondents are based primarily on the
idea of moral behavior to define education. Secondly, the idea of studying or going to school
appeared with the answers related to the usefulness of education and its role in the future.
According to the respondents education takes place mainly at home, with parents, where they
emphasize the value of good behavior. Later, they cite the school and the importance of the
individual to want to educate himself. For them, to have education a person should seek to
educate himself receiving advice and encouragement from parents and school. Parents
interviewed mostly deposited in the future the importance of school education, they say that
only with it that children will find employment and may have a different life in relation to
their parents. With this research we can conclude that due to little contact that parents had
with School in their life experiences as well as to the lack of projects that enhance the
effective participation of parents in their childrenas school life, there is much to be done in
terms of educational incentives and realizations, since that, education only occurs in a
satisfactory way if there are incentives and various types of accompaniments. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19397 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-15T12:55:01Z |
|
dc.date.available |
2021-06-15 |
|
dc.date.available |
2021-06-15T12:55:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - pais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - representações sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - comportamento |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Education - parents |
pt_BR |
dc.subject |
Education - social representations |
pt_BR |
dc.subject |
Education - behavior |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.subject |
Educación - padres |
pt_BR |
dc.subject |
Educación - representaciones sociales |
pt_BR |
dc.subject |
Educación - comportamiento |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FONSÊCA, Muriael dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Social representations about education by parents of students in the rural area of Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Representaciones sociales sobre educación de padres de alumnos del área rural de Cuité - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FONSÊCA, Muriael dos Santos. Representações sociais sobre educação por pais de alunos da zona rural de Cuité - PB. 2011. 81 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19397 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El proceso educativo fue discutido en este trabajo con el objetivo de comprender cómo, en la vista
de padres de alumnos, se lleva a cabo en una zona rural de la ciudad de Cuité — PB. El trabajo
consistió en recopilar datos generales del lugar en estudio, el sitio de Bujari, así como del
particularidades del grupo social representado por los padres de los estudiantes, entonces el
comprensión que estos padres tienen sobre la educación y su papel en sus experiencias y
Las experiencias educativas de sus hijos. El uso de la teoría de las representaciones sociales
en este trabajo se debe al hecho de que proporciona una forma de investigar cómo
forma y cómo funcionan los pensamientos de las personas y los grupos, así como para interpretar la
tu vida diaria. Los participantes de la investigación fueron ocho individuos, por lo que la muestra es
distribuidos: un padre, cinco madres y dos abuelas (encargadas de criar a los nietos) de los estudiantes
residentes del sitio y vecindarios de Bujari. La recolección de datos se realizó a través de una entrevista
semiestructurada con 20 preguntas, cuyas respuestas fueron sometidas a análisis de contenido
temático. A través del análisis de las entrevistas, podemos ver que todos los entrevistados
basado principalmente en la idea de comportamiento moral para definir la educación. La idea
de estudio o escuela aparecerán más tarde, ya que las respuestas se relacionan con la utilidad de la
la educación o su papel en el futuro. Según los entrevistados, la educación pasa
especialmente en casa, con los padres, donde enfatizan el valor del bien
comportamiento. Posteriormente mencionan la escuela y la dependencia del aporte de la
propia persona al querer educarse. Para ellos, para tener una educación, la persona debe buscar
educar al recibir consejos y aliento de los padres y la escuela. Padres entrevistados en su
la mayoría deposita en el futuro la aplicación de la educación escolar, afirman que es a través de ella
que los niños conseguirán trabajo y podrán diferenciarse de la vida que vive su país. Con
En esta investigación, podemos concluir que debido al escaso contacto de los padres con la escuela en su
experiencias de vida, así como la falta de proyectos que valoren la participación efectiva
de los padres de los estudiantes en la vida escolar de sus hijos, queda mucho por hacer en términos de incentivos y
conciencia educativa, ya que para que la educación se produzca satisfactoriamente
incentivos y seguimiento necesarios. |
pt_BR |