dc.creator.ID |
BITENCOURT, M. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7269307388286171 |
|
dc.contributor.advisor1 |
PINHEIRO MARIZ, Josilene. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PINHEIRO MARIZ, J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 |
|
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Maria Rennally Soares da. |
|
dc.contributor.referee2 |
CORRÊA NETO, Lino Dias. |
|
dc.description.resumo |
Em pesquisas anteriores, temos direcionado o nosso olhar para a importância da
aprendizagem a partir da literatura desde a infância, uma vez que, nesse contexto, entendemos
que a literatura à crianças e jovens é um importante caminho para dar amplitude de
perspectivas para os jovens, sobretudo pelas vias da literatura “dita francófona”. Ao
reconhecer essa importância, identificamos que há uma predominância de obras oriundas de
países da Europa, entre as obras literárias infantis e juvenis de língua francesa fazendonos
perceber a falta de (re)conhecimento de escritores de língua francesa em todo o mundo. Sendo
assim, voltamos o nosso olhar para a produção literária das regiões do Machrek, que é um
termo árabe de noção geográfica e cultural que significa levante, e do Magrebe, que significa
poente. Ambas regiões localizamse
ao norte do continente africano. Temos como objetivo
geral deste trabalho, estudar a literatura de língua francesa dos países que compõem o norte da
África destinada às crianças e aos jovens, intentando responder à pergunta:
as obras literárias de língua francesa das regiões estudadas (Magrebe e Machrek) favorecem
a quebra de clichés e estereótipos, promovendo diálogos interculturais? Como objetivos
específicos temos: a) Executar um levantamento das publicações de obras literárias africanas
de língua francesa, direcionadas a crianças e jovens em espaços especializados; b) Identificar
obras que apresentam elementos históricos sociais que podem promover diálogos
interculturais entre o Brasil e as regiões do Magrebe e Machrek e c) Analisar uma obra
selecionada do corpus encontrado, a fim de apresentar elementos que podem favorecer a
leitura literária na formação integral de jovens leitores no âmbito do ensino do FLE. No
primeiro capítulo, tecemos algumas reflexões acerca das abordagens plurais no ensino de
línguas e da importância de um olhar intercultural pela leitura literária. Nos capítulos que
seguem, apresentamos um panorama geral da região do Magrebe e do Machrek, ressaltando a
produção literária identificada, bem como uma leitura de duas obras dessas regiões, buscando
estabelecer os laços interculturais com o Brasil. Por fim, apresentamos uma obra quadrinística
e autobiográfica L’Arabe du Futur (SATTOUF, 2014) no intento de destacar os laços
históricogeográficos
como caminhos para as pontes interculturais. A nossa pesquisa é uma
extensão de investigações anteriores executadas com o apoio do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande).
Nossa análise está ancorada ao olhar intercultural de Candelier (2013), Abdallah – Pretceille e
Porcher (2001), De Carlo (1998); a leitura literária para crianças e jovens à Reyes (2010),
Vanthier (2006) e Chelebourg e Marcoin (2007); só para citar algumas de nossas bases.
Dentre os resultados identificados nesta pesquisa, reafirmamos que através da
interculturalidade, é possível ter um olhar sensível e abrir novos horizontes a partir da partilha
da literatura “francófona” que tece uma rede intertextual de uma língua para outra e de uma
cultura para outra, sendo fundamental enquanto instrumento para abertura de mundos e,
portanto, essencial na formação integral da criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Literatura para crianças e jovens no levante ou no poente: laços interculturais entre o Brasil e o Norte da África. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-27 |
|
dc.description.abstract |
In previous researches, we have directed our gaze to the importance of learning from literature
in childhood, since, in this context, we recognize that literature for children and young people
is an important way to expand the perspectives of these groups, especially through the ways
of "francophone" literature. By recognizing this importance, we have identified that there is a
predominance of works from European countries, among the literary works for children and
young people in French language, making us realize the lack of (re)cognition of francophone
writers around the world. Therefore, we turn our gaze to the literary production of the regions
of the Machrek, which is an Arabic term for geographical and cultural notion meaning
‘Levant’; and of the Maghreb which means ‘West’. Both regions located in the north of the
African continent. As the main goal of this paper, we intend to study the francophone
literature from North Africa addressed to children and teenagers and try to answer: does the
francophone literature from the regions of Maghreb and Machrek favour the breaking of
clichés and stereotypes, promoting intercultural dialogues? As our specific objectives we
established: a) Perform a survey of publications of Frenchspeaking
African literary works,
aimed at children and young people in specialized spaces; b) Identify works that present
social historical elements that can promote intercultural dialogues between Brazil and the
regions of the Maghreb and Machrek and c) Analyse a selected work from the corpus found,
in order to present elements that may favour literary reading in the education of young readers
within the scope of FLE (French as a foreign language) teaching. In the first chapter, we
reflected on some plural approaches to language teaching and the importance of an
intercultural perspective for literary reading. In the following chapters, we present an
overview of the Maghreb and Machrek regions, highlighting the literary production identified,
as well as a reading of two works from each region, seeking to establish intercultural ties with
Brazil. In conclusion, we presented the autobiographical comic book L'Arabe du Futur
(SATTOUF, 2014) seeking historicalgeographical
links as paths to intercultural bridges. Our
research is an extension of previous investigations executed with the support of the
Institutional Scientific Initiation Scholarship Program (PIBIC) of the UFCG (Federal
University of Campina Grande). Our analysis is anchored in the intercultural perspective of
Candelier (2013), Abdallah – Pretceille and Porcher (2001), De Carlo (1998); literary reading
for children and young people Reyes (2010), Vanthier (2006) and Chelebourg and Marcoin
(2007); just to name a few of our bases. Among the results found in this research, we could
restate that through interculturality, it is possible to have a sensitive look and open new
horizons from the sharing of “francophone” literature that weaves an intertextual network
from one language to another and from one culture to another, being fundamental as an
instrument for opening up worlds and, therefore, essential in the integral education of
children. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19419 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-15T21:12:28Z |
|
dc.date.available |
2021-06-15 |
|
dc.date.available |
2021-06-15T21:12:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infanto-juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura para crianças e jovens |
pt_BR |
dc.subject |
Intercultura - Brasil e Norte da África |
pt_BR |
dc.subject |
Brasil e Norte da África - laços interculturais |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura juvenil em língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil em língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Região do Machrek - África produção literária |
pt_BR |
dc.subject |
Região do Magrebe - África - produção literária |
pt_BR |
dc.subject |
Norte da África - literatura de língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Diálogos interculturais - Brasil e Norte da África |
pt_BR |
dc.subject |
Francês como língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
L’Arabe du Futur - obra quadrinística |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura literária para crianças e jovens - Reyes |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura do Magrebe |
pt_BR |
dc.subject |
Quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura em quadrinhos - língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Riad Sattouf - Quadrinista |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturalidade e literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Children's Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Literature for children and young people |
pt_BR |
dc.subject |
Interculture - Brazil and North Africa |
pt_BR |
dc.subject |
Brazil and North Africa - intercultural ties |
pt_BR |
dc.subject |
French language youth literature |
pt_BR |
dc.subject |
Children's Literature in French Language |
pt_BR |
dc.subject |
Machrek Region - Africa literary production |
pt_BR |
dc.subject |
Maghreb region - Africa - literary production |
pt_BR |
dc.subject |
North Africa - French Language Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Intercultural Dialogues - Brazil and North Africa |
pt_BR |
dc.subject |
French as a foreign language |
pt_BR |
dc.subject |
L'Arabe du Futur - comic book |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Reading for Children and Young People - Reyes |
pt_BR |
dc.subject |
Maghreb Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Comic Literature - French Language |
pt_BR |
dc.subject |
Riad Sattouf - Comics |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturality and Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Comics |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature jeunesse |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature pour enfants et adolescents |
pt_BR |
dc.subject |
Interculture - Brésil et Afrique du Nord |
pt_BR |
dc.subject |
Brésil et Afrique du Nord - liens interculturels |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature jeunesse de langue française |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature jeunesse en langue française |
pt_BR |
dc.subject |
Région Machrek - Production littéraire africaine |
pt_BR |
dc.subject |
Région Maghreb - Afrique - production littéraire |
pt_BR |
dc.subject |
Afrique du Nord - Littérature de langue française |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogues interculturels - Brésil et Afrique du Nord |
pt_BR |
dc.subject |
Français langue étrangère |
pt_BR |
dc.subject |
L'Arabe du Futur - BD |
pt_BR |
dc.subject |
Lecture littéraire pour enfants et adolescents - Reyes |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature maghrébine |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature BD - Langue Française |
pt_BR |
dc.subject |
Bandes dessinées |
pt_BR |
dc.subject |
Riad Sattouf - Bandes dessinées |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturalité et littérature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BITENCOURT, Manuella Barreto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literature for children and young people in the uprising or the west: intercultural ties between Brazil and North Africa. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Littérature pour enfants et adolescents dans l'insurrection ou en occident : les liens interculturels entre le Brésil et l'Afrique du Nord. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BITENCOURT, Manuella Barreto. Literatura para crianças e jovens no levante ou no poente: laços interculturais entre o Brasil e o Norte da África. 2021. 92f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19419 |
pt_BR |
dc.description.resume |
Dans des recherches précédentes, nous avons orienté notre regard vers l'importance de
l'apprentissage de la littérature depuis l'enfance, puisque, dans ce contexte, nous comprenons
que la littérature de jeunesse est un moyen important de donner de l'amplitude aux
perspectives des jeunes, notamment par les voies de la littérature « dite francophone ». En
reconnaissant cette importance, nous identifions qu'il y a une prédominance d’oeuvres des
pays européens, parmi les oeuvres littéraires de jeunesse en langue française, ce qui nous fait
prendre conscience de l’absence d’une certaine (re)connaissance des écrivains de langue
française partout dans le monde. Ainsi, nous tournons notre intérêt vers la production littéraire
des régions du Machrek, qui est un terme arabe lié à une notion géographique et culturelle
signifiant Levant, et du Maghreb, signifiant Couchant. Les deux régions sont situées au nord
du continent africain. De ce fait, l'objectif général de ce travail est celui d'étudier la littérature
en langue française des pays qui composent l'Afrique du Nord destinée aux enfants et aux
jeunes, dans le but de répondre à la question suivante : les oeuvres littéraires en langue
françaises des régions du Maghreb et du Machrek favorisentelles
la rupture des clichés et des
stéréotypes, en favorisant des dialogues interculturels ? Comme objectifs spécifiques nous
avons : a) Réaliser une recensement sur les publications d'oeuvres littéraires africaines en
langue française, dirigées aux enfants et aux jeunes dans des espaces spécialisés ; b) Identifier
les oeuvres qui présentent des éléments sociohistoriques
qui peuvent promouvoir des
dialogues interculturels entre le Brésil et les régions du Maghreb et du Machrek et c) Analyser
une oeuvre sélectionnée dans le corpus trouvé, afin de présenter des éléments qui peuvent
favoriser la lecture littéraire dans la formation intégrale des jeunes lecteurs dans le contexte de
l'enseignement du FLE. Dans le premier chapitre, nous tissons des réflexions sur les
approches plurielles dans l'enseignement des langues et l'importance d'un regard interculturel
à travers la lecture littéraire. Dans les chapitres suivants, nous présentons un panorama
général du Maghreb et de la région du Machrek, en mettant en évidence la production
littéraire identifiée, ainsi qu'une lecture de deux oeuvres de ces régions, en cherchant à établir
les liens interculturels avec le Brésil. Enfin, nous présentons une bande dessinée
autobiographique L'Arabe du Futur (SATTOUF, 2014) afin de mettre en évidence les liens
historicogéographiques
comme des voies pour les passerelles interculturelles. Notre
recherche est une extension des investigations précédentes exécutées avec le soutien du
Programme Institutionnelle de Bourses d'Initiation Scientifique (PIBIC) de l'UFCG
(Université Fédérale de Campina Grande). Notre analyse s'ancre sur le regard interculturel de
Candelier (2013), AbdallahPretceille
et Porcher (2001), De Carlo (1998) ; sur la lecture
littéraire pour les enfants et les jeunes Reyes (2010), Vanthier (2006) et Chelebourg et
Marcoin (2007) ; pour ne citer que quelquesunes
de nos bases. Parmi les résultats identifiés
dans cette recherche, nous réaffirmons qu'à travers l'interculturalité, il est possible d'avoir un
regard sensible et d'ouvrir de nouveaux horizons à partir du partage de la littérature
« francophone » qui tisse un réseau intertextuel d'une langue à l'autre et d'une culture à l'autre,
étant fondamental comme instrument d'ouverture des mondes et, donc, essentiel dans la
formation intégrale de l'enfant. |
pt_BR |