dc.creator.ID |
MEDEIROS, T. M. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2476899876468297 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, José Wanderley Alves de |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico, de natureza
qualitativa, que se apoia em teorias e bases legais que são fundamentais para o
ensino de língua portuguesa, enfocando em metodologias e práticas pedagógicas
voltadas para o letramento e, de modo mais específico para as atividades de
retextualização, a partir do uso de gêneros textuais. A pesquisa, de modo geral,
objetiva evidenciar a importância da retextualização para as práticas de letramento
nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da adoção dos gêneros textuais
parlenda e conto. Especificamente, o trabalho objetiva discutir pressupostos teóricos
de língua portuguesa; caracterizar o conceito de letramento e sua importância para o
ensino de língua portuguesa; destacar a importância dos gêneros textuais para as
práticas de letramento; propor atividades de retextualização do gênero parlenda para
o conto, aplicáveis, especialmente, aos anos finais do Ensino Fundamental. Como
produto, apresenta-se uma sugestão de sequência didática que apresenta sugestões
de atividades de retextualização do gênero textual parlenda para o conto. Conclui-se
pelo presente estudo que a escola deve conceber o letramento como uma imersão
que a criança ou o jovem tem no mundo da escrita, e diante dessa nova visão e
concepção, o educador pode observar que são inúmeras as possibilidades de práticas
pedagógicas para se trabalhar o ensino de língua portuguesa, no que diz respeito a
escrita e a leitura, dentre elas, a retextualização assume papel fundamental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-06-01 |
|
dc.description.abstract |
The present work is characterized as a bibliographic study, of a qualitative nature,
which is based on theories and legal bases that fundamentals the teaching of the
Portuguese language, focusing on methodologies and pedagogical practices focused
on literacy and, more specifically for teaching activities. retextualization, from the use
of textual genres. The research, in general, aims to highlight the importance of
retextualization for literacy practices in the final years of elementary school, from the
adoption of the textual genres parlenda and short story. Specifically, the work aims to
discuss theoretical assumptions of the Portuguese language; characterize the concept
of literacy and its importance for Portuguese language teaching; highlight the
importance of textual genres for literacy practices; propose retextualization activities of
the genre parlenda for the short story, applicable, especially, to the final years of
elementary school. As a product, a didactic sequence suggestion is presented, which
presents suggestions for retextualization activities from the textual genre parlenda for
the short story. It is concluded by the present study that the school must conceive
literacy as an immersion that the child or young person has in the world of writing, and
in view of this new vision and conception, the educator can observe that there are
countless possibilities for pedagogical practices to working the teaching of Portuguese
language, with regard to writing and reading, among them, retextualization assumes a
fundamental role. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19467 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-18T11:41:14Z |
|
dc.date.available |
2021-06-16 |
|
dc.date.available |
2021-06-18T11:41:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Parlenda |
pt_BR |
dc.subject |
Conto |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Parlenda |
pt_BR |
dc.subject |
tale |
pt_BR |
dc.subject |
writing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Thaise Mendes Pedrosa de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy and retextualization activities in the early years of elementary school: didactic-pedagogical approaches. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Thaíse Mendes Pedrosa de. Letramento e atividades de recontextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |