DSpace/Manakin Repository

Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS, T. M. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2476899876468297 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo O presente trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, que se apoia em teorias e bases legais que são fundamentais para o ensino de língua portuguesa, enfocando em metodologias e práticas pedagógicas voltadas para o letramento e, de modo mais específico para as atividades de retextualização, a partir do uso de gêneros textuais. A pesquisa, de modo geral, objetiva evidenciar a importância da retextualização para as práticas de letramento nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da adoção dos gêneros textuais parlenda e conto. Especificamente, o trabalho objetiva discutir pressupostos teóricos de língua portuguesa; caracterizar o conceito de letramento e sua importância para o ensino de língua portuguesa; destacar a importância dos gêneros textuais para as práticas de letramento; propor atividades de retextualização do gênero parlenda para o conto, aplicáveis, especialmente, aos anos finais do Ensino Fundamental. Como produto, apresenta-se uma sugestão de sequência didática que apresenta sugestões de atividades de retextualização do gênero textual parlenda para o conto. Conclui-se pelo presente estudo que a escola deve conceber o letramento como uma imersão que a criança ou o jovem tem no mundo da escrita, e diante dessa nova visão e concepção, o educador pode observar que são inúmeras as possibilidades de práticas pedagógicas para se trabalhar o ensino de língua portuguesa, no que diz respeito a escrita e a leitura, dentre elas, a retextualização assume papel fundamental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas. pt_BR
dc.date.issued 2021-06-01
dc.description.abstract The present work is characterized as a bibliographic study, of a qualitative nature, which is based on theories and legal bases that fundamentals the teaching of the Portuguese language, focusing on methodologies and pedagogical practices focused on literacy and, more specifically for teaching activities. retextualization, from the use of textual genres. The research, in general, aims to highlight the importance of retextualization for literacy practices in the final years of elementary school, from the adoption of the textual genres parlenda and short story. Specifically, the work aims to discuss theoretical assumptions of the Portuguese language; characterize the concept of literacy and its importance for Portuguese language teaching; highlight the importance of textual genres for literacy practices; propose retextualization activities of the genre parlenda for the short story, applicable, especially, to the final years of elementary school. As a product, a didactic sequence suggestion is presented, which presents suggestions for retextualization activities from the textual genre parlenda for the short story. It is concluded by the present study that the school must conceive literacy as an immersion that the child or young person has in the world of writing, and in view of this new vision and conception, the educator can observe that there are countless possibilities for pedagogical practices to working the teaching of Portuguese language, with regard to writing and reading, among them, retextualization assumes a fundamental role. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19467
dc.date.accessioned 2021-06-18T11:41:14Z
dc.date.available 2021-06-16
dc.date.available 2021-06-18T11:41:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Parlenda pt_BR
dc.subject Conto pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject literacy pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Parlenda pt_BR
dc.subject tale pt_BR
dc.subject writing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Thaise Mendes Pedrosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy and retextualization activities in the early years of elementary school: didactic-pedagogical approaches. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Thaíse Mendes Pedrosa de. Letramento e atividades de recontextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta