dc.creator.ID |
CANTERO, A. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6328782360615692 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GRÜNEWALD, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6450189155973100 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BATISTA, Mércia Rejane Rangel. |
|
dc.contributor.referee2 |
CANIELLO, Márcio de Matos. |
|
dc.contributor.referee3 |
CORRÊA, José Gabriel Silveira. |
|
dc.contributor.referee4 |
SALLES, Sandro Guimarães de. |
|
dc.description.resumo |
Durante a década de 1980, o povo Potiguara da Paraíba começou um processo de
conquista de direitos, com a demarcação das Terras Indígenas Potiguara, mas também
com a luta por direitos específicos, como a saúde e educação diferenciada. A partir da criação de escolas de educação indígena nas aldeias Potiguara surgiu a demanda de professores indígenas com uma formação adequada. Esse motivo levou às lideranças e professores Potiguara a solicitar através do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE/PB) em 2003 um curso específico de formação de professores indígenas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O foco central da tese de doutorado é o processo de criação do curso superior de Licenciatura em Educação Indígena do povo Potiguara na UFCG, entendido sob uma perspectiva decolonial. Entendemos a colonialidade (QUIJANO, 2005) como as consequências da colonização, neste caso, no histórico da escolarização do povo indígena Potiguara, o que chamamos de colonialidade do saber (LANDER, 2000). No âmbito da educação, no qual os contextos indígenas foram invisibilizados, e mais ainda nas instituições de ensino superior do Brasil, existe um racismo epistêmico (GROSFOGUEL, 2016) que durante anos excluiu dos processos acadêmicos às populações indígenas. Entendemos a conquista da educação superior dos povos indígenas do Brasil como uma estratégia frente à colonialidade do saber.
O povo Potiguara da Paraíba, junto com professores da UFCG, lograram criar através de
um longo processo participativo e intercultural o curso de Licenciatura em Educação
Indígena, que finalmente formou 31 acadêmicos Potiguara em agosto de 2019. A
formação de professores indígenas Potiguara num processo de interculturalidade crítica
(WALSH, 2010) traz a possibilidade de que acadêmicos indígenas realmente conquistem o âmbito universitário, permitindo um encontro de saberes que façam da universidade um lugar de democratização epistemológica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.title |
A educação superior indígena do povo Potiguara sob uma perspectiva decolonial. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-12-11 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19492 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-21T10:27:59Z |
|
dc.date.available |
2021-06-21 |
|
dc.date.available |
2021-06-21T10:27:59Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Colonialidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Superior Indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento Decolonial |
pt_BR |
dc.subject |
Potiguara |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Superior Indígena- Povo Potiguara |
pt_BR |
dc.subject |
Colonialidad |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Superior Indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturalidad |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamiento Decolonial |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Superior Indígena - Pueblo Potiguara |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CANTERO, Angela López. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Indigenous higher education of the Potiguara people under a decolonial perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CANTERO, A. L. A educação superior indígena do povo Potiguara sob uma perspectiva decolonial. 2020. 180 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19492 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El pueblo Potiguara de Paraíba vive un proceso de conquista de derechos a partir de la
década de 1980, con la demarcación de las Tierras Indígenas Potiguara y también con la
lucha por derechos específicos, como la salud y la educación diferenciada. A partir de la
creación de las escuelas de educación indígena en las aldeas Potiguara surgió la demanda de profesores Potiguara con una formación adecuada. Este motivo llevó a los
líderes y profesores Potiguara a solicitar a través del Consejo Estadual de Educación de
Paraíba (CEE/PB) en 2003 un curso específico de formación de profesores indígenas en
la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG). El foco central de la tesis de
doctorado es el processo de creación del curso superior de Licenciatura en Educación
Indígena del pueblo Potiguara en la UFCG, entendido desde una perspectiva decolonial.
Entendemos la colonialidad (QUIJANO, 2005) como las consecuencias de la
colonización, en este caso, en el histórico de escolarización del pueblo indígena
Potiguara, lo que llamamos de colonialidade del saber (LANDER, 2000). En el ámbito
de la educación, en el que los contextos indígenas fueron invisibilizados, y más aún en
las instituciones de enseñanza superiores de Brasil, existe un racismo epistémico
(GROSFOGUEL, 2016) que durante años excluyó de los procesos académicos a las
populaciones indígenas. Entendemos la conquista de la educación superior de los
pueblos indígenas de Brasil como una estrategia frente a la colonialidad del saber. El
pueblo Potiguara de Paraíba, juntos con profesores de la UFCG, lograron crear a través
de un largo proceso participativo e intercultural el curso de Licenciatura em Educaciçon
Indígena, que finalmente formó a 31 académicos Potiguara en Agosto de 2019. La
formación de profesores indígenas Potiguara en un proceso de interculturalidade crítica
(WALSH, 2010) trae la posibilidad de que académicos indígenas realmente conquisten
el ámbito universitario, permitiendo un encuentro de saberes que haga de la universidad
un lugar de democratización epistemológica. |
pt_BR |