DSpace/Manakin Repository

Estudo sobre a abordagem do tema paleontologia e a análise dos livros didáticos utilizados por professores da rede pública de Cuité - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. R. A. pt_BR
dc.creator.ID SILVA, MAXCIELL RICARDO AZEVEDO DA. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4531509738019283 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID LOPES, MARCUS JOSÉ. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Ana Maria da.
dc.contributor.referee2 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.referee2ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.referee2ID LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.description.resumo A Paleontologia é a ciência que estuda as formas de vida do passado por meio dos fósseis e ocupa lugar de grande importância para as Ciências Biológicas, exercendogrande papelnacompreensãodaevolução da vida na Terra. Os objetivos deste trabalho foramavaliar como a Paleontologia é apresentada, e como está inserida nos livros didáticos (LD) utilizados pelas escolas públicas de Cuité-PB, investigar a ocorrência de temas referentes ao conhecimento desta área, observaros recursos utilizados pelos professores de Ciências e Biologia no ensino de temas relacionados e identificar possíveis "falhas" no ensino, em contraste com outras metodologias interativas utilizadas fora do estado. Foram analisados doze LD de Ciências do ensino fundamental e três livros de Biologia do ensino médio, todos adotados pelas escolas públicas de Cuité, bem como, foram entrevistados quatorze professores responsáveis por estas disciplinas. Foi possível perceber, por meio dasanálises, que os livros didáticos abordaram diversos temas referentes à Paleontologia de maneira muito incipientee que, estes temas estãoinseridos em outros de relevância biológica. Os professores entrevistados reconheceram e concordaram que o estudo desta ciência é extremamente importantepara a formação dos alunos e enfatizaramque a sua abordagem não acontece de forma satisfatória. Apouca ênfase dada aos conteúdos paleontológicos se deve principalmente pela poucaabordagem nos LD. A utilização de novas atividades metodológicas pode ajudar na melhoria do ensino-aprendizagem destes temas e consequentemente contribuir para uma formação mais abrangente dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Paleontologia pt_BR
dc.title Estudo sobre a abordagem do tema paleontologia e a análise dos livros didáticos utilizados por professores da rede pública de Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2011-11-24
dc.description.abstract Paleontology is the science that studies the past life form sthrough fossils and occupies a place of great importance for Biological Sciences, had a bigrole inunderstanding the evolution oflife on Earth.The objectivesofthis study wasto evaluate howpaleontology is presented, and how it isinsertedin textbooks used by public schools in Cuité-PB, to investigate the occurrence o f issues concerning the know ledge o f this area, seethe resources used by teachers Science and Biology in education issues and identify potential "gaps" in education, in contrast to other interactive methodlogyes used out ofstate. We analyzed twelve ofSciences textbooks elementary school and three books o f biology in high school, adopted by ali public schools in Cuité, as well as fourteen teacher sinter viewed were responsible for these disciplines. It could be observed through the analysis, that textbook sbave addressed variouss issues related to Paleontology very simple and that these issues are in cludedin other biological relevant. The teachers interview edac know ledgedand agreed that the study of science is extremely important for the formation o f the students and emphasized that their approach does not hap pensatisfactorily. The little attention given to the paleontological contentis main lydue to the low approach in textbooks. The use of new methodological activitiescan help improve teach ingand learningof these issues and thus contribute to amore comprehensive training o f students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19516
dc.date.accessioned 2021-06-21T19:27:32Z
dc.date.available 2021-06-21
dc.date.available 2021-06-21T19:27:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de ciências e biologia pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Fósseis e evolução pt_BR
dc.subject Biologia recursos didáticos pt_BR
dc.subject Teaching science and biology pt_BR
dc.subject Didactic resources pt_BR
dc.subject Fossils and evolution pt_BR
dc.subject Biology teaching resources pt_BR
dc.subject Enseñanza de la ciencia y la biología pt_BR
dc.subject Recursos didácticos pt_BR
dc.subject Fósiles y evolución pt_BR
dc.subject Recursos didácticos de biología pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maxciell Ricardo Azevedo da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study on the approach of the paleontology theme and the analysis of textbooks used by public school teachers in Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Estudio sobre el abordaje de la temática paleontológica y el análisis de libros de texto utilizados por profesores de escuelas públicas de Cuité - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maxciell Ricardo Azevedo da. Estudo sobre a abordagem do tema paleontologia e análise dos livros didáticos utilizados por professores da rede pública de Cuité - PB. 2011. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. pt_BR
dc.description.resumen La paleontología es la ciencia que estudia formas de vida pasadas a través de fósiles y ocupa un lugar de gran importancia para las Ciencias Biológicas, ejerciendo gran papel en la comprensión de la evolución de la vida en la Tierra. Los objetivos de este trabajo fueron evaluar cómo se presenta la paleontología y cómo se inserta en los libros de texto (LD) utilizados por las escuelas públicas de Cuité-PB, investigar la ocurrencia de temas relacionados con la conocimiento de esta área, observar los recursos utilizados por los profesores de ciencias y Biología en la enseñanza de temas relacionados e identificación de posibles "fallas" en la enseñanza, en contrastar con otras metodologías interactivas utilizadas fuera del estado. fueron analizados doce libros de texto de ciencias de la escuela primaria y tres libros de biología de la escuela secundaria, todos adoptado por las escuelas públicas de Cuité, así como, se entrevistó a catorce profesores responsable de estas disciplinas. Se pudo notar, a través de los análisis, que los libros El personal didáctico abordó varios temas relacionados con la Paleontología de una manera muy incipiente. que, estos temas se insertan en otros de relevancia biológica. Los profesores Los entrevistados reconocieron y coincidieron en que el estudio de esta ciencia es extremadamente importante para la formación de los estudiantes y enfatizó que su enfoque no satisfactoriamente. El poco énfasis que se le da a los contenidos paleontológicos se debe principalmente a por el pequeño enfoque en los libros de texto. El uso de nuevas actividades metodológicas puede ayudar a mejorar la enseñanza-aprendizaje de estos temas y, en consecuencia, contribuir a una formación más integral de los estudiantes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta