DSpace/Manakin Repository

De livro em livro construímos o futuro: relativo de experiência na Escola Cidadã Integral Técnica Coronel Jacob Guilherme Frantz.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, E. L. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7739949573216293 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAES, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo A leitura vai além de apenas decodificação da língua. É um processo muito mais amplo, uma vez que envolve a produção de sentidos. Por esse viés, o objetivo principal deste trabalho é relatar a experiência vivenciada na Escola Cidadã Integral Técnica Coronel Jacob Guilherme Frantz a partir de um projeto de leitura e interpretação textual. Para que isso fosse possível, discutimos conceitos sobre as concepções de leitura, com foco nas estratégias priorizadas durante a realização do projeto na escola; relatamos a experiência do projeto De livro em livro construímos o futuro; e finalmente, escrevemos as contribuições para o desenvolvimento da leitura fomentadas pelo projeto desenvolvido na escola. Para este relato, nos fundamentamos na Linguística Textual, trazendo considerações sobre as concepções de leitura segundo Koch e Elias (2010) e Zappone (2001), e sobre as estratégias de leitura discutidas segundo Solé (1998), além das orientações sobre leitura em sala de aula descritas na Base Nacional Comum Curricular em Brasil (2018). O tipo de pesquisa é a ex-post-facto, por se tratar de um relato de experiência, e a abordagem é a qualitativa. Como resultados, destacamos: aumento de frequência dos alunos na biblioteca da escola à procura de livros para lerem; melhoria na leitura dos sujeitos participantes do projeto; contribuição para o aumento da média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, de 2,9 para 4,1. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title De livro em livro construímos o futuro: relativo de experiência na Escola Cidadã Integral Técnica Coronel Jacob Guilherme Frantz. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-05
dc.description.abstract Reading goes beyond just decoding the language. It is a much broader process, since it involves the production of meanings. By this bias, the main objective of this work is to report the experiment carried out at the Escola Cidadã Integral Técnica Coronel Jacob Guilherme Frantz from a project of reading and textual interpretation. To make this possible, we discussed concepts about reading conceptions, focusing on the strategies prioritized during the implementation of the project at school; we reported the experience of the project From book to book we build the future; and finally, we wrote the contributions to the development of reading promoted by the project developed at the school. For this report, we are based on Textual Linguistics, bringing considerations about the conceptions of reading according to Koch and Elias (2010) and Zappone (2001), and about the reading strategies discussed according to Solé (1998), in addition to the guidelines on classroom reading described in the National Common Curricular Base in Brazil (2018). The kind of this research is ex-post facto, as it is an experience report, and its approach is qualitative. As a result, we highlight: the increased frequency of students in the school library looking for books to read; the improvement in the reading skills of the participants of the project; the contribution to the increase in the average of the Basic Education Development Index - IDEB, from 2.9 to 4.1. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19530
dc.date.accessioned 2021-06-22T11:29:29Z
dc.date.available 2021-06-22
dc.date.available 2021-06-22T11:29:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Projeto pedagógico pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Pedagogical project pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Ezequiany Layany Batista do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From book to book we build the future: relative of experience at Escola Cidadã Integral Técnica Coronel Jacob Guilherme Frantz. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Ezequiany Layany Batista do. De livro em livro construímos o futuro: relativo de experiência na Escola Cidadã Integral Técnica Coronel Jacob Guilherme Frantz. 2021. 54f. Relatório (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta