DSpace/Manakin Repository

Letramento acadêmico: limites e possibilidades.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CASTRO, J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3520929521744425 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.advisor1ID ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1626108523496818 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo Com base em vivências no curso de Letras, em pesquisas sobre os letramentos e o letramento acadêmico, foi possível refletir a respeito das dificuldades de escrever do aluno universitário. Desde os fichamentos, passando por resenhas, resumos, artigos e relatórios, a dificuldade com esses gêneros textuais durante a graduação levou à feitura desse trabalho. Após o Ensino Fundamental e Médio, mesmo com muitos gêneros textuais já aprendidos, os estudantes que chegam ao Ensino Superior precisam do letramento acadêmico. Consequentemente, alavancou-se a ideia de buscar formas de contribuir para minimizar esse problema. Assim, eis a seguinte questão de pesquisa: como amenizar as dificuldades na produção do gênero acadêmico artigo científico? O objetivo geral é investigar caminhos que facilitem a produção do gênero acadêmico artigo científico para estudantes universitários. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, resultado de reflexões acerca do material lido nos manuais linguísticos, artigos científicos e trabalhos monográficos, que subsidiaram o desenvolvimento do presente trabalho. Acredita-se que esse estudo traga contribuições para um aprofundamento acerca do letramento acadêmico e, por meio da proposta de uma oficina, objetiva-se dirimir, de alguma maneira, as dificuldades enfrentadas pelos graduandos na produção do artigo científico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Letramento acadêmico: limites e possibilidades. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-25
dc.description.abstract Based on experiences in the Portuguese Language course, in research on literacies and academic literacy, it was possible to reflect on the difficulties of writing faced by the university student. During higher education, the hard time dealing with varied academic textual genres, such as annotations, reviews, abstracts, articles, and reports among others, led to the realization of this work. After elementary and high school, even with many text genres already learned, students who reach higher education need academic literacy And, for that reason, the idea of looking for ways to contribute to minimize this problem. So, here is the following research question: how to alleviate the difficulties in the production of the academic genre scientific article? The general objective is: to investigate how to facilitate the production of the academic genre scientific article for university students. This research is of a bibliographic nature, with a qualitative approach, the result of reflections on the material read, namely linguistic manuals, scientific articles and monographic works, which subsidized the development of the present work. It is believed that this work may bring contributions to go further on the issue of academic literacy and by proposing a workshop, it is aimed to somehow meet the difficulties faced by the undergraduate students when producing scientific articles. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19532
dc.date.accessioned 2021-06-22T11:57:13Z
dc.date.available 2021-06-22
dc.date.available 2021-06-22T11:57:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Letramento acadêmico pt_BR
dc.subject Gênero acadêmico pt_BR
dc.subject Artigo científico pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Escrita científica pt_BR
dc.subject Ciência pt_BR
dc.subject academic literacy pt_BR
dc.subject academic genre pt_BR
dc.subject Scientific article pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject scientific writing pt_BR
dc.subject Science pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CASTRO, Janaina de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Academic literacy: limits and possibilities. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation CASTRO, Janaina de. Letramento acadêmico: limites e possibilidades. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta