dc.creator.ID |
CASTRO, J. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3520929521744425 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MOURA, Adriana Sidralle Rolim de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1626108523496818 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo. |
|
dc.description.resumo |
Com base em vivências no curso de Letras, em pesquisas sobre os letramentos e o letramento
acadêmico, foi possível refletir a respeito das dificuldades de escrever do aluno universitário.
Desde os fichamentos, passando por resenhas, resumos, artigos e relatórios, a dificuldade com
esses gêneros textuais durante a graduação levou à feitura desse trabalho. Após o Ensino
Fundamental e Médio, mesmo com muitos gêneros textuais já aprendidos, os estudantes que
chegam ao Ensino Superior precisam do letramento acadêmico. Consequentemente,
alavancou-se a ideia de buscar formas de contribuir para minimizar esse problema. Assim, eis
a seguinte questão de pesquisa: como amenizar as dificuldades na produção do gênero
acadêmico artigo científico? O objetivo geral é investigar caminhos que facilitem a produção
do gênero acadêmico artigo científico para estudantes universitários. A pesquisa é de cunho
bibliográfico, com abordagem qualitativa, resultado de reflexões acerca do material lido nos
manuais linguísticos, artigos científicos e trabalhos monográficos, que subsidiaram o
desenvolvimento do presente trabalho. Acredita-se que esse estudo traga contribuições para
um aprofundamento acerca do letramento acadêmico e, por meio da proposta de uma oficina,
objetiva-se dirimir, de alguma maneira, as dificuldades enfrentadas pelos graduandos na
produção do artigo científico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Letramento acadêmico: limites e possibilidades. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-25 |
|
dc.description.abstract |
Based on experiences in the Portuguese Language course, in research on literacies and
academic literacy, it was possible to reflect on the difficulties of writing faced by the university
student. During higher education, the hard time dealing with varied academic textual genres,
such as annotations, reviews, abstracts, articles, and reports among others, led to the realization
of this work. After elementary and high school, even with many text genres already learned,
students who reach higher education need academic literacy And, for that reason, the idea of
looking for ways to contribute to minimize this problem. So, here is the following research
question: how to alleviate the difficulties in the production of the academic genre scientific
article? The general objective is: to investigate how to facilitate the production of the academic
genre scientific article for university students. This research is of a bibliographic nature, with
a qualitative approach, the result of reflections on the material read, namely linguistic manuals,
scientific articles and monographic works, which subsidized the development of the present
work. It is believed that this work may bring contributions to go further on the issue of
academic literacy and by proposing a workshop, it is aimed to somehow meet the difficulties
faced by the undergraduate students when producing scientific articles. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19532 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-22T11:57:13Z |
|
dc.date.available |
2021-06-22 |
|
dc.date.available |
2021-06-22T11:57:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Artigo científico |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita científica |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência |
pt_BR |
dc.subject |
academic literacy |
pt_BR |
dc.subject |
academic genre |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific article |
pt_BR |
dc.subject |
University education |
pt_BR |
dc.subject |
scientific writing |
pt_BR |
dc.subject |
Science |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CASTRO, Janaina de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Academic literacy: limits and possibilities. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CASTRO, Janaina de. Letramento acadêmico: limites e possibilidades. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |