DSpace/Manakin Repository

Abordagens dos gêneros textuais no livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental: um olhar sobre a coleção “Português: linguagens”.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância do uso da diversidade de gêneros textuais na formação de leitores, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como suas articulações no percurso formativo a ser desenvolvido pelo professor em sala de aula entre os campos de atuação, objetos de conhecimento e habilidades do ensino de língua portuguesa. Utilizamos como objeto de estudo a coleção de livros didáticos do segmento final do Ensino Fundamental “Português: Linguagens”, de William Cereja e Caroline Dias Viana (2020), atentando para a proposta apresentada como Manual do Professor sobre as perspectivas de ensino que discorrem sobre a inclusão e a abordagem dos gêneros textuais nos anos finais do Ensino Fundamental. Optou-se por um estudo bibliográfico centrado nas contribuições teóricas de vários autores de livros, artigos, dissertações e teses sobre as formas de utilização do livro didático em sala de aula, em situações e contextos diversos. Vale-se, ainda das orientações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) que norteia as práticas de ensino de língua portuguesa, no Brasil, hoje. Conclui-se que o universo dos gêneros textuais (orais ou escritos) é uma excelente ferramenta para o trabalho em sala de aula, pois propõe formas diferentes e atraentes de aprendizado em consonância com a Língua Portuguesa, aplicáveis a usos diversos no cotidiano. Diante do presente estudo foi possível compreender que os livros didáticos analisados estão ancorados na perspectiva pragmática de ensino e contempla uma diversidade textual demonstrada através dos discursos, o que salientamos como diversidade de registros e estilos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Abordagens dos gêneros textuais no livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental: um olhar sobre a coleção “Português: linguagens”. pt_BR
dc.date.issued 2021-06-01
dc.description.abstract The present work aims to highlight the importance of using the diversity of textual genres in the training of readers, especially in the final years of elementary school, as well as their articulations in the formative path to be developed by the teacher in the classroom between the fields of activity, objects of knowledge and skills of Portuguese language teaching. We used as a study object the collection of didactic books of the final segment of the Elementary School “Português: Linguagens”, by William Cereja and Caroline Dias Vianna (2020), paying attention to the proposal presented as the Teacher's Manual on the teaching perspectives that discuss the inclusion and the approach of textual genres in the final years of elementary school. We opted for a bibliographic study centered on the theoretical contributions of several authors of books, articles, dissertations and theses on the ways of using the textbook in the classroom, in different situations and contexts. It is also worth using the guidelines presented by the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018) that guides Portuguese language teaching practices in Brazil today. Concludes that the universe of textual genres (oral or written) is an excellent tool for work in the classroom, as it proposes different and attractive forms of learning in line with the Portuguese language, applicable to different uses in everyday life. In view of this study, it was possible to understand that the textbooks analyzed are anchored in the pragmatic perspective of teaching and includes a textual diversity demonstrated through the speeches, which we highlight as diversity of records and styles. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19536
dc.date.accessioned 2021-06-22T12:53:48Z
dc.date.available 2021-06-22
dc.date.available 2021-06-22T12:53:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Anos finais pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Final years pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, José Wagner da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Approaches to textual genres in the textbook of the final years of elementary school: a look at the collection “Português: linguagens”. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, José Wagner da. Abordagens dos gêneros textuais no livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental: um olhar sobre a coleção “Português: linguagens”. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta