DSpace/Manakin Repository

A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PORFIRIO, S. D S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARTINS, André Antunes.
dc.contributor.advisor1ID MARTINS, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER NETO, Lauro Pires.
dc.contributor.referee1ID XAVIER NETO, L. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 pt_BR
dc.contributor.referee2 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.referee2ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.referee2ID LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.description.resumo A produção deste trabalho foi motivada pela necessidade de pesquisarmos sobre os processos de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no contexto local, onde atuamos como docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como principal instrumento de pesquisa o diário de campo, onde a cada aula registramos os acontecimentos ao longo de nove meses, como também, realizamos uma revisão da literatura sobre o tema proposto. Alguns autores foram centrais para o desenvolvimento desse trabalho como Paulo Freire em duas grandes obras: Pedagogia da Autonomia (1996) e Pedagogia do Oprimido ( 1970), Brzezinslci (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo e Kruppa (2007), dentre outros. As reflexões conclusivas mostram que há uma falta de material didático adequado localmente, sobretudo, o livro didático. Sendo assim, a Eja necessita de políticas educacionais que rompam com o ensino compensatório e o, consequente, material didático descontextualizado, mas, ao contrário, que valorizem a produção de material pedagógico considerando a diversidade social e cultural. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN. pt_BR
dc.date.issued 2011-12-02
dc.description.abstract The production ofthis work was motivated by the need to inquire about the teaching-learning in Adult and Youth Education in the local context, where we work as a teacher. lt is a qualitative research, the main research instrument the tie1d book, where each class events recorded over nine months, in addition, we conducted a literature review on the theme. Some authors have been central to the development o f this work as Paulo Freire in two major projects: Pedagogy o f Autonomy ( J 996) and Pedagogy o f the Oppressed (1970), Brzezinski (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo and Alves (2007), among others . The concluding reflections show that there is a lack of suitable teaching material locally, especially the textbook. Thus, Eja needs of educational policies tbat break with tbe education and compensatory, consequential, decontextualized educational material, but rather, that enhance the production of teaching materiais considering the social and cultural diversity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19537
dc.date.accessioned 2021-06-22T13:15:48Z
dc.date.available 2021-06-22
dc.date.available 2021-06-22T13:15:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Diversidad pt_BR
dc.subject Libro de texto pt_BR
dc.subject Enseñanza-aprendizaje pt_BR
dc.subject Educación de jóvenes y adultos pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PORFIRIO, Sara Dayse Souto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The education of young people and adults and the possibilities for teaching and learning: a study at the Ana Clementina da Conceição Jaçanã municipal school - RN. pt_BR
dc.title.alternative La educación de jóvenes y adultos y las posibilidades de enseñanza y aprendizaje: un estudio en la escuela municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN. pt_BR
dc.identifier.citation PORFÍRIO, Sara Dayse Souto, A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN. 2011. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. pt_BR
dc.description.resumen La producción de este trabajo estuvo motivada por la necesidad de investigar sobre los procesos de enseñanza-aprendizaje en Educación de Jóvenes y Adultos en contexto local, donde actuamos como docentes. Esta es una encuesta cualitativo, con el diario de campo como principal herramienta de investigación, donde en cada clase registramos los eventos durante nueve meses, como además, realizamos una revisión de la literatura sobre el tema propuesto. Algunos autores fueron fundamentales para el desarrollo de este trabajo como Paulo Freire en dos grandes obras: Pedagogía de la autonomía (1996) y Pedagogía de la Oprimido (1970), Brzezinslci (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo y Kruppa (2007), entre otros. Las reflexiones finales muestran que falta material material didáctico adecuado a nivel local, sobre todo, el libro de texto. Por tanto, Eja necesita políticas educativas que rompan con la educación compensatoria y consecuente material didáctico descontextualizado, pero, por el contrario, que Valorar la producción de material didáctico considerando la diversidad social. y cultural. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta