dc.creator.ID |
PORFIRIO, S. D S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARTINS, André Antunes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARTINS, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER NETO, Lauro Pires. |
|
dc.contributor.referee1ID |
XAVIER NETO, L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A produção deste trabalho foi motivada pela necessidade de pesquisarmos sobre
os processos de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no
contexto local, onde atuamos como docente. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, tendo como principal instrumento de pesquisa o diário de campo,
onde a cada aula registramos os acontecimentos ao longo de nove meses, como
também, realizamos uma revisão da literatura sobre o tema proposto. Alguns
autores foram centrais para o desenvolvimento desse trabalho como Paulo Freire
em duas grandes obras: Pedagogia da Autonomia (1996) e Pedagogia do
Oprimido ( 1970), Brzezinslci (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo e Kruppa (2007),
dentre outros. As reflexões conclusivas mostram que há uma falta de material
didático adequado localmente, sobretudo, o livro didático. Sendo assim, a Eja
necessita de políticas educacionais que rompam com o ensino compensatório e
o, consequente, material didático descontextualizado, mas, ao contrário, que
valorizem a produção de material pedagógico considerando a diversidade social
e cultural. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-12-02 |
|
dc.description.abstract |
The production ofthis work was motivated by the need to inquire about the teaching-learning in
Adult and Youth Education in the local context, where we work as a teacher. lt is a qualitative
research, the main research instrument the tie1d book, where each class events recorded over
nine months, in addition, we conducted a literature review on the theme. Some authors have
been central to the development o f this work as Paulo Freire in two major projects: Pedagogy o f
Autonomy ( J 996) and Pedagogy o f the Oppressed (1970), Brzezinski (2008), Pierro (20 1 0),
Arelalo and Alves (2007), among others . The concluding reflections show that there is a lack of
suitable teaching material locally, especially the textbook. Thus, Eja needs of educational
policies tbat break with tbe education and compensatory, consequential, decontextualized
educational material, but rather, that enhance the production of teaching materiais considering
the social and cultural diversity. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19537 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-22T13:15:48Z |
|
dc.date.available |
2021-06-22 |
|
dc.date.available |
2021-06-22T13:15:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidad |
pt_BR |
dc.subject |
Libro de texto |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza-aprendizaje |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PORFIRIO, Sara Dayse Souto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The education of young people and adults and the possibilities for teaching and learning: a study at the Ana Clementina da Conceição Jaçanã municipal school - RN. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La educación de jóvenes y adultos y las posibilidades de enseñanza y aprendizaje: un estudio en la escuela municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PORFÍRIO, Sara Dayse Souto, A educação de jovens e adultos e as possibilidades de ensino aprendizagem: um estudo na escola municipal Ana Clementina da Conceição Jaçanã - RN. 2011. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La producción de este trabajo estuvo motivada por la necesidad de investigar sobre
los procesos de enseñanza-aprendizaje en Educación de Jóvenes y Adultos en
contexto local, donde actuamos como docentes. Esta es una encuesta
cualitativo, con el diario de campo como principal herramienta de investigación,
donde en cada clase registramos los eventos durante nueve meses, como
además, realizamos una revisión de la literatura sobre el tema propuesto. Algunos
autores fueron fundamentales para el desarrollo de este trabajo como Paulo Freire
en dos grandes obras: Pedagogía de la autonomía (1996) y Pedagogía de la
Oprimido (1970), Brzezinslci (2008), Pierro (20 1 0), Arelalo y Kruppa (2007),
entre otros. Las reflexiones finales muestran que falta material
material didáctico adecuado a nivel local, sobre todo, el libro de texto. Por tanto, Eja
necesita políticas educativas que rompan con la educación compensatoria y
consecuente material didáctico descontextualizado, pero, por el contrario, que
Valorar la producción de material didáctico considerando la diversidad social.
y cultural. |
pt_BR |