DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental nas escolas da rede pública do municipio de Cuité - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, S. G. S. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0262112447705863 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Cristiane Francisca da.
dc.contributor.advisor1ID Costa, C. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID COSTA, CRISTIANE F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2467516890091271 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, C. A. G. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SANTOS, CARLOS ALBERTO GARCIA. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3280066178376014 pt_BR
dc.contributor.referee2 SASSI, Roberto.
dc.contributor.referee2ID Sassi, R. pt_BR
dc.contributor.referee2ID Sassi, Roberto. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4686420908148208 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho teve o propósito de desenvolver atividades de educação ambiental (AEA) com alunos e professores das primeiras séries do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Cuité, Estado da Paraíba, e também verificar se o conteúdo de tais atividades foi retida pelos profe sores após dois anos de sua implementação nas escolas estudadas. As AEA adotadas em cada ocasião incluram rodas de conversas, peças de teatro, jogos educativos e exposições de cartazes sobre temas focados na conservação ambiental; sobre a nora e fauna locaJ; higiene e saúde; reutiliz.ação, destino e reciclagem de resíduos; convivência das pessoas c diferentes aspectos culturais da cidade de Cuité-PB. As respostas de todos os professores e de dez alunos de cada -escola selecionada para o projeto foram obtidas através de entrevistas livres e questionários semi-estruturados. No in ício do projeto os alunos e os professores das escolas EMEF Celina de Lima Montenegro c da EMEF Benedito Venancio dos Santos não mostraram grande envolvimento com as atividades desenvolvidas. Os alunos estavam muito dispersos e mostravam dificuldades para trabalhar em equipes, e os professores eram apáticos e não viam a importância de trabalhar os princípios da educação ambiental nas escolas. Visando mudar esta situação foram intensificadas com os alunos as rodas de conversas, trabalho em equipe, e jogos interati' os. entre outras atividades, c com os professores foram realizadas reuniões. discussões abertas e palestras sobre os princípios da bA. Depois de dois meses, observou-se uma maior cooperação e participação de todos. Por outro lado, os alunos e professores da escola Maria das Neves Lira de Carvalho que já tinha sido alvo de outro projeto de educação ambiental pela CES I UFCG dois anos antes, mostraram-se muito receptivos e participativos em todas as atividades. No fina l do trabalho, pudemos concluir que as pessoas estudadas acham importante c necessário a existência de programas de proteção ambiental na cidade de Cuité, bem como sobre a situação da feira pública na cidade. e o destino correto do li,o, sendo estes os principais temas que os alunos gostavam de discutir. Eles também de cnharam c descrevem sobre esses temas. De acordo com os estudantes as AEA realizadas em suas escolas os ajudaram nos trabalhos acadêmicos e na vida famil iar, e também lhes pcnnitiram perceber que a cidade de Cuité precisa melhorar seus problemas ambientais. No entanto, alguns disseram que a cidade está mais organizada e bonita. Professores relataram que as atividades de EA centradas em temas regionais/locais e utilizando a interatividade de jogos e peças de teatro e o despertar da consciência da criança para a saúde c o meio ambiente foram os principais pontos fortes do projeto. Todos os professores disseram que o projeto ajudou em seu trabalho acadêmico e também que agora as escolas desenvolveiam atividades de educação ambiental em datas específicas e passeios escolares. Os dados confirmam a importância da EA como um terna transversal que transcende as áreas formais de conhecimento traba lhadas nas escolas e mostram que é pouco informar conceitos, devendo-se trabalhar também com atitudec; c formação de valores, em um processo que envolve os cidadãos, as escolas e famílias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Planejamento e Avaliação Educacional pt_BR
dc.title Educação ambiental nas escolas da rede pública do municipio de Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This work was intended to develop some environmentaJ education activities (EEA) with students and teachers of the first series of elementary public schools o f Lhe city of Cuité in State of Paraíba, and also check if the contento f such activities was retained by the teachers aficr two years of its implementation in the studied schools. The ERA adopted in each occasion included wheels conversations, plays, cducational gamcs and exhibitions of posters on topics focused on the environmental conservation; on specimens of the native flora and faun~ hygiene and health; destination, reuse and recycling of waste; forms of coexistence, and di1Terent cultural aspects of tbe city of Cuité-PB. The opinions of ali teachers and of ten students from each school selected for the project were obtained througb interviews free and semi-structured questionnaires. At beginning o f Lhe EEA project the students and the teachers ofthe schools EMEF Celina de Lima Montenegro and ofthe EMEF Venancio Benedito dos Santos did not show strong engagement with Lhe developed activitics. The students were much dispersed and showed difficulties to working in teams and the teachers were apathetic and they did not sce the importance of working the principies of the EEA in the school. In arder to change this situation were intensified with the students the wbeels conversations, teamwork, and interactive games among otbers activities, and with the teachers were realized meetings, open discussion and lectures on the principies of EEA. After two months it was observed a greatcr cooperation and participation of ali persons. On the otber hand, the students and tcachers of the school Maria das Neves de Carvalho Lira that had already been a targct of another project of environmcntal education by the CES/UFCG two years ago, proved very responsive and participatory in ali activities. At tbe end of the work we can conclude that the studied persons see to be important and necessary Lhe existence of env1ronmental protection programs in the city of Cuité, as well as regarding the situation of public fair in the city, and the correct destination of the wastes, being these thc maio topics that students liked to discuss. They also have drawings depicting thcse activities. According to the students the EEA carried out in their schools helped them in the academic works and in the family life, and also allowcd them to perceive that the city of Cuité needs to improve its environmental problems. However, some said that the city is more organized and beautiful. Teachers rclated that tbe EA activities focusing on regional/local themes and using the interactivity of games and plays, and the awakening of awareness of child to the health and d1e environment were tbe main strengths of the project. Ali teachers said that the project hclped them in their scholar work and also said tbat now their schools developed environmental education activities on specific dates and tours. The data confmn the importance of EA as a transversal theme that transcends the formal areas of knowledge worked in schools and show that it is little inform concepts; it must be also to work with attitudes and values formations, in a process that involves citizens, schools and families. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19550
dc.date.accessioned 2021-06-22T17:58:53Z
dc.date.available 2021-06-22
dc.date.available 2021-06-22T17:58:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Playful activities pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environmental perception pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Actividades lúdica pt_BR
dc.subject Percepción ambiental pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Simone Gisele da Silva Macedo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education in public schools in the municipality of Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Educación ambiental en escuelas públicas del municipio de Cuité - PB. pt_BR
dc.identifier.citation ARAUJO, Simone Gisele da Silva Macedo. Educação ambiental nas escolas da rede pública do município de Cuité - PB. 2011 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo tuvo el propósito de desarrollar actividades de educación ambiental (AEA) con estudiantes y profesores de los primeros grados de la escuela primaria en las escuelas públicas de la ciudad de Cuité, Estado de Paraíba, y verificar también si el contenido de dichas actividades fue retenido por la docentes luego de dos años de su implementación en las escuelas estudiadas. La AEA adoptada en cada La ocasión incluyó círculos de conversación, obras de teatro, juegos educativos y exposiciones de carteles sobre temas enfocados a la conservación ambiental; sobre el agua y la fauna locales; higiene y salud; reutilizar, destino y reciclaje de residuos; convivencia de personas y diferentes aspectos culturales de la ciudad de Cuite-PB. Las respuestas de todos los profesores y diez estudiantes de cada escuela seleccionada para el proyecto se obtuvieron a través de entrevistas gratuitas y cuestionarios semiestructurados. al principio de proyecto los alumnos y profesores de las escuelas EMEF Celina de Lima Montenegro y EMEF Benedito Venancio dos Santos no mostró gran implicación con las actividades desarrolladas. Los alumnos estaban muy dispersos y presentaban dificultades para trabajar en equipo, y la los maestros eran apáticos y no veían la importancia de trabajar los principios de la educación ambiental en las escuelas. Para cambiar esta situación, se intensificaron los círculos de conversación con los estudiantes, trabajo en equipo y juegos interactivos. entre otras actividades, se realizaron c con los profesores. reuniones. debates abiertos y conferencias sobre los principios de bA. Después de dos meses, se observó mayor cooperación y participación de todos. Por otro lado, los alumnos y profesores del colegio María das Neves Lira de Carvalho, que ya había sido objeto de otro proyecto de educación ambiental del CES IUFCG dos años antes, fueron muy receptivos y participativos en todas las actividades. En el Al final del trabajo, pudimos concluir que las personas estudiadas encuentran importante y necesario existencia de programas de protección ambiental en la ciudad de Cuité, así como la situación de la feria publico en la ciudad. y el destino correcto del libro, siendo estos los temas principales que gustaron a los alumnos argumentar. También llamaron y describieron estos temas. Según los estudiantes, el El ALE realizado en sus escuelas les ayudó con el trabajo académico y la vida familiar, así como Les permitieron darse cuenta de que la ciudad de Cuité necesita mejorar sus problemas ambientales. En el Sin embargo, algunos dijeron que la ciudad está más organizada y hermosa. Los maestros informaron que el Actividades de EA centradas en temas regionales / locales y utilizando la interactividad de juegos y piezas de el teatro y la sensibilización de los niños sobre la salud y el medio ambiente fueron los principales fortalezas del proyecto. Todos los profesores dijeron que el proyecto les ayudó en su trabajo. académico y también que ahora las escuelas estaban desarrollando actividades de educación ambiental en fechas específicas. y viajes escolares. Los datos confirman la importancia de la EA como transversal que trasciende las áreas formales del conocimiento trabajado en las escuelas y muestra que hay poca informar conceptos, y también hay que trabajar con actitudc; c formación de valores, en una proceso que involucra a ciudadanos, escuelas y familias. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta