dc.creator.ID |
CASADO, A. G. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5379170226043838 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PAULA, José Carlos de Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PAULA, J. C. de F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1070998406032540 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, CLÁUDIA P. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
C.P.F. dos Santos. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Carlos Alberto Garcia. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, C. A. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3280066178376014 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho de monografia estuda a importância de trabalhar Educação Ambiental
(EA) nas aulas de ciências do ensino fundamental II. Sabe-se que ainda existem muitas
controvérsias relacionadas à educação ambiental em relação à estruturação curricular do
ensino fundamental. Apesar das diretrizes dos documentos oficiais contemplarem este
tem~ existem dificuldades de adaptação por parte dos professores e gt~stores públicos
da educação nas diferentes esferas administrativas. Propomos um estudo sobre a
abordagem de temas transversais nas aulas de ciências, e especificamente o tema
educação ambiental, sem que haja a necessidade de elaborar um projeto educacional à
parte do currículo escolar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é estudar estratégias
metodológicas para inserir o referido tema no currículo escolar dando ao ensino de
ciências condições de contribuir para um ensino fundamental que cumpre seu papel na
formação de cidadãos conscientes, críticos, sensíveis às questões do mundo à sua volta,
aprendendo a questionar a realidade e encontrar significação nos conceitos apresentados
na sala de aula. O estudo está sendo desenvolvido nas turmas do 8° ano do Ensino
Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manuel Antônio Coelho de
Andrade situada na cidade de Algodão de Jandaíra, no agreste paraibano. Uma primeira
etapa do trabalho consiste em realizar uma entrevista aberta com esses professores onde
serão abordados temas como qual a importância de se trabalhar EA nas suas aulas, qual
o papel do professor dentro do processo de EA, entre outras questões, depoimentos
livres e entrevistas com os alunos. Outro momento do trabalho consiste em avaliar uma
intervenção de sala feita com os alunos questionando a produção e gestão dos lixos
orgânico e inorgânico, e por frm analisaremos os livros didáticos adotados pelas turmas
de ciências. Percebemos deficiências importantes na formação escolar que estão
relacionadas às questões curriculares, problemas no material de apoio, ausência de
contextualização dos conceitos apresentados nas aulas de ciências e falta de estrutura
física para o desenvolvimento de atividades diversificadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Política Educacional |
pt_BR |
dc.title |
A educação ambiental nas aulas de ciências do ensino fundamental II: um estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-12 |
|
dc.description.abstract |
This research monograph examines the importance of working Environmental
Education (EE) in science classes of prirnary school 11. It is known th:tt there are still
many controversies related to environmental education in relation to the structuring of
the curriculum in elementary school. Despite the guidelines of official documents
contemplate this issue, there are difficulties in adaptation by teachers and managers of
public education in the different administrative leveis. We propose a study on the
approach to cross-cutting issues in science classes, and specifically the theme of
environmental education, without the need to develop an educational project to the part
of school curriculum. Thus, the objective of this study is methodological strategies for
inserting the subject into the school curriculum giving science teaching position to
contribute to a school that plays its part in making people aware, criticai, sensitive to
world issues to their back, leaming to question the reality and find meaning in the
concepts presented in class. The study is being developed in the 8th grade classes in the
School Hall Elementary School Elementary School Manuel Antonio Coelho de Andrade
in the city of Cotton Jandaíra in Agreste. A frrst stage of the work consists of
performing a open interviews with teachers where they will discuss topics such as what
the importance of work and in their classrooms, which the teacher's role~ within the EA
process, among other things, testimony and interviews with free the students. Another
time the work is to evaluate an intervention performed with the room questioning
students about the production and management of organic and inorganic wastes, and
finally analyze the textbooks adopted by science classes. We realized significant
weaknesses in the training school that are related to curriculum issues, problems in the
support material, lack of contextualization of the concepts presented in science classes
and lack o f physical infrastructure for the development of diversified activities |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19551 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-22T19:29:14Z |
|
dc.date.available |
2021-06-22 |
|
dc.date.available |
2021-06-22T19:29:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental Il |
pt_BR |
dc.subject |
Resume |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School II |
pt_BR |
dc.subject |
Reanudar |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela Primaria II |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CASADO, Amanda Gabriela Matias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education in elementary school science classes II: a case study. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación ambiental en las clases de ciencias de la escuela primaria II: un estudio de caso. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CASADO, Amanda Gabriela Matias. A educação ambiental nas aulas de ciências do ensino fundamental II: um estudo de caso. 2011. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo monográfico estudia la importancia de trabajar la Educación Ambiental
(EA) en las clases de ciencias de la escuela primaria II. Se sabe que todavía quedan muchos
controversias relacionadas con la educación ambiental en relación con la estructura curricular de la
enseñanza fundamental. Aunque las pautas de los documentos oficiales contemplan esta
existen dificultades de adaptación por parte de docentes y gestores públicos
de la educación en los diferentes ámbitos administrativos. Proponemos un estudio sobre la
enfoque de los temas transversales en las clases de ciencias, y específicamente el tema
educación ambiental, sin necesidad de elaborar un proyecto educativo para la
parte del plan de estudios de la escuela. Así, el objetivo de este trabajo es estudiar estrategias
métodos para insertar el tema referido en el currículo escolar dando la enseñanza de
condiciones de la ciencia para contribuir a una educación primaria que cumpla su función en
formación de ciudadanos concienzudos, críticos, sensibles a los problemas del mundo que los rodea,
aprender a cuestionar la realidad y encontrar significado en los conceptos presentados
en el Salón de clases. El estudio se está desarrollando en las clases de octavo grado.
Primaria de la Escuela Primaria Municipal Manuel Antônio Coelho de
Andrade ubicado en la localidad de Algodão de Jandaíra, en la región rural de Paraíba. un primero
El paso del trabajo es realizar una entrevista abierta con estos maestros donde
Se abordarán temas como la importancia de trabajar la EE en sus clases, que
el rol del docente dentro del proceso de EA, entre otros temas, testimonios
y entrevistas con estudiantes. Otra parte del trabajo es evaluar un
Intervención en el aula realizada con alumnos cuestionando la producción y gestión de residuos.
orgánico e inorgánico, y por frm analizaremos los libros de texto adoptados por las clases
de las ciencias. Notamos importantes deficiencias en la educación escolar que son
relacionados con cuestiones curriculares, problemas en el material de apoyo, falta de
contextualización de conceptos presentados en clases de ciencias y falta de estructura
para el desarrollo de actividades diversificadas. |
pt_BR |