dc.creator.ID |
AZEVEDO, F. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5414822379882377 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Elisângela Pereira da. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7427231236185885 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA NETO, Valter Ferreira de. |
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dc.contributor.referee1ID |
NETO, Valter Ferreira de Sousa. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2556654243832003 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CARVALHO, Carlos Maviael de. |
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dc.contributor.referee2ID |
CARVALHO, C. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4227007017273673 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Tendo em vista a importância que o modal ferroviário teve para o município de Pombal-PB, proporcionando em épocas passadas o crescimento econômico, social e cultural da região. A Secretaria de Esportes Cultura e Turismo da cidade paraibana planeja realizar a reativação de um pequeno trecho da linha férrea situada no município. Dessa forma, torna-se indispensável para que isso ocorra, a execução de estudos que apontem a real situação deste trecho. Assim, o presente trabalho buscou identificar os diversos tipos de patologias que incidem nos elementos da superestrutura da via permanente, em um trecho situado entre a antiga estação ferroviária e a Ponte Vermelha, totalizando 4,5 km de extensão. Para isto, se optou por dividir o trecho em nove subtrechos de 500 metros cada, e assim, realizar uma vistoria in loco, contando com o registro fotográfico das patologias encontradas e com as medições realizadas na geometria da via. Dessa forma, foi possível identificar ao todo 392 patologias, sendo as mais recorrentes: a incidência de vegetação excessiva na faixa de domínio da via, a ausência ou insuficiência do material granular denominado lastro, os defeitos encontrados nos trilhos, dormentes, fixações e juntas ferroviárias, e as patologias apresentadas pela geometria da via. Além disso, foi possível constatar que em todos os nove subtrechos foram encontradas manifestações patológicas, com uma média de 43,55 problemas por subtrecho. Por fim, foi possível verificar que o percurso examinado encontra-se bastante desgastado, apresentando anomalias em todos os elementos da superestrutura da via permanente, o que impõe a constatação de que para ocorrer uma possível recuperação da linha férrea, será necessário reparar alguns elementos defeituosos, ou até mesmo substitui-los. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.title |
Levantamento das patologias na superestrutura da via permanente de uma antiga linha férrea: um estudo de caso de um trecho da via férrea localizada no município de Pombal-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-13 |
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dc.description.abstract |
In view of the importance that the railway modal had for the municipality of Pombal-PB, providing in the past economic, social and cultural growth in the region. The Department of Sports Culture and Tourism of the city of Paraíba plans to carry out the reactivation of a small section of the railway line located in the municipality. Thus, it is essential for this to happen, the execution of studies that point out the real situation of this stretch. Thus, the present work sought to identify the different types of pathologies that affect the elements of the superstructure of the permanent track, in a stretch located between the old railway station and the Red Bridge, totaling 4.5 km in length. For this, it was decided to divide the section into nine 500 meter sub-sections each, and thus carry out an on-site survey, with the photographic record of the pathologies found and the measurements made in the geometry of the road. Thus, it was possible to identify a total of 392 pathologies, the most recurring of which: the incidence of excessive vegetation in the area of the track, the absence or insufficiency of granular material called ballast, the defects found in the tracks, sleepers, fixings and railway joints , and the pathologies presented by the geometry of the road. In addition, it was found that pathological manifestations were found in all nine subsections, with an average of 43.55 problems per subset. Finally, it was possible to verify that the examined route is quite worn, presenting anomalies in all the elements of the superstructure of the permanent track, which imposes the observation that to occur a possible recovery of the railroad, it will be necessary to repair some defective elements , or even replace them. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19567 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-23T17:15:30Z |
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dc.date.available |
2021-06-23 |
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dc.date.available |
2021-06-23T17:15:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ferrovia |
pt_BR |
dc.subject |
Railroad |
pt_BR |
dc.subject |
Ferrovia - patologias |
pt_BR |
dc.subject |
Railroad - pathologies |
pt_BR |
dc.subject |
Ferrovia - Pombal - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Railway - Pombal - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Estrada de ferro - patologia |
pt_BR |
dc.subject |
Railroad - Pathology |
pt_BR |
dc.subject |
Via férrea - Pombal - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Rail - Pombal - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Via permanente - ferrovia |
pt_BR |
dc.subject |
Permanent way - Railway |
pt_BR |
dc.subject |
Patologias |
pt_BR |
dc.subject |
Pathologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AZEVEDO, Fernando Saldanha. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Survey of pathologies in the superstructure of the permanent way of an old railway: a case study of a section of the railway located in the city of Pombal-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AZEVEDO, F. S. Levantamento das patologias na superestrutura da via permanente de uma antiga linha férrea: um estudo de caso de um trecho da via férrea localizada no município de Pombal-PB. 2021. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2021. |
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