dc.creator.ID |
ARAUJO, F. J. O. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
ARAÚJO, FRANCISCO JONATHAN DE OLIVEIRA |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9754335296183135 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Thiago Pereira da. |
|
dc.description.resumo |
A formação continuada é inerente a função de professor e vem se consolidando ao longo dos
séculos XX e XXI, sendo de grande notoriedade a sua importância, no processo de construção
da identidade do profissional docente e o fortalecimento de sua prática frente a relação teoria/
prática voltada para o fazer pedagógico. No entanto, essa formação é um grande desafio previsto
durante a implementação da BNCC-EM (Base Nacional Comum Curricular do ensino médio).
Na medida que, para melhorar a aprendizagem, estimular e desenvolver nos alunos
competências e habilidades, a capacitação dos professores é a iniciativa mais acessível e
eficiente. Tendo em vista esta realidade, é necessário que os professores cada vez mais sejam
capazes de se inserir em práticas didáticas que façam o aluno aprender a aprender, a ter
convivência democrática, buscando refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, a partir
da incorporação de conteúdos úteis para a formação do cidadão, e não no sentido de ser apenas
um transmissor de conteúdos básicos. Dessa forma, mediante as reflexões previamente
realizadas e considerando a relevância do Estado no fomento de ações de formação continuada
de professores, o estudo tem como objetivo realizar um mapeamento acerca das ações de
formação continuada de professores de Química na 18ª Coordenadoria Regional de
Desenvolvimento da Educação/CE, além disso, busca-se identificar as características nos
documentos oficiais na 18ª CREDE quanto às atividades de formação continuada dos
professores de química; averiguar quais temáticas são abordadas; analisar a existência de
formação continuada específica para os professores de Química que atuam na rede estadual de
ensino no que tange a CREDE-18 A pesquisa apresenta caráter qualitativo, a delimitação
temporal da pesquisa circunda entre (2018 a 2020), o contexto da pesquisa consiste na CREDE
18ª situada na região do cariri cearense, sediada na cidade de Crato – CE. A elegibilidade dos
dados foi subsidiada pela análise de conteúdo (AC) de Bardin, posteriormente inseridas em
mapa conceitual utilizando-se o software camp tools®. Alguns resultados indicam que há uma
tentativa de aproximação e preocupação de levar a BNCC-ME para o professor que se encontra
no seu fazer educacional, além da necessidade de aplicação de ações que visem melhorar
aspectos como a didática e uso de metodologias concernente à disciplina de Química. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Formação continuada de professores de química á luz da BNCC: um estudo na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - 18ª CREDE/CE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-18 |
|
dc.description.abstract |
Continuing education is inherent to the function of teacher and has been consolidating over the
twentieth and twenty-first centuries, being of great importance in the process of building the
identity of the professional teacher and the strengthening of its practice facing the relationship
between theory and practice focused on the pedagogical work. However, this training is a major
challenge foreseen during the implementation of the BNCC-EM (Common National Curricular
Base for high school). To the extent that, in order to improve learning, stimulate and develop
skills and abilities in students, teacher training is the most accessible and efficient initiative. In
view of this reality, it is necessary that teachers are increasingly able to insert themselves in
teaching practices that make the student learn how to learn, to have democratic coexistence,
seeking to reflect on the process of teaching and learning, from the incorporation of useful
content for the formation of citizens, and not just in the sense of being a transmitter of basic
content. Thus, through the reflections previously made and considering the relevance of the
State in the promotion of actions for the continuing education of teachers, the study aims to
map the actions of continuing education for Chemistry teachers in the 18th Regional
Coordinator for the Development of Education/CE, in addition, it seeks to identify the
characteristics in the official documents in the 18th CREDE regarding the activities of
continuing education for chemistry teachers; The research presents a qualitative character, the
delimitation of the time of the research surrounds between (2018 to 2020), the context of the
research consists of the 18th CREDE located in the region of Cariri Ceará, based in the city of
Crato - CE. The eligibility of the data was subsidized by Bardin's content analysis (CA), later
inserted into a concept map using the camp tools® software. Some results indicate that there is
an attempt to approach and concern to take the BNCC-ME to the teacher who is in their
educational practice, in addition to the need to apply actions aimed at improving aspects such
as teaching and use of methodologies concerning the subject of chemistry. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19572 |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-23T17:47:04Z |
|
dc.date.available |
2021-06-23 |
|
dc.date.available |
2021-06-23T17:47:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - BNCC - formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing Education |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - BNCC - continuing education |
pt_BR |
dc.subject |
Educación continua |
pt_BR |
dc.subject |
Química - Escuela secundaria |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - BNCC - educación continua |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Continuada |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Franisco Jonathan de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Continuing education of chemistry teachers in the light of BNCC: a study at the Regional Education Development Coordination - 18th CREDE/CE. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Formación continua de profesores de química a la luz del BNCC: un estudio en la Coordinación Regional de Desarrollo Educativo - XVIII CREDE / CE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Francisco Jonathan de Oliveira. Formação continuada de professores de química á luz da BNCC: um estudo na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - 18ª CREDE/CE. 2021. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La formación continua es inherente al rol del docente y se ha ido consolidando a lo largo de la
Siglos XX y XXI, siendo de gran notoriedad su importancia en el proceso constructivo
de la identidad del profesional docente y el fortalecimiento de su práctica en relación con la teoría /
práctica centrada en la práctica pedagógica. Sin embargo, esta formación es un gran desafío esperado.
durante la implementación del BNCC-EM (Base Curricular Común Nacional para la Educación Secundaria).
Como, para mejorar el aprendizaje, estimular y desarrollar en los estudiantes.
competencias y habilidades, la formación del profesorado es la iniciativa más accesible y
eficiente. Ante esta realidad, es necesario que los docentes estén cada vez más
capaces de insertarse en prácticas didácticas que hagan que el alumno aprenda a aprender, a tener
convivencia democrática, buscando reflexionar sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje, a partir de
de la incorporación de contenidos útiles para la formación del ciudadano, y no en el sentido de solo ser
un transmisor de contenido básico. De esta forma, a través de las reflexiones anteriormente
realizadas y considerando la relevancia del Estado en la promoción de acciones de educación continua
de docentes, el estudio tiene como objetivo realizar un mapeo de las acciones de
formación continuada del profesorado de Química en la XVIII Coordinación Regional de
Desarrollo de la Educación / CE, además, busca identificar las características en el
documentos oficiales de la 18a CREDE sobre las actividades de educación continua de la
profesores de química; averigüe qué temas se abordan; analizar la existencia de
educación continua específica para profesores de Química que trabajan en la red estatal de
docencia sobre CREDE-18 La investigación tiene un carácter cualitativo, la delimitación
el tiempo de investigación se extiende entre (2018 a 2020), el contexto de investigación consiste en CREDE
18 ubicada en la región Cariri de Ceará, con sede en la ciudad de Crato - CE. La elegibilidad de
Los datos fueron subvencionados por el análisis de contenido (CA) de Bardin, posteriormente insertado en
mapa conceptual utilizando el software camp tools®. Algunos resultados indican que hay una
un intento de acercamiento y preocupación por acercar el BNCC-ME al maestro actual.
en su labor educativa, además de la necesidad de aplicar acciones encaminadas a mejorar
aspectos como la didáctica y el uso de metodologías relacionadas con la asignatura de Química. |
pt_BR |